9.10.14

Crônica diária


 Estilo e a foto do passaporte

Meu passaporte venceu, e agendei pela internet, para tirar um novo. Nenhuma viagem à vista, mas é sempre bom estar com ele válido. Nunca consigo me programar com antecedência. É uma questão de estilo. Resolvo sempre na última hora. Comuniquei à minha mulher que iria colocar gravata para ser fotografado para o novo passaporte. Ela me chamou de ridículo. Não se usa mais isso... Respondi que eu uso. É uma questão de estilo. Trabalhei a vida toda de terno e gravata. Nunca viajava de avião sem esse traje. Questão de estilo. Da mesma forma que, quando completei sessenta anos, aposentei minhas calças jeans, todas desbotadas e puídas nos joelhos, e nunca mais vesti esse traje que serve para gente moça e boiadeiro velho. É meu estilo. A foto do passaporte não é mais tirada pelo interessado. Tudo é feito na Polícia Federal. Digitais dos dez dedos, como um "condenado" que tocava "piano" ao ser identificado criminalmente. A única diferença é que agora o "piano" é digital e não suja de tinta os dedos. Depois vem a fotografia. Arrumo bem o nó da gravata, e me esmero na pose ereto, para o paletó não sair feio na foto. Recebo o qualificativo de "preferencial" no protocolo e devo voltar uma semana depois para retirar. Só pessoalmente, me informa a funcionária. No dia aprazado lá estava eu. O primeiro da fila dos "preferenciais". Uma senhora de idade, na fila ao lado, reclamou de eu ter sido atendido primeiro. Novamente me identifico com o polegar direito, e assino o novo passaporte. Ao olhar a foto para conferir os dados, noto decepcionado, que me cortaram a imagem logo abaixo do queixo. Fiquei, na foto, sem gravata. Me senti nu, e completamente sem estilo. Agora só em  Setembro de 2019 vou ter outra chance...

Um comentário:

Jorge Pinheiro disse...

Nem sei do meu... com esta história da Europa, basta o Bilhete de Identidade.
Essa das jeans merece resposta, a seu tempo. Grrrrr!

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )