14.6.17

Comentários que valem um post

Para Eduardo Penteado Lunardelli,
Nesta semana, por três vezes, a palavra caricatura se apresentou.
A primeira foi para justificar um termo criticado que eu utilizei num texto. Expliquei que às vezes para ressaltar alguma qualidade ou defeito, precisamos caricaturizar. Se eu dissesse que a palavra era uma figura de linguagem chamada hipérbole, conforme Aurélio: “Modo de se expressar engrandecendo ou diminuindo certos fatos de maneira muito acentuada” — corretamente me chamariam literato pedante.
A segunda vez foi na sexta à noite em que havia um painel na parede do barzinho com uma série de retratos. Discutimos se aquilo eram retratos ruins ou caricaturas mal feitas.
A terceira foi quando recebi uma mensagem com uma caricatura.
Eu me reconheci. Sou eu.
Caraca sou eu!
Em seguida li que Eça de Queirós escreveu alguma coisa parecida com: “A caricatura é o meio mais poderoso de desacreditar alguém. É o mais rude castigo que se pode infligir à sua injustiça e à sua baixeza. A caricatura faz mais que torná-los odiosos, torna-os desprezíveis.” Depois dessa leitura entendi a ameaçadora mão em volta do meu pescoço na caricatura. Por favor, Eduardo Penteado Lunardelli, me perdoe.
Você foi gentilíssimo por enviar 7 livros da sua autoria e eu retribuir com apenas 1 da minha autoria. Todos os brasileiros sabem que 7 a 1 é muita humilhação. É muito desgosto.
Você é brilhante e um gentleman. Jamais cometaria uma indelicadeza.
Brincadeiras à parte, amei a caricatura e ao contrário do que Eça escreveu, senti-me honrado com a homenagem.
Receba meu abraço apertado.
Klotz

Nenhum comentário:

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )