20.2.17

Crônica diária

 História da onda da Coca-Cola

Todo publicitário ou pessoas ligadas aos fabricantes conhecem essa história. Quase todo mundo sabe que foi John S. Pemberton (1886) quem criou o xarope, cujo amigo e contabilista Frank M. Robinson sugeriu que o nome fosse com os dois "C"s em maiúscula para sobressaírem na publicidade. Criada a marca usando tipos Spencerian tornou-se a mais conhecida do mundo. Uma grande modificação a marca sofreu entre 1890 e 1891 quando usaram letras ligeiramente góticas e cheias de arabescos. Mas logo voltaram à antiga. Em 1950 a cor vermelha foi definitivamente incorporada à marca. Mas foi só em 1969 que passaram a usar a "ola", "wave" ou "onda" sob o nome Coca-Cola. A ideia inicial era revolucionária e ambiciosa. Com o passar dos anos eles iriam paulatinamente sendo usadas nos caminhões distribuidores, outdoors, geladeiras, e retiradas as letras da marca, que seria reconhecida no mundo todo, em todas as línguas, pela cor vermelha com a onda branca. Na época, quando eu soube dessa história, me pareceu genial. E fui acompanhando as pequenas mudanças. Em 2003 e 2007 fizeram novas pequenas modificações, voltando tudo ao normal, Coca-Cola com a já tradicional onda, até que em 2017 acabaram com ela, nas latas e garrafas atuais. Agora um disco vermelho unifica os vários produtos da "marca única". Houve uma radical mudança dos planos. Ao invés de acabarem com as letras, acabaram com a onda. O que resiste até hoje é a silhueta da famosa garrafa Contour. Sobre a história dessa garrafa correm várias lendas, e tratarei delas amanhã.

2 comentários:

João Menéres disse...

Como se vê, nem sempre criar um logotipo imbatível é questão imediata.

Jorge Pinheiro disse...

As maracas evoluem.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )