12.3.15

Crônica diária

 Brochura e capa dura

Vezenquando me pergunto por que gosto tanto dos livros. Do objeto livro. Do seu conteúdo, e do livro em si. Da capa, das orelhas, da gramatura do papel, do tipo usado na impressão, e da encadernação. Disse encadernação e talvez uma parte da resposta esteja exatamente aí. Na minha infância, quando chegava do colégio, encontrava minha mãe, leitora constante, encadernando seus livros brochura. Havia feito um curso sobre o assunto e pusera em prática, nas horas vagas. Encadernou metros de livros de sua estante, Cobria-os com capa dura, verde de tecido rústico, com tarja preta, de couro, na lombada, gravados em dourado o nome da obra e autor. Havia, no mesmo estilo, os de tecido azul, e amarelo. Acho que foi essa imagem, de carinho e amor aos livros, que me contaminou. Hoje na era digital pareço um troglodita lendo livros impressos. Lendo e curtindo seu volume, textura, peso e acabamento. Coloco-os na prateleira de minha biblioteca como  num velho ritual sacro.  A certeza de que não vou mais abri-los é quase profética. Mas a necessidade, apesar disso, de tê-los ao alcance da vista e das mãos, um conforto e prazer egoísta.

2 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Uma paixão perfeitamente compreensível. O livro é um expoente de cultura e um objecto de culto. Esteticamente uma estante sem livros é como comida sem sal.

João Menéres disse...

Tal qual eu, Eduardo !
Mandei encadernar muitos...
O JORGE disse tudo o resto.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )