30.10.16

Crônica diária



Crônica doce - A origem do Marzipã

Como os boêmios de antigamente que escreviam sobre as delícias de um destilado ou de um bom vinho, eu que bebo mal vou falar de uma das minhas manias. Adoro marzipã. Minha mãe sabia disso e eu já pai de dois filhos, no aniversário, ganhava dela uma caixinha com marzipã em formato de frutas. Eram muito doces. Fabricados pela Kopenhagen. Esta semana minha filha chegou da Europa e de presente trouxe-me uma caixa de "Marzapán" "obrados en Toledo". Não vou dizer que todo mundo sabe, porque eu mesmo não sabia, que a indústria do marzipã esta vinculada à história da cidade de Toledo, na Espanha. O que todo mundo sabe é que marzipã é feito com amêndoas e açúcar, como seus principais ingredientes. "Santo Tomé" é o fabricante desde 1856, e vem passando de pai para filho a arte e fórmula de um dos melhores marzipãs de Toledo. Segundo eles, completamente artesanais, e com a mesma receita que a comunidade religiosa conseguiu com a "mágica" de poder conservar por vários meses um alimento que amainasse a fome que atingia quase toda Península Ibérica. Após as batalhas contra os árabes  levada a efeito por Alfonso VIII de Castilla, no ano de 1212, em Navas de Toledo. Ele é muito menos doce do que os que comemos aqui no Brasil. Tem o formato de um pequeno pastel, e um saber indescritível.
PS- Em 12/06/2016 escrevi sobre Marzipã 
(http://cimitan.blogspot.com.br/search?q=marzip%C3%A3 )

Um comentário:

Jorge Pinheiro disse...

Com doce de ovos misturado fica uma delícia.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )