10.1.17

Origem da Cidade Lunardelli, PR

Brasil - cidade lunardelli
Lunardelli é um município do Brasil no estado do Paraná, parte da mesorregião do norte central paranaense e da microrregião de Ivaiporã.
História
A área onde nasce a cidade, que pertenceu ao município de pintanga, começou a popolarsi em 1948. Até lá a cidade comercial mais próxima era guaretá do Sul, fundada em 1941 pelo explorador Antonio Batista cales. Em 1951, a lei estadual n. 613 criou o distrito de guaretá, pertencente a pitanga. As terras do município de lunardelli era dividido em três lotes, denominados Lunardelli, Suíça (Suíça) e Ubá, pertencentes ao colonizador paranense de origem italiana Geremia Lunardelli, nascido em mansuè (Treviso).
Em 1952 foi fundada a fazenda gema nos solos lunardelli e Suíça, e depois a denominar-se fazenda mundo novo. A criação destas empresas atraiu os agricultores de outras partes do Paraná e também de outros estados brasileiros.
Em 1955, com a lei estadual n. 2398, foi criado o município de Manoel Ribas, que também faz parte do distrito de guaretá. Quatro anos mais tarde, um grupo de residentes fundou um movimento para criar a cidade de lunardelli e em 1962, foram realizadas as ruas e avenidas e começou a venda de lotes residenciais urbanos. O ano seguinte, a cidade já tinha lançado alguns estabelecimentos comerciais diferentes e já estava presente um núcleo consolidado de habitações. A primeira missa na cidade, foi realizada em 1 de julho de 1963.
Em 1964, com a lei estadual n. 4859, foi criado o município de são João do Ivaí no interior do distrito de guaretá e em 1967, a lei estadual n. 5535 mudou a classificação de guaretá em Distrito Administrativo e judicial de lunardellisulla base do Núcleo Urbano de formação recente.
No final da década seguinte, Lunardelli só existia como uma cidade em pleno desenvolvimento. Em 1978 você rinnovò o desejo de criar um comum independente e no ano seguinte foi convocado um plebiscito que aprovou para o desmembramento do município de são João do Ivaí. 19 de dezembro de 1979, a lei estadual n. 7267 ganhou a nascimento do município de Lunardelli, com a instalação do município em 1 de fevereiro de 1982, enquanto a primeira eleição municipal aconteceu em 15 de novembro do mesmo ano, com a eleição do prefeito Osorio Ribeiro e o Vice-Presidente da Câmara José Mendes de Rezende.
· Ver original ·

Um comentário:

João Menéres disse...

Efectivamente a tradução automática deixa muito a desejar.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )