18.7.14

3º FESTIVAL DE CINEMA DE VISCONDE DO RIO BRANCO

 
 
  Ronaldo Werneck CONVIDA
 
Cultura

De 21 a 27 de julho a cidade vizinha de Visconde do Rio Branco sedia a 3ª edição do Festival de Cinema de Rio Branco Geraldo Santos Pereira. Neste ano além da exibição de filmes consta o lançamento de 4 livros. A programação tem início no dia 21, com a palestra  do poeta Ronaldo Werneck (foto), às 19 horas,  no auditório Jotta Barroso, situado a Avenida São João Batista que fica no Centro.

Haverá ainda a exibição dos documentários: “Soldade” e “Mauro move o mundo”. O primeiro é um curtametragem com duração de 7 minutos e o segundo, com duração de 40 minutos.

Soldade tem roteiro baseado em dois poemas de Ronaldo Werneck para Humberto Mauro, que se encontram no livro “Kiryrí Rendáua Toribóca Opé – Humberto Mauro revisto por Ronaldo Werneck”. A locução e direção é de Ronaldo Werneck. Assina a fotografia Adriana Montheiro, David Neves, Walter Carvalho, Zequinha Mauro, CTAv-SAv. A edição é de Juliano Braz e finalização de Mahais. A realização é da Fábrica do Futuro/Instituto Cidade de Cataguases.

Já Mauro move o mundo é uma edição-collage dos 10 pequenos filmes focando a trajetória de Humberto Mauro – realizados em 2007 por Ronaldo Werneck e Alessandro Arbex –, que se encontram disponíveis em monitores colocados no Memorial Humberto Mauro em Cataguases. Abertura filmada em 2009 no próprio Memorial, com fotografia de Humberto Ribeiro. Textos, locução e direção de Ronaldo Werneck. Edição de Juliano Braz. Realização Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho/Centro Cultural Humberto Mauro/Fábrica do Futuro/Instituto Cidade de Cataguases

.
Lançamento de Livros e o autor

Durante o festival serão lançados os livros Kiryri Rendáua Toriboca Opé (Humberto Mauro revisto por Ronaldo Werneck), Cataminas pomba & outros rios (poemas), Há Controvérsias 2 (crônicas) e Minerar O branco (poemas). As obras são de Ronaldo Werneck um dos maiores expoentes da cultura nacional. Mineiro de Cataguases, renomado jornalista, poeta e escritor.

No Rio de Janeiro, cidade em que residiu por mais de trinta anos, foi exímio colaborador de um sem número de jornais e revistas, como o Jornal do Brasil, Pasquim, Diário de Notícias, Última Hora, Revista Vozes e a prestigiada Revista Poesia Sempre, editada pela Biblioteca Nacional.

Autor de vários livros milita também na música, tendo gravado, em 2001, ao vivo, o CD Dentro & Fora da Melodia/Que papo é esse, poeta?.

É um profundo conhecedor da vida de Humberto Mauro, cuja vocação pela sétima arte o notabilizou como “Patrono do Cinema Nacional.” Ronaldo através desta amizade pessoal com o cineasta fundamentou-se em razões para escrever uma vastíssima obra sobre Humberto, revelando os passos de cada dia deste cineasta por trás das câmeras cinematográficas e a divulga através de viagens pelos quadrantes do nosso país, assim também como no exterior, mostrando o fascínio deste notável cineasta.

Nenhum comentário:

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )