26.5.15

Crônica diária

Maestro Salvador Callia

No ginásio, no meu tempo, como escreviam os velhos, nos velhos tempos, ensinavam música. Meu professor era o Maestro Callia, que como bom imigrante italiano (1921) tinha um sotaque acentuado. Ao entrar na sala de aula do Dante, onde lecionou 40 anos, proferia uma frase em italiano: "sentem e tomem nota". E nós sentávamos, dois a dois, em carteiras de madeira. Eu era o quatorze da turma. Coincidentemente estou lendo "Um ano", livro do chileno que usava o pseudônimo jocoso de Juan Emar, extraído do francês: "J´en ai marre", "estou farto". Seu verdadeiro nome era Álvaro Yánez Bianchi (1893-1964). Ele também tinha uma certa superstição ou afinidade com o número quatorze, e o usou  várias vezes em seus textos. E quando li a palavra: "inverossímil" no seu texto lembrei me do químico e filho do maestro. Como é nossa memória. Uma palavra pode nos remeter a sessenta anos atrás e voltar no tempo das aulas de música do maestro Callia. Seu filho, como disse, químico, é autor da mais hilária definição de isopor. Ele definia esse material recém surgido no mercado lá pelos idos de 1950 como "um aglomerado de poliestireno expandido de peso inverossímil". Vejam só as voltas que a memória dá. Lendo um autor chileno, o número quatorze me reportou às aulas de música, que por sua vez ao filho do maestro Callia, químico que definiu o isopor. Contado assim, tudo isso pode parecer inverossímil. Mas é verdade.

Nenhum comentário:

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )