16.7.18

MYRA LANDAU


A tristeza com que escrevo estas linhas é enorme. Previsíveis, uma vez que a amiga Myra vinha se lamentando do seu estado de saúde, fraqueza, e desânimo já há algum tempo. Pudera, estava com 91 anos. Muito ansiosa com a exposição que acontecerá, nos próximos meses, em NY. Desconfiava não poder presenciar. E isso, e o frio do inverno a incomodava muito. Myra fez um grupo pequeno, mas muito fiel, de amigos, através do meu blog Varal de Ideias. Jorge Pinheiro, e João Menéres, estão entre eles. Do Jorge recebi os originais, quatro ou cinco anos atrás, de um trabalho escrito sobre a grande artista. Acredito que nunca tenha sido publicado. Sugiro que envie para sua filha Dominique. A saudade que a Myra irá provocar é enorme. Estava sempre enviando-me digitalmente uma pintura, e querendo saber minha opinião. Cobrava quando a  resposta tardava um dia. Gente com essa idade tem pressa. E como, brincando, uma vez eu disse que gostava mais dos seus traços em curva, eram com eles que me presenteava. Tenho curvas de todas as cores. Há três ou quatro dias recebi um e-mail da Dominique pedindo para escrever umas linhas por carta, pois a saúde da mãe já estava precária, e não lia mais no computador. Na noite em que faleceu, eu sonhei que estava enviando meu próximo livro, que ainda esta na editora. Ao amanhecer recebo um novo e-mail com a triste notícia. Vou sentir muita, mas muita mesmo, saudade da amigona Myra.



 Myra Landau


8 comentários:

João Menéres disse...

Esqueceu oIMAGINI ?

Branca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Branca disse...

Sim, o Imagini João, a pintura e o teu livro, tenho-o por aqui, bem como outras lembranças que me enviou. Um dia chegou-me um PDF da obra de seu irmão que tanto amava. Vou lê-la ainda. Tenho pai muito idoso e com Alzeimer e tive pena de não estar mais presente estes últimos dias, mas fui lendo algumas memórias e a certa altura veio ter comigo por mensagem privada, sentindo que eu estava ali mesmo nem sempre escrevendo, ela sabia porquê. Uma mulher única, símbolo de um espírito livre e Universal.
Gostei de te ver João, procurei-te por estes dias e vi a tua página um pouco parada, mas hoje senti que estava tudo bem. Fico contente. Beijinhos ao Eduardo e a ti também. Vamos ter saudades da nossa amiga, mas ela ficará sempre connosco em tudo o que partilhamos.

Eduardo P.L. disse...



João, o livro Imagini e todos os outros estão na minha biblioteca da Piacaba. A notícia me pegou em São Paulo, e não pude fazer uma postagem ,longa e descritiva como a Myra e todos que partilharam seu convívio merecem. Vamos falar ainda durante muito tempo sobre essa amiga, sua obra e sua teia de amigos.

João Menéres disse...

BRANCA

O meu blog não esteve parado !
Apenas no dia 10 e dias 12 e 13 !

Lamento muito a doença da idade, Branca.
Espero que consigas forças para acompanhar.


Um beijo amigo.

João Menéres disse...

EDARDO

Compreendo.
Era cedo e eu estava muito triste...O IMAGINI foi um livro para o qual a Myra trabalhou sem descanso propondo várias alternativas para cada imagem minha que eu lhe enviava.

Jorge Pinheiro disse...

Foram vários os projectos em conjunto. O Imagini foi um deles. A biografia que fiz dela está nas mãos da Dominique. Uma perda pessoal e virtual. Tenho várias confidências da Myra que não posso aqui reproduzir, mas de que nunca me esquecerei. Na minha sala tenho tenho dois quadros dela que não vão deixar esquecer.

Branca disse...

Sim Jorge, lembrei-me muito desse teu trabalho sobre Myra, acompanhei algumas referências a ele no facebook, algumas alusões de Myra, se não me engano um ou outro excerto e gostava muito de saber se está publicado.
Deixei a blogosfera há muito, mas para além das páginas de Myra,onde continuamos a comunicar de diversas formas, ia ainda uma ou outra vez ao seu blog ler tudo e ela ficava contente.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )