13.4.17

Crônica diária

Manifesto à Nação
“Impõe-se a mobilização da sociedade por uma Constituinte originária e independente”
No ultimo  domingo 09 Abril 2017 o jornal O Estado de São Paulo  publicou uma carta aberta à nação assinada por Modesto Carvalhosa, Flávio Bierrenbach e José Carlos Dias, conclamando os cidadãos a pressionarem os deputados e senadores a convocarem uma Assembleia Constituinte originária, específica e independente, para elaboração de uma nova constituição. O assunto é da maior importância. Conclamo meus leitores a discutirem a proposta e se estiverem de acordo divulguem essa ideia.
"Os constantes escândalos comprovam a inviabilidade do vigente sistema político-constitucional. Ele representa um modelo obsoleto, oligarca, intervencionista, cartorial, corporativista e anti-isonômico, que concede supersalários, foros privilegiados e muitos outros benefícios a um pequeno grupo de agentes públicos e políticos, enquanto o resto da população não tem meios para superar a ineficiência do Estado e exercer seus direitos mais básicos.  
A Constituição de 1988 transformou a burocracia num obstáculo perverso ao exercício da cidadania. Ela é fruto de um momento histórico bastante peculiar, o fim de um regime de exceção, que não corresponde mais à realidade do Brasil; representa um conjunto de interesses e modelos que já em 1988 estavam em franca deterioração no mundo civilizado."
Com essa premissa, e muitas outras considerações, os três signatários propõe uma consulta popular para eleger cidadãos sem cargos públicos ou eletivos, de grande saber e reputação ilibada, que ficariam investidos do poder de Assembleia Constituinte. Terminada a tarefa, voltariam às suas funções, ficando impedidos de serem candidatos ou eleitos para qualquer cargo público pelo prazo de dez anos.
Por essa proposta o Congresso Nacional continua fazendo as atuais reformas, e o governo Temer preparando o país para sair da gravíssima crise, independente do trabalho desse pequeno grupo representantes da sociedade. Só assim, em 2018, poderíamos ter eleições sob novas regras político/eleitorais. 
Leiam na íntegra o Manifesto: http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,manifesto-a-nacao,70001732061
Se estiverem de acordo, ajudem a debater o assunto, divulgar e pressionar os políticos.

4 comentários:

Li Ferreira Nhan disse...

Algo vindo de dois dos 3 citados aí em cima eu não assino nem sob tortura.
O primeiro eu nem sei quem é, mas creio no dito, diga-me com quem andas... E só reforçou o provérbio ao ver os outros dois juntos credo.

Eduardo P.L. disse...

Minha querida Li. Respeito sua opinião, mas quem esta assinando esse manifesto, e conclamando os brasileiros a darem uma saída à gravíssima crise sou eu Eduardo. Não importa quem o assine, mas sim, o que esta sendo proposto. Não há outra saída a não ser um referendo popular criando uma Assembleia Constituinte, sem participação de nenhum político, e criando novas bases políticas partidárias, reformando o sistema eleitoral, pensando num Brasil LIMPO.

Li Ferreira Nhan disse...

Edu, perdoe-me por expressar a minha opinião, foi mesmo um desabafo com o tamanho susto que levei ao rever esses dois.
Isso não irá mais acontecer.
Bjs

João Menéres disse...

É bom acabar com a máfia dos partidos !

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )