30.7.14

Crônica diária

Combogós

Duvido que algum leitor meu saiba o que é um combogó, e muito menos a origem dessa estranha e pouco conhecida palavra. Foi lendo "Lucio Costa, Um modo de ser moderno" que me deparei com esse termo. Nunca tinha ouvido falar. Talvez o Fernando  Cals e o Mauro Magliozzi saibam o que significa, como arquitetos que são, mas nem eles devem saber a origem. 
"Cobogó é a denominação dada a elementos vazados, normalmente feitos em cimento, que completam paredes e muros para possibilitar maior ventilação e luminosidade ao interior de um imóvel, seja residencial, comercial ou industrial .
Seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros, que no início do século XX (1929  ou 1930 ) trabalhavam na cidade do Recife e conjuntamente o idealizaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is.
Em muitos lugares do Nordeste do Brasil o nome sofreu várias deturpações, tais como combobó, combogó, comogó, comongol, comogol.
Inicialmente, os cobogós eram feitos apenas de cimento. Com sua popularização passaram a ser moldados com outros materiais, como argila, vidro, cerâmica etc." Guarda uma sutil relação com os muxarabis ou Musharabi (palavra de origem árabe). Muro de concreto em forma de arabesco que filtra a luz. Viver e aprender. Hoje aprendi essas duas: Muxarabi e Combogó"

Nenhum comentário:

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )