25.11.16

Crònica diária

Revisores

Esta semana foi dos revisores de texto. Não seu dia do ano que é 28 de março, mas uma semana onde o tema me caiu nas mãos. Primeiro foi o José Luis Fernandez que me enviou uma crônica da Martha Medeiros falando da relação do escritor e seus revisores. Depois lendo a biografia do Rubem Braga encontro este depoimento: " ...minha letra é tão ruim que, em sinal de respeito aos meus prezados inimigos da revisão, vou escrever outra vez....". Eu tive algumas experiências com esses profissionais. Ana Luiza Couto revisou meu livro "O Último Blog". Jornalista com carreira na Editora Abril, fui conhece-la pessoalmente num almoço que ofereci a ela, e à Fernanda do Val, que fez a diagramação, um exemplar. Qual não foi minha decepção quando soube que não tinham lido o livro. Fazem seu trabalho sem prestar atenção no texto. Depois delas, todos os outros foram revisados pela Estela Salles, e um deles com Guilherme Salgado Rocha. Com a Estela criei uma parceria muito produtiva. Deixou de ser "uma inimiga" como qualificou o Rubem. A Estela já se acostumou com os vezemquando, tudo junto, que adotei do Caio F. e outras bobagens.

2 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Dou sempre liberdade aos revisores para alterações substanciais ao texto. Alguém de fora que analisa o texto com frieza e vê repetições ou falta de clareza nos parágrafos. Depois, claro, há os pontos e vírgulas, mas limitar a isso uma revisão é exigir pouco de um revisor.

José Luiz disse...

Creio que Rubem Braga se referia, e com leve ironia, a revisores que atuavam nos jornais. Trabalho por natureza célere, numa época em que inexistiam as atuais facilidades de comunicação com o autor.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )