8.12.14

Crônica diária



Chumbo mata

Meu velho querido amigo e leitor bissexto José Bonifácio Boné Ferreira, com sua sutileza rodriguiana, comentou minha recente crônica sobre o balanço que fiz dos meus setenta e um anos da seguinte forma: "Eduardo não encha o saco, você não morre nem com chumbo de um 38, ahahaha!" Claro que adorei a forma bem humorada e gaiata do querido Boné. Acontece que apesar de voltar de quando em quando ao assunto da Mielodisplasia, que pode encher o saco de alguns leitores, o Dudi Maia Rosa, outro querido velho amigo e artista plástico, não sabia, do meu acometimento, até a semana retrasada. O chumbo contido nas tintas a óleo matam como as balas de um 38, meu caro Boné. E a prova disso eram os rapazes imaginativos e piadistas que frequentavam com Picasso o Lapin Agile em Montmartre que tiveram a ideia de desfigurar os cartazes que alertavam para as propriedades tóxicas da tinta à base de chumbo, de modo que os avisos colados fora dos mictórios públicos que passaram a dizer: "PINTORES, FIQUEM LONGE DE MATISSE!", "MATISSE JÁ CAUSOU MAIS DANOS EM UM ANO DO QUE EPIDEMIAS!", "MATISSE VAI TORNÁ-LO INSANO!" Isso nos idos de 1906 quando o selvagem (fauves) era ridicularizado pelos artistas e críticos da época. Cinquenta anos depois matou Candido Portinari, e há cinco anos atrás me atacou. Vale a pena voltar ao assunto, sempre que possível, para alertar os pintores: o chumbo mata, através da tinta ou da bala do 38 do Boné.

Um comentário:

Silvares disse...

O que me vale é que não frequento consultório de médico.
:-)

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )