21.3.15

Crônica diária



Tristes países sul americanos

Não é por acaso que as situações da Argentina, Brasil e Venezuela se deterioram a olhos vistos. Há uma linha condutora única e previsível nessa derrocada. Ideologicamente ligados ao populismo, e à esquerda burra, e mais retrógrada. A Europa, a China  e os EUA saindo da crise mundial que os afetou, e os três países sul americanos entrando de cabeça em crise política e econômica. O que os tem levado para esse abismo inflacionário?  Políticas econômicas equivocadas, protecionismo, e desonerações socialmente enganosas. Vou me ater só ao caso brasileiro, porque é emblemático. Quando o mundo sofria um tsunami econômico o Lula, presidente à época, disse se tratar de uma "marolinha", e que não nos atingiria. Não tomamos as devidas precauções. Ao contrário, na contra mão das políticas europeias e norte americano,  continuamos a viver como se estivéssemos em outro mundo. Perdemos mercado externo, e passamos a subsidiar o consumo interno. Éramos a cigarra da fabula. Enganamo-nos por oito anos. A conta chegou. Destruímos nossas indústrias e vamos voltar a cortar os subsídios suicidas, como o da energia elétrica e dos combustíveis.  O país deixou de crescer, voltamos a ter desemprego e o fantasma da  inflação. Esses são os ingredientes indesejáveis do caos. O ano de 2015 começa com a certeza de que será muito difícil. E pior, com um governo recém-eleito que enganou seus eleitores prometendo um país cor de rosa. Empossados, colocaram em prática, medidas ainda piores que as preconizadas pela lúcida oposição. A isso dou o nome de estelionato eleitoral.

Um comentário:

Fatima Cristina disse...

Eduardo,
Muito pertinente e sábio esse seu post. Estamos no Brasil na contramão da tendência política dos países sérios mundo afora.
Mas uma coisa me deixa esperançosa: o movimento bem sucedido do "vai pra rua", dos Brasileiros revoltados com esta situação, gera uma geração mais politizada e mais exigente de seus governantes. Nem tudo está perdido!
Espero que o gigante nunca mais volte a dormir!
Abraços.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )