27.8.14

Crônica diária

 Encarnado no vanerão

"Encarnado" em Portugal é vermelho, e no Rio Grande do Sul é usado como gíria de "fanático". Agora "vanerão" em Portugal não existe e eu nunca havia ouvido essa palavra. Estávamos Aloísio de Almeida Prado e eu voltando da oficina mecânica, onde havíamos deixado meu carro para fazer uma revisão, quando o motorista saiu-se com essa: " Sou encarnado num vanerão". Traduzindo: sou fanático pela dança que leva esse nome. O Aloísio conhecia. Eu nunca tinha ouvido falar nisso. Imediatamente o motorista girou o dial do rádio e sintonizou numa estação que tocava um "vanerão". Antes não tivessem tocado no assunto. Um horror. Mas o Aloísio e o motorista se deliciaram com minha ignorância musical, e meu gosto, para eles absurdo. Transcrevo o que o Google diz sobre o assunto, mas não recomendo ouvirem. Não vale a pena. Sou "encarnado em boa música".

"Vanerão é um tipo de dança típica do Rio Grande do Sul. Assim como a vanera e a vanerinha, nasceu de origem alemã e se desenvolveu no Rio Grande Do Sul. Seu ritmo foi influenciado pela habanera, originada em Havana, Cuba, da mesma forma que vários outros encontrados nos países hispano-americanos, como o tango, o samba canção e o maxixe. De acordo com o andamento da música, têm-se as variantes vanerinha, para ritmo lento, vanera, para ritmo moderado, e vanerão, para ritmo mais rápido. Ao lado do xote, do bugio e do fandango, tornou-se uma das danças mais populares do Rio Grande do Sul e dos outros estados da região sul, Santa Catarina e Paraná, devido à migração de gaúchos para outras terras. Foi levada também a Mato Grosso do Sul pelos gaúchos que para lá partiram em busca de novas fronteiras agrícolas no século XX. Hoje pode-se encontrar grupos famosos responsáveis pelo ritmo na região centro-oeste." Ninguém merece.

4 comentários:

João Menéres disse...

Vermelho = Encarnado.
O vocábulo encarnado talvez seja mais utlizado em Lisboa e o vermelho no Norte.
Mas não é absoluto !

Desse Vanerão desconheço e, pelos vistos, vou querer a ser ignorante a tal respeito !

Jorge Pinheiro disse...

Um detalhe: na zona de Lisboa, vermelho tem uma conotação mais popular e muitas vezes associado ao partido comunista. A "gente bem" diz encarnado. Ser um "vermelho" é ser do PC. Já encarnado é a cor do Sport Lisboa e Benfica. Também se pode dizer "estou vermelho de raiva" (por exemplo). E será, provavelmente, deste tipo de utilização que deriva a expressão gaúcha.

João Menéres disse...

E a claque do BENFICA são os DIABOS VERMELHOS...

Jorge Pinheiro disse...

Pois...

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )