31.3.13

DOMINGO NO PARQUE

Com esta minha foto, comemoro o Domingo de Páscoa, que para quem ficou na cidade, não viajou, é o Domingo para passar com a família nos parques.

Crônica diária

 O TEMPO PASSA


Ontem eu era um menino de sete anos, e dele me recordo cada dia melhor. O estojo com lápis, caneta, borracha. Minha lancheira com cheiro de maçã e couro. Os sapatos de bico chatos da casa Toddy, na Rua Augusta ( que existe até hoje ). Do corte do meu cabelo, que penteava repartindo e com um topete com "gumex". A lona de listas azuis e brancas das barracas de praia em Pitangueiras no Guaruja, e dos rinques de patinação no gelo. Hoje recebi uma foto de minha neta Eduarda patinando. Duas gerações. O tempo passa.

Postado no blog www.elunardelli.blogspot.com.br
Foto de Sandra Lunardelli

Comentários que valem um post


Gaspar de Jesus deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Fotógrafos":

Bom dia Eduardo
Pelo menos "aqui" sabemos quem é o Judas...
FELIZ PÁSCOA

Postado por Gaspar de Jesus no blog . em sábado, 30 de março de 2013
******************************************************************

expressodalinha deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Fotógrafos":

A mesa está pouco farta, mas comia-se qualquer coisa.

Postado por expressodalinha no blog . em sábado, 30 de março de 2013
**********************************************************************************


Waldo Claro O tempo passa e nós também passamos junto , meu caro Eduardo . O bom é que ao invés de espantar , o tempo resguarda com carinho as coisas boas que vivemos .
No FB
 *************************************************************************

Série cadeiras

tumblr

Cabeçalho rotativo


30.3.13

Fotógrafos

Não sei quem é o autor. "Peguei aqui, e postei no Pé de Moça e no Drops Azul Aniss. Mas como gosto dessa composição, resolvi postar no Varal também.

Crônica diária

A páscoa no Brasil se resume a um consumo exagerado, incontrolável, e desmedido de chocolate. As lojas e super mercados ficam com o pé direito mais baixo, quase tocando nossas cabeças, cobertos de ovós de páscoa. Paraiso dos chocólatras, essa semana faz a alegria dos fabicantes de óvos e fábricas de chocolate. Maior faturamento do comércio, depois do fim de ano. Junto com o chocolate, reforçam esse faturamento a venda do bacalhau. E todo ano se ouve as mesmas notícias: " Os óvos de páscoa, e o bacalhau estão mais caros este ano." Todos os anos. Como já fui mais chocólatra do que sou, e bacalhau não é exatamente o meu prato favorito, tenho ficado a salvo desses aumentos. Mas a população cresce, e cresceu a renda do brasileiro, portanto nem bacalhau nem óvos vão deixar de serem comercializados por minha causa.
Posted by

Comentários que valem um post

Guilherme Lunardelli Ontem eu fotografava uma fachada de loja de rua e me posicionei na esquina em frente ao prédio. Segurava um monopé ("tripé" de camêra fotográfica mas que tem apenas um pé) usava um óculos escuros e aguardava o momento em que os carros não mais estivessem "em cena" para captar a imagem. Uma senhora que atravessava a rua ficou olhando para mim, parou na minha frente e perguntou se eu era "deficiente físico" (cego) e precisava de ajuda para atravessar. Depois da foto concluída, atravessei a rua no sentido do prédio em questão e lá, novamente, os funcionários da loja pensaram se tratar de um cego. Basta um bastão!

Cabeçalho rotativo


29.3.13

A LONGA ESPERA


As salas de embarque dos aeroportos no mundo todo estão repletas de "figuras" cansadas da espera de seus voos. Eu me distraio observando essas "figuras". E.P.L.

Crônica diária

O PODER ( negativo ) DOS ÓCULOS ESCUROS

Tenho notado com horror, claro, o mau uso de óculos escuros pelas pessoas em geral. Dias desses sentaram ao meu lado, um conjunto de músicos ingleses, num voo para Florianópolis. Cabelos ou carecas de artistas, tatuagens de artistas, anéis e pulseiras de artistas, tudo com desenvoltura de artistas. Para que então querer esconder suas identidades atrás de ridículos e enormes óculos escuros? Usam, todos, sem excessão, óculos de aros grossos nas três partes que compõem um óculos. É quase uma máscara preta. Ray Charles teria inveja. Pergunto por que pensam em proteger suas identidades? Todo o resto, cabelos, roupas, gestos, correntes, anéis, fones ( enormes ) de ouvido, os denunciam.
Um artista famoso de verdade deve sair de cara limpa. Ninguém vai incomoda-lo. Ninguém o notará. Ninguém vai acreditar tratar-se de um famoso. Por outro lado, esta cheio de anônimos usando esses pesados e feios óculos escuros, para chamar atenção sobre si, insignificantes seres humanos.

Posted by Eduardo P.L. no blog w3ww.elunardelli.blogspot.com.br

SP-Arte

 
Nona edição da SP-Arte exibe o melhor da arte contemporânea representada por 122 galerias de 16 países

Depois de Basel e Frieze, SP-Arte é a feira com o mais prestigioso line-up de galerias do mundo. Feira acontece de 3 a 7 de abril no Pavilhão da Bienal, em São Paulo

Responsável em 2012 por uma edição de sucesso e repercussão internacional, a SP-Arte volta a atrair ao Brasil, a nata das galerias de arte do circuito internacional. Esta será a edição com maior índice de proeminentes galerias, representantes dos mais renomados artistas do circuito internacional - nada menos que 30% dos participantes vêm de países como Inglaterra, Estados Unidos, França, Alemanha e Itália. Ao todo estarão presentes no evento 122 galerias de 16 países, sendo 81 nacionais e 41 estrangeiras.

Pioneira do gênero no país, a SP-Arte traz, desde sua origem, a busca constante pela inovação, tendo se consolidado como uma das mais importantes feiras do mundo e colocado o Brasil, definitivamente, no calendário oficial das feiras de arte. Após Basel e Frieze no Hemisfério Norte, a SP-Arte é a única feira de arte no Hemisfério Sul a reunir o tão significativo grupo de galerias líderes do mundo.

Este ano, a feira será realizada entre os dias 3 e 7 de abril, no Pavilhão da Bienal, onde milhares de obras de arte serão distribuídas em 3 três pisos que somam cerca de 17 mil m² de área de exposição.

Estarão no evento, por exemplo, galerias de prestígio internacional como:
Gagosian (EUA, Reino Unido, França, Itália, Grécia, Suíça e Hong Kong), Lisson (Reino Unido, Itália e EUA), Pace (Reino Unido, EUA, China), White Cube (Reino Unido, Hong Kong e Brasil), David Zwirner (EUA e Reino Unido), Thaddaeus Ropac (Áustria, Paris), Hauser & Wirth (Suíça, Reino Unido, EUA), Sprüth Magers (Alemanha, Reino Unido), Continua (Itália, França e China), Neugerriemschneider (Alemanha), Elvira Gonzalez (Espanha), Franco Noero (Itália) e Lia Rumma (Itália).

Entre as galerias brasileiras destaque para DAN, Fortes Vilaça, A Gentil Carioca, Luisa Strina, Luciana Brito, Mendes Wood, Millan, Nara Roesler, Paulo Kuzcysnki, Vermelho, entre tantas outras. Esses espaços traçam um panorama da produção artística brasileira e internacional.
Enviado por José Luiz Fernandes

28.3.13

AMENDOEIRAS DO RIO NO OUTONO


Foto de Mariana Conde
Enviada por José Luiz Fernandes

Comentário de futuro leitor

Cristian Stal Bueno Parabens!!! O melhor de tudo é vc nos disse a história de como foi feito essa parceria com os demais escritores!!
Abraços
Cris

Crônica diária

Depois de dezoito anos trabalhando comigo, a Cida vai se aposentar. Vamos sentir muita falta de sua colaboração no escritório de São Paulo. Por outro lado tive de enfrentar uma maratona de entrevistas com uma possível substituta. Na verdade ninguém consegue substituir uma pessoa que trabalha há tantos anos com a gente. No máximo conseguem ocupar o cargo e funções. Mas isso só o tempo dirá. Entrevistar eu sei e faço com prazer. Dar a  notícia  às candidatas que não foram escolhidas é um martírio. Me envolvo emocionalmente com as histórias pessoais. Com as aflições e necessidades das candidatas. Mas não posso esquecer que o trabalho profissional tem que estar acima e distante dessas emoções. Ninguém procura trabalho por hobby. Todas precisam do emprego. Do salário. E fico com o coração apertado quando sou obrigado a dizer que não foi desta vez. A seleção esta completa, e a escolha recaiu sobre uma, e a sorte dela, e minha, estão lançadas.
Posted by

Cabeçalho rotativo


Leitores dos LIVROS

Jose Edgard Cunha Bueno
VC. COMO SEMPRE MAIS RAPIDO QUE UM RAIO...MUITO OBRIGADO JÁ RECEBI O PRESENTE VOU DEGUSTAR AGORA,
 ABRAÇÃO
 ZÉDGARD

Carlos Heitor Cony e Antonio Maria

Carlos Heitor Cony conta: "Um dia, Antônio Maria me telefona: — Carlos Heitor, Carlos Heitor, você nunca me enganou."  Disse então que, vindo de São Paulo, viu no avião uma mulher linda lendo o livro Matéria de Memórias (de Cony). Aproximou-se, apresentou-se como sendo o autor do livro, e a mulher, uma típica apaixonada, acreditou. Pintou para ela um quadro bastante dramático: era um desgraçado, que nunca tinha tido sucesso, que as mulheres o abandonavam.   "— Mas, Maria..." era tudo o que o espantado Cony conseguia dizer.   "— Fica tranqüilo, Cony, fica tranqüilo porque em seguida nós fomos pra cama. Ou melhor, você foi pra cama com ela." E Cony, curioso: "— E ai?"   "— E aí foi que aconteceu o problema" — gargalhava Maria. "— E ai você broxou, Cony, você broxou!"

Enviada por José Luiz Fernandes

27.3.13

Palhaços na Paulista






 



Na mais paulista das avenidas de São Paulo, a Avenida Paulista, e o museu MASP são ponto obrigatório de turistas, e eventos na Capital Paulistana. Domingo passado foi dia de PALHAÇOS e Sorrisos na Paulista. Levei meus três netos para assistirem. Acharam meio decepcionante por não ter havido um espetáculo. Era só uma passeata. O que mais chamou a atenção do Pedro e do João foram os ENORMES sapatos usados pelos palhaços.  Não quiseram, também, pintar o nariz de vermelho, mas ganharam um pirulito e passamos uma manhã agradável.

Crônica diária

O BRILHO DA JÓIA

Recebi um Spam que fazia publicidade de jóias com a seguinte frase: "Jóias são para brilhar". Discordo completamente. Definitivamente. Jóias são para enfeitar o brilho das usuárias. Quem não tem brilho próprio não vai fazer jóia nenhuma brilhar. Em segundo lugar, usar jóias nos dias atuais é, no mínimo, fora de moda. A moda, nos tempos modernos, é fazer o brilho das pessoas enfeitar os ornamentos que ostentam. E não precisam ser jóias.

Posted by Eduardo P.L. no blog www.elunardelli.blogspot.com.br

Comentários que valem um post

expressodalinha deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Crônica diária":

No filme/livro "Smoke", de Paul Auster, o dono da tabacaria fotografava a mesma esquina todos os dias há mais de 30 anos. O resultado era a história de uma cidade. A sua evolução. A sua mudança.

Postado por expressodalinha no blog . em segunda-feira, 25 de março de 2013
********************************************************************** 
 Li Ferreira Nhan deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O BRILHO DA JÓIA":

A realidade nos tempos atuais é que não podemos usar relógios, nenhum tipo de jóia, celular, andar de bicicleta, moto ou carro do ano, ir a restaurantes...
A moda, nos tempos modernos é ficar enfiados dentro de casa torcendo para não sofrer nenhum tipo de arrastão!

Postado por Li Ferreira Nhan no blog O ÚLTIMO BLOG em 26 de março de 2013
****************************************************************************************

26.3.13

LEITORES DO POEMANDO

Claudinha, minha querida leitora e amiga da praia do Rosa.
Noite Harmônica agora vamos saboreando ...

PINTANDO DE AZUL by HELENA ALMEIDA






Something flickered at the edges of conscious perception
Study for Inner Improvement sequence by Helena Almeida
Title: Frank Herbert (Children of Dune)

A NUDEZ FEMININA NA PINTURA DE ANDERS ZORN

Comentários que valem um post

expressodalinha deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PIACABA EDITORA informa":

Esta ideia do Eduardo foi-me comunicada ainda no verão do ano passado. Sou testemunha do empenho que ele mostrou desde o início. Não é fácil reunir tanta gente (escritores e não só). A escrita é uma actividade solitária, mas neste caso tornou-se colectiva. O resultado é surpreendente. Muito interessante comparar estilos e maneiras de abordar os personagens. Deixo aqui os meus parabéns pela ideia, pela tenacidade, pela coordenação e pela própria escrita. Sem ele este livro não existiria.

 Jorge Pinheiro


Postado por expressodalinha no blog . em segunda-feira, 25 de março de 2013

****************************************************************************

A vida inteira,  ouvi e li citações a Chipre sem o artigo “o”.  Ataque a Chipre, polícia de Chipre, parlamento de Chipre, chegada a Chipre, permaneceu em Chipre...

No entanto, o recente noticiário econômico transborda de citações como “no Chipre”, “O Chipre”, “do Chipre” e assim por diante. Será analogia com o Chile?

Não me espantarei se começarem a citar  “na Cuba”, da “Cuba”. Ou “ao Portugal”, “do Portugal”, “no Portugal”. Assim também com Moçambique, Pernambuco, Sergipe e outros não poucos topônimos.


José Luiz Fernandes 
*******************************
 Silvares deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PIACABA EDITORA informa":

Eduardo, mais uma vez quero expressar a minha gratidão pelo convite e pela oportunidade que me deste de fazer algo que sempre desejei fazer e nunca havia concretizado: escrever um conto e, ainda por cima, vê-lo publicado. isto parece um sonho sonhado por uma personagem de um livro de Bolaño.
:-)
Abração.

Postado por Silvares no blog . em segunda-feira, 25 de março de 2013
*********************************************************************

Crônica diária

FRANCISCO, Papa e bom marqueteiro

A notícia de que no segundo dia de papado, Francisco ligou, pessoalmente, do Vaticano para seu jornaleiro, pedindo para cancelar a entrega dos jornais em sua residência de Buenos Aires mostra duas coisas fantásticas: temos um Papa humano, e grande marqueteiro. Uma notícia como essa, aparentemente simples e corriqueira, atinge uma gama de pessoas que por mais agnósticas que sejam, como é o meu caso, não deixam de reconhecer que o novo Papa é um predestinado. E talvez nem tenha feito de caso pensado. Estava mesmo preocupado com o valor dos jornais que não seriam lidos. Ou quis se despedir do amigo jornaleiro. Mas o fato é que resultou numa atitude louvável. Quem numa situação como a dele, tendo que assumir os ritos e responsabilidades que lhe são impostos, iria lembrar do jornaleiro de Buenos Aires?

Posted by Eduardo P.L. no blog www.elunardelli.blogspot.com.br

25.3.13

PIACABA EDITORA informa

 Vamos adiantar, aos nossos leitores, o próximo lançamento da Piacaba Editora.
Trata-se de um livro de CONTOS do gênero POLICIAL em seis versões. Trará muita novidade editorial. Na verdade serão dois livros num só. "Manjar Branco" com Prefácio de RONALDO WERNECK e "Um novo caso" Prefaciado por RICARDO RAMOS FILHO. Jorge Pinheiro, Maria de Fátima Santos, Milton Ribeiro e Rui Silvares aceitaram o desafio de escreverem suas versões, sobre dois contos de minha autoria. Texto de Mauro Castro nas orelhas da capa.O resultado, instigante, surpreendente, e curioso poderá ser conferido nos próximos meses, quando o livro estará a venda pelos autores. As capas são com fotos de Guilherme Lunardelli e projeto gráfico de Dan Fialdini. A diagramação é de Paula Canto. Revisão de Estela Salles. Muito mais gente esteve envolvida na Edição deste mais novo projeto da Piacaba Editora. Aguardem !

Crônica diária

É sabido que para se atingir um número maior de pessoas deve-se  escrever sobre o particular com uma visão universal. O universo é vago, mas as esquinas das ruas de todos os bairros de todas as cidades, de qualquer parte do mundo, são esquinas. E o ser humano dobra esquinas, primeiro sentados num carrinho de bebê, depois correndo na volta da escola, logo em seguida de mãos dadas com seus namorados. A vida continua, e as esquinas são testemunhas do progresso e mudança de hábitos. Os bondes são substituídos por ônibus, a iluminação publica se moderniza. As gerações se sucedem, e as esquinas continuam lá com suas velhas árvores, ou com árvores que foram recém plantadas. Todo ser humano tem memória e recordações de uma esquina, e elas estão mais próximas e vivas que a luz das estrelas..
Posted by

24.3.13

Crônica diária

ALICE MUNRO

Considerada uma das maiores escritoras contemporâneas, a canadence Alice Munro é uma contista premiada pela crítica e o que mais importa para um escritor pelas sucessivas tiragem de seus livros sempre esgotados. Eu não a conhecia, e li alguns de seus contos. Tem uma característica muito pessoal, escreve sobre a alma feminina. Não que seus contos não tenham bons personagens masculinos, mas são absolutamente secundários e pálidos diante das mulheres e suas angustias, desejos, e aspirações. Uma mulher que conhece o feminino em profundidade. E claro, seus contos devem interessar mais as mulheres do que aos leitores. Não é uma feminista como estamos acostumados a ver, mas uma especialista no feminino. Alguns contos muito bem engendrados prendem o leitor, pela trama, pelas paisagens canadenses, pelos personagens bem construidos, e pela forma simples de narrar. Uma leitura agradável, como a compainha de uma mulher bonita.

Posted by Eduardo P.L. no blog www.elunardelli.blogspot.com.br

Retrato de Wally Schiele

 Retrato de Wally Schiele, 1912 by EGON SCHIELE
Enviado por José Luiz Fernandes

23.3.13

Christopher Wilson


Christopher Wilson

Comentários que valem um post

Olavo Moraes Barros Neto AMIGOS E NATUREZA EM HARMONIA, ONDE TUDO SE CRIA... E NADA ACABA. ISTO É: PIACABA !!!!
No FB
************************************************************ 
 Olá Eduardo

Ontem vi seu blog,passei e em 2008 meu nome apareceu,rsferencias ao meu trabalho,aliás meu ego cresceu com seus elogios,,,,,,,,,,,,,me lembrei das horas deliciosas que passamos no seu espaço/casa/atelier!!!
Eu não consegui me entender no seu blog p me comunicar,tentei mas nada...seus trabalhos tbem nao apareceram,enfim...resolvi apelar p o velho e certo e mail.

Bem estamos por aqui,eu trabalhando bastante e Zeluiz tbém porque estátocando uma obra,projeto dele mas encomenda minha...surpresa!!

V vem a esta metropole maluca mas adorável,de vez em qdo? gostaria mto q viesse conhecer nosso oasis,no Alto da Boa Vista,abaixo da CH FLORA.

Um abração e. Saudades,aproveite p curtir SP Estampa,vou enviar convite e SPArte,a grande feira!!! Fôlego?

Abs. Maria

Maria Villares
www.mariavillares.art.br
************************************************************

  • Jose Jaime Por ser curta incentiva muito mais a criatividade e dificuldade . Mas estão ótimas. Abraços

  • Jorge Pinheiro pOR ISSO NÃO NAS AGUDAS. sÓ NAS CRÓNICAS :))
    No FB
    ****************************************************************
    Li Ferreira Nhan deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Crônica diária":

    A expressão; "Eu estou convencido" tb foi muito usada por um ex-caudilho.
    Convenceu muitos e até a si próprio de muitas mentiras.
    Este jargão, com duplo sentido, vestia-o como uma luva; o papagaio é mesmo muito convencido; "se acha" boa pinta.
    Vira e mexe ouço essa fala na boca de outros caudilhos. Poderia achar graça, como uma "piada de salão", mas não, eu sinto arrepios!
    Li F N

    ************************************************************




    Postado por Anônimo no blog . em sexta-feira, 22 de março de 2013

     

Crônica diária

Crônicas da internet

Muito diferente das crônicas diárias publicadas nos jornais antigamente, as de hoje são escritas para internautas, palavra que seguramente nem existia no tempo de Ruben Braga, Luiz Martins e outros monstros da crônica cotidiana do meu tempo. Ler no papel é completamente diferente de ler no monitor. É possível que no futuro, muito próximo, as pessoas acostumadas a ler nos "tablets" nem consigam ler no papel. Mas não é o meu caso, e o dos leitores da minha geração. E é para eles que escrevo. As crônicas no papel podem ser mais longas. Na internet o texto com mais de dez linhas corre o risco de virar secreto. Depois que descobri um bom nome para o meu próximo livro de crônicas: "Agudas & Crônicas", é que me dei conta que estas crônicas publicadas aqui na internet são muito curtas quando estão impressas num livro. Paciência.

Posted by Eduardo P.L. no blog www.elunardelli.blogspot.com.br

22.3.13

Victoria Rogotnev



 Victoria Rogotnev
Enviada por José Luiz Fernandes

LEITORES do O ÚLTIMO BLOG


Mena G deixou um novo comentário sobre a sua postagem "LEITOR do O ÚLTIMO BLOG":

pág.51: "Quero escrever em ritmo de jazz". Entre muitas das minhas manias, continuei avançando nas páginas, ao som de Oscar Peterson.
Podia ser outro, mas este encaixou... Quase no fim... Depois agradeço aos dois: Edu e João. Estou adorando ler um livro ao som de música... :)

 
Postado por Mena G no blog . em quarta-feira, 20 de março de 2013

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )