8.8.14

Crônica diária



Censura à vista

Ruy Fabiano é jornalista, e publicou dia primeiro deste mês de Agosto um artigo com o título: CENSURA À VISTA. Transcrevo algumas linhas finais da matéria.
 "Semana passada, uma analista do Banco Santander foi demitida, por exigência de Lula, governo e PT, por ter, em carta aos clientes, constatado o óbvio: que a hipótese de reeleição de Dilma afeta negativamente as cotações no mercado. Recomendou aos investidores que, por essa razão, procurassem o banco para orientar suas aplicações. Entrou também para o índex.
A censura, nesse caso, saiu do terreno da informalidade e ganhou contornos oficiais. Interferiu na comunicação de um banco com seus clientes, o que nem o governo militar ousou.
Parece ser uma prévia do que aguarda o país, se Dilma vencer. É pelo menos o que promete o deputado José Guimarães (PT-CE), irmão de José Genoíno, que diz que a regulamentação da mídia virá de qualquer jeito, “quer queiram, quer não queiram”.
Numa democracia, como é óbvio, tal expressão só faz sentido se dita pela contramão."
Dois dias depois escrevi e postei aqui uma crônica sobre o "affair" Banco Santander sem citar o nome. Abordei o lado autoritário, e anti democrático da descabida reação dos petistas e do governo. Não mencionei o grave problema da censura da imprensa. Quem censura abertamente uma organização bancária internacional do porte do Santander, o que não pode fazer com nossa imprensa, sempre às portas da falência, e historicamente dependente do estado para sobreviver.  A censura informal, exercida veladamente pelo poder é de difícil controle. Mas estamos falando agora da censura institucionalizada. Da censura oficial, legal, e regulamentada como quer o irmão do Genoíno, que por conta da liberdade de imprensa, e da justiça, encontra-se cumprindo pena na Papuda, presídio de Brasília. Não há democracia sem liberdade, e das liberdades a da imprensa é fundamental. Dilma, que felizmente perde nas pesquisas, se viesse a ser eleita em Outubro próximo, além de criar grandes embaraços ao mercado de capitais, afetaria a vida de todo cidadão, mesmo os que não se consideram "elite branca", implantando um rígido e nocivo controle da informação. Nem o regime militar tão condenado pela esquerda brasileira, chegou a interferir numa organização bancária internacional como acaba de fazer o PT, nas palavras de Ruy Fabiano.

Nenhum comentário:

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )