10.9.16

Crônica diária

Esquerda e Direita

"O mundo gira, e a Luzitana roda" era o  slogan de uma transportadora em São Paulo. Era um tempo em que a Guerra Fria imperava. O mundo estava claramente dividido entre esquerda e direita. Entre capitalismo e marxismo. Depois o mundo mudou. Evoluiu. O marxismo faliu, como era de se esperar, a Rússia, China e parte da Alemanha capitularam-se ao capitalismo, e o marxismo comunista passou a ser considerado socialismo. A direita continuou sendo considerada reacionária, conservadora e retrógrada. Mas direita e esquerda passaram a ser sinalização de trânsito. Houve um tempo de convívio harmônico entre defensores do liberalismo, das sociais democracias, e um mútuo respeito entre conservadores e ditos progressistas. Sem extremismos. Até que o Lulapetismo semeou no Brasil o ódio de classes. Nós e eles. As elites contra o povo. A esquerda contra a direita. E voltamos a ter a intolerância ideológica, político partidária. Este foi, entre todos os outros, mais um mal causado por treze anos de governos petistas. Dividiram o país. Separaram a Mortadela da Coxinha. Os ricos dos pobres. Tentam convencer que ser de esquerda, é ser progressista como ser de direita, é reacionário, retrógrado e pernicioso. A esquerda se acha dona da verdade. Proprietária da democracia. E usa indevidamente essa palavra para tramar contra as verdadeiras liberdades democráticas, lutando para implantar no país regimes autoritários, centralizadores, corruptos, e sobejamente fracassados ao longo da história ao redor do mundo. Mas ele gira e a Luzitana roda. 

6 comentários:

Li Ferreira Nhan disse...

Racharam não só o país (previsível uma vez que toda essa desgraça é padecida aqui!) Mas a divisão atravessou fronteiras e mar. E lemos/assistimos cada sandice típica de quem não vive aqui. Como as notícias e informações, há tantos os equivocados que tomam partido como torcedores de futebol.

Há que se fazer de surdo/mudo, manter o respeito, a educação e esperar esse mal tempo passar.

Li Ferreira Nhan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Li Ferreira Nhan disse...

Perdão; estou com outro smartphone e o dito anda produzindo eco.

João Menéres disse...

O 13 é mesmo número de azar !

Jorge Pinheiro disse...

Vista à distância a situação da política brasileira parece bem definida pelo Le Monde: "se não foi golpe, foi farsa".

Silvares disse...

Nem toda a esquerda é autoritária. Há espaço para a justiça social. Se não acreditar nisso não posso acreditar na Democracia. Mas, a verdade, é que o caminho é muito complicado.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )