22.10.16

Crônica do ALVARO ABREU


Na Paraíba

Morei em João Pessoas por quatro anos, na segunda metade dos anos 70. Chegamos com um filho de dois meses nos braços e saímos com mais duas filhas paraibanas. Voltei lá agora para dar palestra e festejar o trigésimo aniversário da entidade dedicada ao desenvolvimento do ensino de engenharia de produção no Brasil, criada por gente que conheço desde os tempos do mestrado no Rio de Janeiro. Foi muito bom rever velhos companheiros de profissão e conhecer mais gente que se dedica a fazer as coisas acontecerem. Nos últimos dez anos, os cursos de engenharia de produção explodiram no país. Soube que já são mais de novecentos. Fico pensando nas dificuldades em encontrar professores qualificados e experientes para ensinar conceitos, técnicas e macetes de uma profissão que surgiu, sobretudo, para melhorar o que já esteja funcionando.

Resolvidos os compromissos oficiais, nos instalamos no sítio de grandes amigos, cuja filha mais velha acaba de ser eleita prefeita do Conde, município ao sul de João Pessoa que tem, entre outros atrativos, a famosa praia de Tambaba, exclusiva para gente que gosta de andar pelada. Pois bem, Marcinha, esse é o nome dela, é dessas mulheres arretadas que fazem história por onde passam. Educadora convicta, depois de dirigir a Secretaria de Educação da Paraíba, ela resolveu enfrentar o desafio de mudar a maneira de fazer política. Fez campanha de casa em casa. Em animadas reuniões com moradores e comunidades rurais, ela definiu o plano de trabalho na prefeitura. Mas o ponto alto da campanha foi se negar a dar saco de cimento, caibro, lajota ou dinheiro vivo em troca de voto. Fez disso uma marca, uma espécie de divisor dos tempos naquelas terras.

Caminhei com ela pela feira na manhã de sábado. Dava gosto de ver mulheres e homens festejando, com abraços, beijos e muitas palmas, uma pessoa que se dispõe a negar verdades antigas. Faz tempo que eu não via tanta emoção positiva. Aquelas pessoas pareciam satisfeitas e vitoriosas com o que haviam acabado de fazer nas urnas. 

Vitória, 19 de outubro de 2016
Alvaro Abreu
Escrita para A GAZETA

Nenhum comentário:

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )