9.12.16

Jacinto Gomes, uma referência na blogosfera









Para quem não sabe ( será que existe ainda quem não saiba?? ) Jacinto Gomes ou simplismente JG foi autor de alguns dos melhores blogs da internet! ZOO BIZARRO, BLOG DA SABEDORIA e o seu famoso O SÉCULO PRODIGIOSO ( Arte do século XX ), entre outros que  eu  lia diariamente,  copiava-os, decorava-os! Aprendi tudo que acredito saber de bom, na arte de fazer um blog, com as postagens, ideias, conceitos, imaginação desse homem que modesta e timidamente se escondia atrás de duas letrinhas: JG. Eram tantas e de tão boa qualidade suas postagens, em mais de um blog ao mesmo tempo, que cheguei a pensar tratar-se de uma dupla de autores: o J e o G.... Mas o destino nos levou, um dia,  a encontra-lo em Lisboa, onde mora, e nos tornarmos amigos, como se já fôssemos íntimos, há muitos anos! Uma figura ímpar, uma personalidade e cultura admirável. Um dia, sem mais nem menos, encerrava seu  blog, eu ficava órfão, no outro, sem maior alarde abria novas páginas na internet. Sempre uma superando as anteriores. Já faz um tempo esta afastado dos blogs. Participa, sempre discretamente, das páginas do Facebook, o que considero um desperdício e perda de tanto talento e sabedoria. Mas todos seus fãs tem razões e esperanças em acreditar que um dia volte, com tudo que sabe e conhece, a nos ensinar na blogosfera! Um forte abraço, caro JG.

4 comentários:

Li Ferreira Nhan disse...

O nosso querido Jacinto!
Conheci "o século prodigioso" via pesquisa em Arte; blog completo, referência no assunto.

Uma noite, num encontro nosso de blogueiros, a Paulinha falou-me sobre o Jacinto e vc revelou que era ele o JG do "prodigioso século".
E contaram sobre o encontro em Lisboa... Ahhh, fiquei morrendo de vontade de conhecê-lo.
Ficamos amigos no facebook e no ano passado tive o privilégio de o conhecer e privar de sua companhia na minha ida à Lisboa.
O Jacinto é tudo isso que vc disse e mais; é divertido, um amigo como poucos, incansável nas andanças por Lisboa nos revelando muito daquela cidade, um anfitrião ímpar.
Fomos ainda, num outro dia, a Mafra conhecer aquele imenso palácio. Ssber a sua história contada por ele foi o máximo!

Hoje tenho o Jacinto como um grande amigo. A tecnologia nos aproximou ainda mais; já posso falar com ele via WhatsAp e compartilhar fotos e filmes por esse aplicativo; estreitar a imensa distância que nos separa.
Ano que vem, se Deus quiser, nos veremos novamente em Lisboa.

Só tenho a agradecer a você e a Paulinha por me "apresentarem" a ele.
😊

Eduardo P.L. disse...

Que legal, Li. Fico contente de estar de alguma forma ligado a essa sua história com o querido Jacinto.

JG disse...

Querido amigo, se não fosse a Li, esta sua postarem passava-me ao lado. Fico até ruborizado ao ler o que escreve. Não mereço tanto. Sei que lhe devo uma carta "à moda antiga". Ainda não consegui faze-lo. Desde que adoeci algumas coisas que considerava indispensáveis ficaram em segundo plano por via do cansaço e desanimo que a quimioterapia meteu no meu organismo. Quase não ligo o computador e se, por vezes, ligo o celular é apenas para ver o correio. No FB apenas faço a partilha de coisas antigas. Mas vou melhorar e voltar às lides, estou certo. E será em breve. Só me resta deixar aqui um abraço de profunda amizade que lhe tenho. E um beijo para a Paulinha.

Li Ferreira Nhan disse...

Obrigada a vc e a Paulinha :)

A propósito, essa semana, em uma das nossas conversas, descobrimos que infelizmente o "Século Prodigioso" não existe mais; "blog removido"!
O Jacinto andou lá a ver se recuperava mas, parece que mr.Blogger acabou com tudo.
Uma perda enorme de informação e acervo artístico.
Não pensava que isso poderia acontecer. Achava mesmo que tudo ficaria registrado nesse tal mundo virtual.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )