16.8.14

67º FESTIVAL DEL FILM DI LOCARNO, por Gustavo Alvarez Perez ( "Papagaio Mudo")





Gustavo Perez
"Bem, há mais ou menos um ano atrás eu conversei com o diretor de cinema Gabriel Mascaro por conta de uma entrevista que fiz com a atriz e bailarina Dandara de Morais que havia citado sua participação no filme Ventos de Agosto.
O Gabriel é um cara muito criativo que supera expectativas em suas produções. Sempre de extremo bom gosto na escolha das locações e na escolha e desenvolvimento dos roteiros, ele é um dos diretores da nova geração que merece atenção especial. Ele desenvolveu um estilo próprio de filmar que entusiasma pela qualidade das filmagens. Dirigiu vários filmes que mesclam o gênero documental e ficcional, e se difere dos demais diretores da nova geração por esse estilo inovador. Naquele momento Mascaro se furtou a dar-me informações sobre o filme que estava na última etapa, sendo finalizado.
Hoje, nas primeiras horas do dia eu conversei com meu amigo Daniele Caldelari, cameraman da RSI (Radiotelevisione Svissera Italiana), e ele me contou tudo sobre o evento que reúne pessoas do mundo inteiro.
Eis que repente, Locarno chega para confirmar o eminente “cinema regional” vindo do Brasil com a exibição da primeira ficção assumida de Gabriel Mascaro, video-artista documentarista cujo filme Domésticas foi exibido no Indie em 2013.
Ventos de Agosto mostra um cenário inóspito e desertificado. O filme é também um olhar para uma comunidade que sobrevive como pode. Em Ventos de Agosto, Mascaro dirige atores não profissionais em uma história totalmente ficcional, levantando questões de progresso e comunidade de maneira que faz alusão ao Apichatpong Weerasethakul (diretor de cinema, do cinema independente tailandês) e Glauber Rocha.
Em Glauber, Mascaro vai buscar a atenção e a sensualidade com que filma os corpos e a selva, o mar e a terra, e a ideia de um “paraíso” que só não é perdido porque nunca foi encontrado – mas que desaparece assim que é identificado enquanto tal."

 Daniele Caldelari , amigo do Gustavo Perez
Melanie Griffith e  Daniele Caldelari é cameraman da RSI (Radiotelevisione Svissera Italiana)

67º Festival de cinema de Locarno
 Cartaz do filme de Gabriel Mascaro, VENTOS DE AGOSTO, estrelado pela atriz 
DANDARA DE MARAIS
Texto e fotos enviadas por Gustavo Alvarez Perez

4 comentários:

Gustavo Alvarez disse...

Oi Edu,
Essa moça, a atriz Dandara de Morais, que protagoniza o filme Ventos de Agosto, trabalhou na Rede Globo na série Malhação. Em um dos nossos bate-papos informais, como aquele que fizemos Du, ela me contou que, na época, havia uma comunidade no (quase)extinto Orkut onde outras moças com perfis falsos postavam as mais abjetas e preconceituosas atrocidades a respeito dela.
Bem, resultado. No meio da temporada ela foi dispensada, atropelada grávida por uma ambulância. (tratavam o tema da gravidez na adolescência)
Ela nem se importou. Seguiu firme como moça de caráter, consciente de qua havia feito tudo que estava ao seu alcance. Demonstrando a firme personalidade do nosso povo nordestino.
Agora, alguns anos depois, ela aparece em Locarno, Suíça, em um festival de cinema que é o quarto maior da Europa, estrelando um filme que representou nosso país aos olhos do mundo.
Grande exemplo a ser seguido, a jovem Dandara.

Francisca Aparecida Lopes Bello disse...

É muito bom quando um comentário nos mostra de uma forma clara,objetiva e abrangente um assunto desconhecido,como o meu caso,o do festival de Locarno e a participação de um filme do Brasil.Quem escreveu,Gustavo Perez,me esclareceu quem é o diretor,qual a sua maneira de fazer um filme,apresentou a atriz com pedaços de sua vida,mostrou o conteúdo do filme,o ilustou com um cartaz maravilhoso,completo.Perfeito.

Pedro Lima disse...

valeu a matéria! de um festival que, aliás, tem pouca projeção por aqui, mas que amplia as bases de lançamento também da produção nacional... e, ao que parece, o filme sai de lá com menção honrosa!! e, a propósito, porque não reeditam a entrevista com dandara: ficou ótima no cartaz de divulgação, aguçando a espera pelo seu desembarque por aqui!! abraços

Gustavo Alvarez disse...

http://correiodobrasil.com.br/destaque-do-dia/locarno-ventos-de-agosto-ganha-mencao-honrosa/722675/

Ventos de Agosto ganha menção honrosa! - Notícia do Correio do Brasil

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )