30.9.14

Pão e Lara

Foto de Paula Canto, pão de centeio e Lara no carrinho. Setembro 2014

Crônica diária



Debate de final de campanha

Hoje transcrevo seis comentários de dois dos mais assíduos leitores destes meus insignificantes textos, e dois eleitores do Aécio, como eu. Apesar de eleitor do Aécio, sou um duro crítico de sua estratégia e campanha. Escrevi muitas vezes que ele deveria ter centrado suas críticas no PT e na Dilma. Deveria ter sido mais contundente. O PT tem material de sobra para ser atacado. Ficaram só no escabroso escândalo da Petrobras. Mas a leitora Candida Botelho lamentou minhas ponderações. Eu defendia votos para o Aécio no primeiro turno, e um claro apoio tucano, à Marina, no segundo turno. Aí se estabeleceu um diálogo entre os meus leitores Henrique B. Larroudé e a Candida.
Candida Botelho disse: lamento seu raciocínio.... Eduardo!
Henrique B. Larroudé escreveu: Candida Botelho, o raciocínio está correto com os fatos disponíveis até o momento. Entretanto, o quadro tem sido tão volátil, com tantos imprevistos, que pode alterar-se nesta semana que falta. Há dois debates programados, inclusive o mais influente, o da Globo - que ocorrerá como de costume no último dia da campanha. E também o possível impacto de revelações de última hora. não dá para apostar em nada.
Candida Botelho retrucou: Querido, não serei culpada da entrada da Marina ... Ela é a continuação de tudo que acho de ruim no PT. Detesto os nortistas no governo, sempre fizeram bobagem... Mas apesar deles , o Brasil segue sozinho e acrescentando um esforço para ainda se livrar da barbáries que eles promovem....Estarei viajando e vou justificar minha ausência .Na Marina não voto de forma alguma , não faço voto útil pois ele pode ser inútil. Prefiro não ser responsável por mais essa barbárie. Qqr das duas que subir, será um castigo para o Brasil. O pessoal mais simples e pouco preparado para as questões mundiais e nacionais, se multiplica feito coelho...Não há força que possa contê-los. Esperem para ver. Em caso de uma delas ganhar...creio que o Brasil estará entregue ao destino que merece...Não farei parte disso!. Para de pensar no norte e pense no Brasil!
Candida Botelho disse ainda: Henrique B. Larroudé. O raciocino pode estar certo, caro amigo, mas lamento que a falta de perspicácia geral, pois se falam que a briga é entre elas, vocês estão dando material para não votarem no AECIO, de longe o mais preparado e que fala nossa língua. È lamentável.. Não discuto essa alternativa. Depois da eleição pensaremos no segundo turno.
Henrique B. Larroudé respondeu: Candida Botelho, o quadro está se alterando rapidamente. Marina caindo e Aécio subindo. O Sensus já registrou empate técnico entre eles, a tendência é que a Osmarina não emplaque e teremos Dilma e Aécio no segundo turno. Voto nele no domingo.
O raciocínio do Eduardo Penteado Lunardelli ESTAVA correto naquela conjuntura, mas agora já é outra.

Candida Botelho: OBA Henrique B. Larroudé, voto em AECIO no domingo..Sorte pa nós AECIO no segundo turno!!!
Agora faltando 48 horas para o fim da campanha, e cinco dias para as eleições, volto a afirmar que não houve nenhuma mudança no conjuntura, o que esta havendo é a consequência inevitável, e até prevista, de queda lenta do crescimento de intenção de votos para a Marina, segundo a média das pesquisas de opinião pública, e um lento crescimento do candidato Aécio. Por que previsível? Porque a Marina continua sendo o alvo preferencial das campanhas
do PT e do PSDB. Mas esse lento crescimento e lenta queda só faz beneficiar a Dilma que tem assegurado seu lugar no segundo turno, e a Marina não deixará de ser sua concorrente. Mas será uma concorrente fragilizada pelas pesadas críticas, mentiras, inverdades, e boatos que os dois opositores lançaram sobre sua pessoa. Cada dia fica mais complicado o apoio do PSDB à Marina, no segundo turno. E mesmo formalmente apoiando muito eleitores tucanos vão pensar como a minha amiga Candida. Se omitirão. Serão corresponsáveis pela vitória da Dilma e pela permanência do PT no poder, sabe lá deus até quando. Nada mudou na conjuntura. Não mudo em nada, minha modesta, mas firme opinião. Deus queira eu esteja errado.


Crônica diária

 Mais uma vez a jabuticaba

O Brasil é uma jabuticaba. Jabuticaba é a fruta nativa sem qualquer lógica. Quando o mundo entra em crise acreditamos que ela nunca nos atingirá. Quando o mundo dá sinais de estar saindo da crise, entramos em recessão. As jabuticabas econômicas/contábeis são nossas especialidades. Temos ainda a urna eletrônica, por ser uma jabuticaba, não foi adotada na maioria dos países desenvolvidos.

Comentários que valem um post (modestamente)



Eduardo P.L. disse...Li e Jorge, realmente há alguns setores que se sentem mais seguros com os ALOPRADOS, MENSALEIROS, CORRUPTOS, e até LADRÕES da PETROBRAS e outras grandes empresas estatais,e são contra a despreparadinha Marina Silva. Porém há também grande parte desses Bancos (Itau) e empresas que não compactuam com o PT e gostariam de vê-lo longe do poder. Votaremos no segundo turno na Marina que ´não é a candidata ideal, mas a possível de tornar nosso sonho realidade. Pode acontecer de nos arrependermos, porque ninguém em sã consciência pode afirmar o que virá. Mas já com o PT fora do poder, certamente poderemos corrigir os rumos da próxima governante, com um congresso e militares de plantão.

Carlos Leal

Carlos Leal e outras 659 caricaturas estão no blog VÍTIMA DA QUINTA

29.9.14

Pé de moça

Foto da internet para o blog Pé de moça

Crônica diária



Côdea

Côdea -s.f. Parte exterior do pão, endurecida pela cocção. Casca, crosta.... Foi nosso amigo e leitor João Menéres, do Porto quem usou essa palavra para comentar a casca do meu pão. Para quem não sabia fazer pão, não era de se esperar que soubesse o que quer dizer côdea. Agora aprendi as duas coisas. Adoro pão de côdea dura. A palavra sinônima "casca" também tem muitos outros empregos. Casca de fruta, e casca "dura" são as mais empregadas. Em muitas frutas e legumes o melhor dos nutritivos estão na casca. Algumas não se come, como a casca do abacaxi. E quanto ao termo "casca dura" se usa para definir um indivíduo vulgar, grosseiro, rude, e mal educado. Como para eles faltou educação e não cocção, não podem ser chamados de côdea dura.

Carlinhos Salem

Carlinhos Salem

28.9.14

Cannabis

Foto registrada no Uruguai

Crônica diária

Foi com esse título que escreveu o jornalista Elio Gaspari. Quem descobriu, e escreveu primeiro, foi a Ana Claudia Guimarães. Dados os devidos créditos vamos aos fatos. A candidata Dilma usa sapatos da marca Louis Vuitton. Não só sapatos como xale dessa grife nas recentes visitas ao Papa e à ONU. O Aécio também leva nos pés marca estrangeira de valores semelhantes: Ferragamo. Nos Estado Unidos estariam fritos. George Mc Govern sofreu o diabo por ter usado um mocassim italiano numa visita a uma fábrica de calçados. Aqui no Brasil a indústria calçadista perdeu 20 mil postos de trabalho no ultimo ano. Esta em crise. Por outro lado, a Marina Silva, que tem sofrido uma campanha injuriosa e desleal de seus oponentes, usa sapatos da marca Beira Rio e Renner. Sapatos eram mania da ex primeira dama das Filipinas, Imelda Marcos. A vizinha, presidente da Argentina, Cristina Kirchner, também gosta de bons sapatos importados, sendo que seu país fabrica ótimos caçados de couro. Cristina vai além dos pés e se exibe com joias e Rolex de ouro, enquanto seu país esta completamente falido. No Brasil, nenhum candidato vai ser eleito jogando pó branco nos ombros, como fazia o Jânio Quadros, muitos anos atrás. Já foi o tempo que ex presidentes da República deixavam o poder, mais pobres do que quando assumiam. Um bom exemplo foi o Getúlio, que não tinha nem geladeira, em sua casa na fazenda, onde morou muito tempo. E para concluir vamos esperar para ver se a Marina Silva vai continuar a mesma depois de eleita. O Papa Francisco já deu o exemplo. O presidente do Uruguai José Mugica também. Esse é o bom caminho.

Comentários que valem um post (modestamente)

Eduardo Penteado Lunardelli Fernando Cals, você esta repleto de razão em todos os seus prognósticos. Ou vencemos o PT no segundo turno, ou vamos amargar durante muitos anos desastres após desastres. Não vejo nenhuma incoerência nas pesquisas. O PT usa de injúrias, mentiras e onze minutos a mais de horário eleitoral, e isso faz muita diferença. No segundo turno a carga de infâmias e agressões à Marina vão aumentar, e para isso o PSB, o PSDB, o Aécio, precisam juntos, deixarem de fazer oposição inglesa, com bons modos, e atacar o PT com as mesmas armas, a mesma linguagem, para ocupar o mesmo tempo de TV que a Marina disporá no segundo turno. Aí sim um eventual empate técnico poderá ser resolvido a favor da Marina. Temer fraudes, ou acreditar que "bombas" possam ser lançadas uma semana antes do pleito, é ingenuidade. A realidade é que muita coisa pode e será dita no segundo turno, e é lá que a coisa se resolverá. Vamos votar Aécio no primeiro e "marinar" no segundo, para derrotar de vez o PT.

Alice Barbosa Rodrigues


Alice Barbosa Rodrigues

27.9.14

Flor do vaso da Paulinha

A Paula Canto é uma jardineira nata. Põe a mão, da flores e frutos. Vaso de seu cultivo.

Crônica diária

Fiel da balança

Se as pesquisas de intenção de voto estiverem corretas, e nos últimos anos estiveram, não há porque duvidar que haverá segundo turno. Lamentavelmente meu candidato, o mais preparado, e o que certamente faria melhor para o país, não será eleito. Sequer irá para o segundo turno, se nada de absolutamente novo e imprevisível aconteça nos próximos oito dias. Podemos contar com as pesquisas atuais com um empate técnico, entre Marina, que já liderou, e Dilma que usa dez vezes mais tempo de TV, um partido com milhares de lideranças espalhadas pelo Brasil, e um vice Presidente do PMDB. Tudo isso somado, levar a um empate técnico, já é uma vitória para o pequeno PSB, e sua candidata Marina Silva. Com o apoio do Aécio, e dos tucanos de bom senso, derrotaremos o PT no segundo turno. Ficar livre desse partido, no poder há doze longos anos, será muito bom para a democracia, para a economia, e para o futuro do Brasil. Os méritos dessa vitória serão creditados aos jovens eleitores que sinalizaram mudanças nos quadros políticos, serão creditados à sorte da candidata que na última hora não embarcou no avião que levou à morte seu cabeça de chapa Eduardo Campos, e por derradeiro ao nosso apoio, indispensável para que Marina supere o empate técnico.

Jacinto Gomes

Jacinto Gomes e outras 656 caricaturas estão no blog Vítima da Quinta

Jacinto Gomes Obrigado amigo. A sua caricatura favorece - me. Os amigos são assim: vêem - nos com o coração. 
e
 

Jacinto Gomes mencionou você em um comentário.
Jacinto escreveu: "Muito favorecido mas sou eu, sem dúvida. Obrigado, Eduardo Penteado Lunardelli. Você é um amigo que é bom de guardar."  

26.9.14

Pão Integral

Feito em casa

Crônica diária



A imprensa e as eleições

O PT odeia a Globo e a revista Veja. Na verdade, tem muito pouca gente, além dos proprietários, que gostem irrestritamente das duas. Por que? Porque elas são líderes de audiência em seus seguimentos. Porque ambas tem opinião. Porque a TV Globo é, de longe, a melhor televisão brasileira há muitos anos. Os políticos tem que se submeter aos seus caprichos. Gostem ou não deles, ficar fora da programação da Globo, é quase um suicídio midiático. O Chico Buarque esteve fora durante muitos anos. Aos poucos esta voltando. Ninguém sobrevive sem ela. Elas, Veja e Globo, tem demonstrado que sobrevive sem apoiar, pelo menos abertamente, os governantes de plantão, nas três esferas, municipal, estadual e federal. Mas quero deixar o registro da imparcialidade com que a TV Globo tem tratado os três principais candidatos à presidência da república, na presente eleição. Pega duro com a presidente e candidata a reeleição, quando a maioria da imprensa se curva ao cargo, por interesse ou simpatia ideológico partidária. Pega duro com os dois candidatos de oposição, sem fazer concessões ou gentilezas. Assim deve ser a imprensa livre. Assim é que o PT não quer que a imprensa brasileira se comporte. Querem enquadrar a liberdade de imprensa aos rígidos e retrógrados princípios petistas.

Comentários que valem um post



Luiz Carlos Solha Junior Muito legal! Paulo Klein. O querido Eduardo Penteado Lunardelli, é um homem de muitos talentos, entre os quais a elegância notável. Abraços
****************************************************

Ricardo Ramos Filho

Ricardo Ramos Filho, e outras 653 caricaturas estão no blog Vítima da Quinta

25.9.14

Pé de moça

Se não fosse parte dos seios à mostra o mais sensual desta moça são os pés. Outros no blog Pé de Moça.

Crônica diária



 Pão caseiro

A culpa é toda da minha amiga baiana, de olho azuis, Katherine Nidia Strand. Dia desses me enviou um vídeo da receita do "pão mais fácil do mundo". A Paula minha mulher esta de regime e não é muito chegada à cozinha. Assim mesmo insisti para que ela aprendesse a fazer o pão caseiro com casca dura e miolo aerado. A primeira parte na noite anterior ela participou. É quando é preciso achar nos armários da cozinha a farinha, o sal, o fermento em pó, e um medidor desses componentes. Pois é, essa receita só leva farinha (500gm), sal (10gm), fermento (1gm) e 400gm de água. Só isso. Pão simples e saudável. A farinha pode ser integral, importada, ou a que você tiver à mão. Mistura-se tudo, sem amassar ou ter que sovar. Só misturar e cobrir com um pano de prato por doze a dezesseis horas. De um dia para o outro. Fizemos as sete da noite. Na manhã seguinte as sete horas, era um domingo, levantei para acabar de fazer o tal pão. Como durmo só de camiseta, peguei uma toalha de banho, e como de hábito enrolei na cintura e fui para a cozinha. A Paula foi fazer alguma coisa no computador ou no quarto da neta, e resolvi não espera-la. A massa havia crescido e agora era só colocar farinha no mármore da pia, para tira-la da vasilha e dar-lhe o formato de pão. Acontece que exatamente quando estava com as duas mãos, literalmente, na massa, me cai a toalha. Nu da cintura para baixo, com as duas mãos enfarinhadas e segurando a massa viscosa, num gesto de afobação e irritado acabei batendo a cabeça na quina do exaustor de inox. Agora, sem poder levar a mão ao ferimento da careca, nu, e com a massa na mão, coloquei-a de qualquer jeito numa cesta coberta com pano de prato, para repousar por mais uma hora. Lavei as mãos, peguei a toalha no chão, apalpei o ferimento para ver se sangrava, e agradeci por ninguém ter entrado na cozinha nesse momento. A cena era simplesmente ridícula. Para aqueles que chegaram até este ponto da crônica conto os passos finais da receita. Depois de uma hora descansando, aquece-se uma panela no forno por vinte minutos, coloca-se farinha no fundo, e a massa de ponta cabeça. Tampe a panela de deixe-a por trinta minutos. Depois sem tampa por mais trinta minutos e pronto. O pão mais fácil e gostoso do mundo. E este, especificamente, me rendeu uma crônica.

Marina Marmontel Leite do Canto

Marina Marmontel Leite do Canto, e outras 652 caricaturas estão no blog Vítima da Quinta

24.9.14

Pão em casa


Continuamos a fazer pão em casa. Agora em SP também.

Humor

Auto condenação

Crônica diária

Feike, falso, e a internet

  A internet tem propiciado a circulação de textos falsos, atribuídos a escritores, jornalistas e pessoas famosas, inclusive jogadores de futebol, pouco afeitos a escreverem. É evidentemente uma prática criminosa. Da mesma forma que manipulam imagens, fazendo você crer em verdadeiros absurdos. Eu mesmo já caí nessas pegadinhas. Uma foto do Lula lendo um livro, do Paulo Coelho, de ponta cabeça é uma evidente montagem quando se percebe que a foto da capa esta invertida. Lira Neto autor dos três volumes da biografia do Getúlio confirmou que esteve com o Lula, e que ele leu os três volumes, com cuidado e atenção. Logo podemos acreditar que o Lula já leu, sim, um livro na vida. Eu acredito no Lira. Mas quando vi a foto da "nova" chapa do carro da Presidência da República com os dizeres "Presidenta" no feminino, fiquei na dúvida. Será verdade? Acho quase impossível que a Dilma tenha feito uma coisa dessas. E se fez? Como saberemos? O photoshop cria essa insegurança permanente. Hoje todo mundo virou repórter, editor, jornalista. Escrevem e criam matérias, fotográficas com intenção variada. Humor é uma das grandes vertentes, perdoável pela intenção, outras são vulgares,  e chulas. As pessoas viraram publicitários de si próprios. Mostram suas casas, carros, festas, amigos, animais, e seus hábitos, como os cronistas sociais mostravam antigamente. Tudo feito de forma amadora, descuidada e ingênua. É muito difícil dentro dessa Babilônia saber o que é verdade ou falso.

Comentários que valem um post

Claudino Nobrega As coisas ficaram escancaradas demais e as pessoas precisam de um certo tempo para questionar e processar tanta novidade. A tecnologia nos pregou uma peça....A consciencia coletiva cresce, os conceitos mudam rapidamente em função de novas descobertas e os problemas como a guerra e a fome seguem, eternamente, em busca de solução.

Fernando Cals

Fernando Cals e outras 651 caricaturas estão no blog Vítima da Quinta

23.9.14

Time da pesada

Meus filhos e sobrinhos. Time da pesada. Setembro 2014, Mato Dentro

Crônica diária

 " A santa ignorância antes da internet" ou "A internet e a guerra"

O mundo antes e depois da internet é completamente diferente. Para melhor, é claro. Mas junto com as inovações vieram embutidas modificações de caráter pessoal e social que não suspeitávamos. As guerras, por exemplo, sempre que o mundo é mundo, existiram. Não houve um dia que em alguma parte do globo, que alguém não estivesse em disputa armada, guerrilha, motim, revolta, revolução e guerra contra outrem. Acontece que esses focos de beligerância se restringiam à região conflituosa. Hoje não, qualquer cabeça decapitada do outro lado do globo, tomamos conhecimento quase que instantaneamente. Isso nos dá a certeza de que as guerras são permanentes. Não vamos abordar as causas, as consequências e tão pouco as razões. Resumidamente os embates são religiosos, econômicos e expansionistas. O que importa em nossa análise é o efeito que essa consciência nos provoca. Desesperança e medo. É pouco provável que árabes se entendam com judeus. É muito provável que um maluco muçulmano no Irã, use armas atômicas. A fragilidade e equilíbrio das forças tornaram o mundo muito perigoso. Mais do que em qualquer tempo da história. E se houve perigo semelhante, não havia a internet, e não tínhamos consciência desse perigo, o que por si só era um consolo.

José Bonifácio

José Bonifácio, e outras 650 caricaturas podem ser vistas no blog Vítima da Quinta

22.9.14

Chegando na PIACABA

Foto de Paula Canto

Crônica diária

O que esperar do resultado das próximas eleições, quando estes dois fatos aconteceram na maior cidade do país. O PT através de seus delinquentes incendiaram ônibus e entulho no centro da cidade governada pelo poste do Lula, senhor Haddad. E segundo as pesquisas de opinião, os três nomes mais votados para deputado federal serão, pasmem vocês: Maluf, Tiririca e Russomanno. Esses serão os maiores representantes dos paulistas no congresso. Como a Marina, eleita presidente,  poderá governar? Se já é difícil costurar, honestamente, apoio com o PMDB, o que dirá com figuras como essas dos deputados mais votados? E onde anda a barreira da Ficha Limpa? Se o Maluf não tem Ficha suja, nenhum outro político neste país deveria ser impedido de se candidatar e ser eleito. Ou eu estou enganado?

Luis Sôlha

Luis Sôlha e outras 649 caricaturas podem ser vistas no blog Vítima da Quinta

Comentários que valem um post

Jacinto Gomes Mais uma vez você bateu na mouche. O atendimento impessoal e distante, sem olhar nos olhos, é universal. O mau atendimento faz o cliente não voltar. E por vezes até parece que os atendedores não querem vender. Mau para o negócio, mau para o comprador, todos saem perdendo.
***********************************************

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )