9.1.17

Crônica diária



Topônimos

Foi o João Menéres, grande fotógrafo da cidade do Porto, quem usou a palavra "potónimo" (em português de Portugal) numa resposta a um comentário meu. O Castelo chamado Lindoso do século XIII surge muito depois do nome do lugar que data do século IX. Daí o topônimo ser muito anterior. Fui procurar saber exatamente o significado de topônimo. Transcrevo o que descobri: " Os topônimos estão relacionados à filologia, à história e à geografia. Investigar suas origens é um trabalho complexo e minucioso. Toponímia trata  da divisão da onomástica que estuda os topônimos, isto é, os nomes próprios de lugares, bem como sua origem e evolução.
A onomástica é uma ciência da linguagem que possui fortes ligações com a história e a geografia, apresentando duas áreas de estudo: a Antroponímia e a Toponímia, essa última assunto desta crônica. Os lugares têm nomes que não foram escolhidos ao acaso: podem fazer referência às questões físicas, descrevendo particularidades de seu relevo, clima e outras características geográficas, e podem fazer referência a um conjunto de propriedades que só diz respeito àquele lugar, ou seja, às suas singularidades.
Descobrir a origem dos nomes dos lugares é tarefa para a toponímia, ciência que é considerada muito difícil, pois precisa apoiar-se não apenas na Filologia (estudo de uma língua em todos os seus aspectos, inclusive históricos), mas também na História, na Geografia e na Arqueologia. Portanto, podemos dizer que essas ciências estão interligadas, proporcionando uma interessante relação dialógica que pode dar respostas para os mais curiosos, afinal de contas, as coisas têm nomes, e investigar o porquê dos nomes pode ser uma tarefa desafiadora e intrigante!"
Dentro da minha abissal ignorância não sabia que existia uma ciência para descobrir esses fatos. E me faz lembrar, já escrevi uma crônica sobre isso, minhas viagens de automóvel com meus dois filhos pequenos. Ao passarmos pelas placas indicativas das cidades, íamos  inventado uma história para justificar os nomes. Sem desconfiarmos que existia a toponímia. Assim Pongaí, no interior do estado de São Paulo nasceu da determinação de um bandeirante espanhol. Ao ser perguntado pelo seu auxiliar direto onde deveriam fundar a nova vila, respondeu: "Ponga aí". E com isso a viagem ficava mais curta para as crianças.

2 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Isto é tudo muito difícil!

João Menéres disse...

Peço desculpa, Eduardo, mas eu não referi potónimo !
Escrevi TOPÓNIMO.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )