14.1.20

Crônica diária

Roubando livros
 
Roberto Bolaño

Com esse título o articulista da Folha, Alvaro Costa e Silva, trata da melancólica notícia, e até comezinha não fosse o autor do furto um embaixador do México, na Argentina. Aos77 anos, elegantemente trajado, como é hábito na diplomacia, de óculos escuros surrupiou um livro da livraria El Ateneo, em Buenos Aires, dentro de um jornal. Foi flagrado pela câmera levando a biografia de Casanova, amante aventureiro do século 18. Casos como esse tem nome: "bibliocleptomaniaco", aqueles que tem compulsão, vício ou mania de furtar livros. 
Aqui no Brasil o mais conhecido é o Laéssio Rodrigues de Oliveira, profissional na área, já tendo sido preso 5 vezes desde 2004. 
O Alvaro ainda nos informa que o Roberto Bolaño (1953 - 2003) escritor chileno de quem gosto muito, era um amador confesso. Dizia que "O bom de roubar livros (e não cofres) é que é possivel examinar detidamente seu conteúdo antes de perpetrar o delito". 
 As colunas policiais, e delegacias, estão repletas de casos de pequenos furtos, como gravatas, batom, e pequenos objetos. Movidos pela cobiça e vaidade. Livro é outro tipo de necessidade: a intelectual. Nem por isso menos grave.

2 comentários:

João Menéres disse...

Um embaixador ?

L.S. Alves disse...

Não tenho coragem, mas talvez esse seja o melhor elogio que um autor possa receber.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )