23.5.15

Crônica diária

 Já ouviram falar no Stone River?

Quando li e escrevi uma crônica sobre o autor  do "Um ano", Juan Emar, pseudônimo de Álvarez Yáñez Bianchi (1893-1964) me ocorreu que nunca tinha pensado em escrever nada assinando com um pseudônimo. O dele vinha do francês:"J´en ai marre"  que significa "estou farto", e daí: "Juan Emar". A história esta repleta de escritores que se valeram de heterônimos e pseudônimos. Fernando Pessoa usou dezena deles. Victor Leal nunca existiu mas foi usado por Olavo Bilac, Aluísio de Azevedo, Coelho Neto e Pardal Mallet. Machado de Assis foi Victor de Paula, João das Regras, e Dr. Semana, entre outros. Nelson Rodrigues assinou Suzana Flag. Os motivos para escritores usarem pseudônimos são vários. Político, comercial ou inconfessáveis. Eu nunca me vi em nenhuma dessas situações, mas fiquei curioso em saber se tivesse que criar um pseudônimo, qual seria. E levei a brincadeira a sério. Primeiro deveria ser um nome com grande apelo comercial. Que vendesse livros. Chega de ser um escritor quase secreto... Não iria partir para galhofas escolhendo Paul Lapin por exemplo. Mas nome estrangeiro no Brasil faz sucesso. Sofremos do complexo de colonizados, de senzalados, e de terceiro mundo. Fiz uma listinha de possíveis combinações. Ao cabo de uma hora elegi Stone River. Tem grafia e som de nome de escritor de best-seller. Mas precisaria de um tradutor, e criei o meu: Frank W. Assis Jr.. Agora só falta usa-los. Se encontrarem por aí livros assinados por Stone River saibam que sou eu. Comprem meus livros. Divulguem. Recomendem aos amigos.

2 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

O nome é bom. Mas esperar pela produção.

Li Ferreira Nhan disse...

Hummm... Rio das Pedras...
Nome de cachaça.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )