31.1.13

POMPÉIA, Itália

Pompéia, Itália, 2012. Saudade do verão europeu

LEMBRANÇA DE UM VARAL..

LEMBRANÇA DE UM VARAL...RSRS...ABS.
FERNANDO AZZI

Ainda a dieta do Dr. Gerson ( Gerson Diet )

 O VARAL postou AQUI  em 30.3.2011  
GERSON DIET, o DESFILE e o DILEMA
e esse post vem rrecebendo desde então muitos comentários. 46 até o momento. Muitos deles merecedores de uma leitura mais atenta. Por essa razão transcrevo o último, e convido os interessados a acompanharem com atenção os demais comentários. 

A Terapia Gerson (Gerson Max Dr) via
 Dr. Renato (Oncologista) disse...
Sr. Erivan
Se você descobrisse que tem um câncer e que a retirada dele poderia prolongar sua vida o que faria? Iria optar por um tratamento alternativo que já foi banido de alguns países e ainda temem serem? Ou procuraria um médico para fazer um tratamento que por sinal já prolongou a vida de milhares de pessoas? Será que um médico oncologista ou de qualquer outra especialidade soubesse de uma cura comprovadamente natural deixaria seus entes queridos morrerem sem tentar? Eu sou vítima de parentes próximos que morreram ou estão morrendo desta doença, será que eu não tentaria tais curas. O óleo de Lorenzo ao qual você se refere faz parte de uma fé. É muito bom ter fé, mas nem todos nós somos agraciados por um milagre, então eu acho uma irresponsabilidade estarem gritando aos quatro cantos curas que talvez as pessoas nem estivessem com tal doença. Já ouvi falar de milagres e eu acredito neles, o que é raro em um médico. Mas o câncer não pode esperar. Não é uma doença fácil. Precisa de tratamentos e de remédios para aliviar suas dores. Acho que você nunca conviveu com alguém próximo com esta doença. Já vi muita gente morrer de câncer e outros conseguirem superar com o tratamento da medicina convencional. Qual seria o caminho que você escolheria? Esta Sra. Que foi denominada como viúva antecipada poderia com certeza colocar estas pessoas na cadeia por praticarem curas sem fundamento. O seu marido está morrendo e de um câncer de bexiga, um dos melhores para serem tratados, até por ser raro. Já vi muitos pacientes viverem muitos anos após a cirurgia e o marido dela deixou de tentar. O que conseguiu? Já pensou se ele tivesse tentado? Certamente estaria livre destas metástases e como já disse antes viveria muito mais. Este site é muito bom e honesto porque todos podem deixar suas experiências, você já tentou colocar algum assunto no site do Dr. Gerson? Eles só colocam lá os comentários escolhidos e se você falar algo contra o tratamento não vai vê-lo editado. Porque não fazem como este que expõe todos os comentários? Pense nisso.

Cabeçalho Rotativo


30.1.13

PIACABA, sinônimo de morar fazendo arte

Atelier de Escultura da PIACABA, Ibiraquera, SC

ESCREVENDO UM ROTEIRO

02 de fevereiro de 2013 - Sábado
Escrevendo um Roteiro


O roteiro e o escritor. Tudo começa com uma ideia. Story-line, plot, sinopse, argumento, escaleta, características das personagens, roteiro literário, roteiro técnico, storyboard, sequência, cena, plano. Roteiro original e adaptado. Localização, época e público a que se destina. Ritmo e narrativa. A questão dos diálogos. Movimentos de câmara, tipos de enquadramento e os diversos cortes. Flashback. Inserts. Montagem e processo fílmico. Como escrever uma página de roteiro respeitando-se as convenções formais. O curso proporá um exercício de roteirização de um texto em classe e discutirá os resultados.

Objetivo: Ensinar a escrever roteiros para cinema. Diferenças fundamentais, o ato de se escrever para uma câmera.
Data: 02 de fevereiro de 2013 (Sábado)
Horário: das 09h 00 às 16h00 – Intervalo para almoço
Docente: Ricardo Ramos Filho
Preço único: R$ 200,00

Sala de aula:

Rua Dep. Lacerda Franco, 253 (próximo a Rua Cardeal Arco Verde)
CEP 05418-000 - Bairro de Pinheiros, São Paulo, SP
Telefone: (11) 3032-8300 / Metro Faria Lima - Saída Teodoro Sampaio

Faça aqui a sua inscrição
Ricardo Ramos Filho nasceu no Rio de Janeiro, filho e neto de escritores. Cedo se mudou com a família para São Paulo, criando sólidas raízes no bairro de Pinheiros. Ainda muito novo, incentivado e orientado pelos pais, adquiriu o hábito de ler. Esse prazer incorporou-se em sua rotina e não mais o abandonou. A leitura é companheira amiga, escrever foi consequência. Os textos infantis surgiram aos poucos , consolidando-se como especialidade. Nesse gênero pode voltar a ser menino, viver aventuras que remetem a uma infância feliz e deixar a imaginação correr solta. Ao seu livro de estréia Computador sentimental (1992), ganhador do prêmio Adolfo Aizen (1993) de melhor livro juvenil, seguiram-se: Sonho entre amigos (1995), O pequenino grão de areia (1998), A nave de Noé (2000), O livrinho sem figuras (2002), Olívia (2003), Um, dois, três... Cada um tem sua vez (2007), Sobre o telhado das árvores (2008) e Vovô é um cometa (2008). Ricardo Filho, em 2011, foi o ganhador do Prêmio da Prefeitura do Estado de São Paulo com o roteiro do curta Paisagem Muda, em co-autoria com Daniel Obeid.
Escola do Escritor
escoladoescritor@escoladoescritor.com.br
www.escoladoescritor.com.br
Telefone: (11) 3032-8300



Você está recebendo este boletim informativo porque seu e-mail está cadastrado em nosso site. Se não desejar mais receber nossos boletins apenas clique aqui e seu e-mail será automaticamente removido de nosso cadastro.
2011@escoladoescritor.com.br

Enviado por CLAUDIO BOCZON

Mayling Ling

Foto encaminhada por Mayling Ling

Comentários que valem um post

Fatima Cristina deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Cabeçalho Rotativo":

Muito boa esta foto da Selena.
Melhor ainda esta série novo de cabecalho do varal!


Postado por Fatima Cristina no blog . em segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
*************************************************************************** 
 Silvares deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Estamos nos divertindo muito":

É quase como crianças a brincar na rua.
:-)


Postado por Silvares no blog O ÚLTIMO BLOG em 29 de janeiro de 2013
*************************************************************************

ISRAEL KISLANSKY convida

 
Convido a todos para o lançamento do livro FUNDIÇÃO ARTÍSTICA (editora SENAI), dia 31 de janeiro, quinta-feira, as 19h, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
 
Às 19:40h será realizada a palestra "Arte e Tecnologia".
 
O livro foi um trabalho realizado pela equipe do Centro Técnico em Fundição Artística do SENAI e apresenta, em detalhe, todo percurso técnico do processo e, pela primeira vez no Brasil, uma tradução da legislação francesa sobre regulamentação da reprodução de esculturas fundidas. Apesar do Brasil não ser signatário, este modelo é referência no mundo inteiro.
A última palestra na Pinacoteca sobre fundição artística será dedicada as novas tecnologias aplicadas a fundição de metais.

Serão realizadas, por empresas especializadas, demonstrações de equipamentos e procedimentos. Essas empresas foram parceiras no projeto de digitalização do busto de D. Pedro II, fundido pelo Centro Técnico em Fundição Artística, dentro do escopo do Convênio entre as duas entidadesEssas demonstrações consistem em escaneamento de obra ao vivo e projeção e análise de filmes gerados em 3D sobre a fundição da obra. 
 
Abraços,
Israel K.

www.kislansky.blogspot.com
11  3807.3045 / 7558.2101

Cabeçalho ROTATIVO


29.1.13

GRUTA AZUL

Interior da Gruta Azul, Capri, Itália, 2012. Saudades do verão europeu. E.P.L.

Comentários que valem um post

laerth motta deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Arquitetura de Capri":

pra não "dizerem" que não falei nada, ADOREI A LEMBRANÇA ...KKKKKKK grande abraço meu amigo

Postado por laerth motta no blog . em segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
***********************************************************************
  Li Ferreira Nhan deixou um novo comentário sobre a sua postagem ""Boneca"":

Edu, um dia se vc tiver vontade, por favor faça uma foto da tal boneca de guardanapo. Pela descrição não deu para perceber bem como funcionava o tal "sinal"... 

Postado por Li Ferreira Nhan no blog O ÚLTIMO BLOG em 28 de janeiro de 2013
***************************************************************************

João Menéres

 Informo que as dimensões das peças são enormes !
Um abraço João Menéres

Cabeçalho Rotativo


28.1.13

Arquitetura de Capri

 Em foto de Paula Canto, o autor do blog posa num arco de porta, ao lado de outro com dimensões completamente diversas, nas estreitas ruelas de Capri, na Itália. (2012)
Saudades do verão europeu. E.P.L.( 2012 )

Comentários que valem um post

João Menéres deixou um novo comentário sobre a sua postagem "CABEÇALHO ROTATIVO":

EDUARDO
Esse cabeçalho pode ter várias leituras.
Será por eu ainda não me ter referido ao BOOK ?
( Não posso escrever sem ver a cor, sem definir o aroma, sem mastigar e sem beber !... Algumas destas fases estão concretizadas, mas não todas. E 2ª feira tenho cá em casa uma visita por alguns dias, o que, naturalmente, implica uma marcante diminuição de horas para o computador ).
Outra leitura ; Deseja um varal de minha autoria.
Esse desejo será satisfeito gostosamente :
AMANHÃ ENVIO-LHE UM !
Haverá outra leitura mais que me tenha escapado ?
Abraço amigo e obrigado por me muito me honrar ENCABEÇAR O VARAL DE IDÉIAS de hoje !

Postado por João Menéres no blog . em sábado, 26 de janeiro de 2013
************************************************************************************* 
  
expressodalinha deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Comentários que valem um post":

A pistola deve ser uma baby gun.




Postado por expressodalinha no blog . em domingo, 27 de janeiro de 2013 
**************************************************************************
 
Silvares deixou um novo comentário sobre a sua postagem "UMA GOSTOSA E LONGA GARGALHADA":

Fico à espera de ler esse conto. Ainda assim eu dou umas quantas gargalhadas ao longo do ano. É das coisas boas que tem a minha profissão, o contacto com os meus jovens alunos propicia momentos de grande comicidade.

Postado por Silvares no blog O ÚLTIMO BLOG em 27 de janeiro de 2013
****************************************************************************************

Cabeçalho Rotativo


27.1.13

GUSTAVO ROSA

GUSTAVO ROSA 2009 - Papel e caneta bic
Retrato de Paulinha e E.P.L.

Comentários que valem um post

Maria de Fátima deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Desenho":

uma homenagem excepcional a um amigo excepcional
que desenho Eduardo!

Postado por Maria de Fátima no blog . em sábado, 26 de janeiro de 2013
**********************************************************************

CABEÇALHO ROTATIVO


Fernando Azzi e FERNANDO SABINO

Vale RECORDAR!!!!
 

"Zélia": o "escorregão" de Sabino completa   22 anos faleceu em 2004

Há duas década, a biografia da ex-ministra transformou o escritor mineiro numa das figuras mais malhadas pela crítica. O livro vendeu 240 mil exemplares em dois meses, mas chamuscou o prestígio do autor
Hoje faz 22 anos que a reputação literária de Fernando Sabino foi confiscada pelo livro Zélia, Uma Paixão (Record, 1991, R$ 20), a afamada e polêmica biografia da ex-ministra de Economia Zélia Cardoso de Mello. Poucas vezes se testemunhou um linchamento moral e literário tão violento de um escritor, que se calou e só recentemente voltou, lacônico, ao assunto.

O livro - na época explicado pela própria Zélia como contendo 80% de verdade e 20% de ficção - gira em torno do romance entre a ministra e o hoje senador Bernardo Cabral (então ministro da Justiça), mostra cenas amorosas ao som de boleros e taças de champanhe, fala de encontros escondidos em Brasília, São Paulo e Nova York e dedica um capítulo inteiro à demissão (conspiração, diz ela) de Zélia.

Em dois meses, a "biografia romantizada" (definição do autor) vendeu 240 mil exemplares - num ano recessivo e de poucas vendas no mercado editorial -, mas chamuscou o prestígio de um escritor de sólida trajetória. Os biografados também se deram mal. Zélia casou-se e separou-se do humorista Chico Anísio e recentemente foi vista na Internet em anúncio à procura de um namorado, e Collor tornou-se o autor de um dos capítulos mais deplorados da história política nacional.

Menos de uma semana depois do lançamento, Zélia, Uma Paixão ardeu numa fogueira crítica como raramente se observou na literatura brasileira. Algumas das linhas mais corrosivas foram de Roberto Ventura, professor de literatura comparada da USP, no Estadão. Ventura escreveu que o escritor mineiro teria sucumbido ao sucesso fácil de um "folhetim sensacionalista" e avaliou o livro como uma aliança entre o "exibicionismo compulsivo de Zélia e o comercialismo barato de Sabino". Houve também quem procurasse explicar o episódio como uma aventura extraliterária na carreira de um autor respeitado como cronista e prosador.

Mutismo preservado - Sabino sentiu as punhaladas e se recolheu a um mutismo até hoje preservado. Desde então contam-se nos dedos de uma mão o número de entrevistas à mídia - em uma delas, sintomaticamente, ele confessa ter preferido ser músico a escritor.

Equívoco ou oportunismo? Para o crítico literário Fábio Lucas, nem uma coisa nem outra. "O livro sobre a Zélia se insere numa coleção de perfis, de pessoas a quem Sabino admirava. Esse lado esteve presente no momento em que a Zélia subia ao estrelato."

Um dos livros de não-ficção mais interessantes do escritor é justamente uma reunião de perfis publicados inicialmente nos jornais e intitulada Gente. Nomes tão díspares como Roberto Carlos, Chico Anysio, Mário de Andrade e Jorge Amado estão alinhavados ali.

Mas Zélia, Uma Paixão destoa dos demais perfis - escritos e reescritos por Sabino, reconhecido pela elegância do estilo. O livro foi feito em apenas 40 dias, o que levou muita gente a desconfiar de oportunismo.

Apenas neste ano, Sabino rompeu o silêncio sobre sua obra mais polêmica. Um dos capítulos do volume Livro Aberto (Record, 658 págs., R$ 45) reserva ao leitor algumas linhas de esclarecimento. Diz que poucos entre seus algozes leram o livro até o fim e que não se tratou de uma aventura extraliterária, mas de um desafio apaixonante sobre uma "insigne figura da vida nacional".

Antes do recente lançamento, o escritor teve toda sua obra reunida e editada pela Nova Aguilar, privilégio editorial reservado apenas a grandes nomes da literatura brasileira como Cabral, Vinicius e Cruz e Souza, entre outros.

Uma iniciativa que o recoloca num merecido lugar. Outro movimento com vistas a redimi-lo começou há pouco tempo na Academia Brasileira de Letras. Alguns acadêmicos cogitam o nome de Sabino como futuro imortal para fazer jus à sua reputação manchada há 22 anos.
Enviado por Fernando Azzi 
 
 

26.1.13

Desenho

DUAS LEITORAS
Autoria desconhecida
Uma homenagem do Varal ao nosso leitor, amigo e colaborador José Luiz Fernandes que nos tem enviado dezenas de imagens de Leitores do " O Último Blog "

Comentários que valem um post

 Silvares deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Cabeçalho ROTATIVO":

O cabeçalho anterior também não estava nada mal!

Postado por Silvares no blog . em quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 
*********************************************************************
 Li Ferreira Nhan deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Robert Mapplethope, fotógrafo":

Olha eu aí!
E melhor; seguida de uma série de fotos de tirar o fôlego, aliás o Varal estava devendo fotos de nus masculinos!!
OMG; com que arma esse deus de ébano foi contemplado!!!
Obrigada Edu pelo duplo presente; A DO REI !
;)


Postado por Li Ferreira Nhan no blog . em sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 

************************************************************************ 

Conselho do Fernando Azzi

Para incentivar o que já é bom.....vai ficar MELHOR...abs.
 
 
 
 
O DURO OFÍCIO DE ESCRITOR,
“Para mim, o ato de escrever é muito difícil e penoso, tenho sempre de corrigir e reescrever várias vezes. Basta dizer, como exemplo, que escrevi 1.100 páginas datilografadas para fazer um romance, no qual aproveitei pouco mais de 300.”
Fernando Sabino

CABEÇALHO ROTATIVO


25.1.13

Robert Mapplethope, fotógrafo

Robert Mapplethope, self-portrait, 1975  

 Robert Mapplethorpe foi um fotógrafo norte-americano que se define por grande rigor em todos os aspectos da sua obra, criativos ou técnicos. Wikipedia 

Nascimento: 4 de novembro de 1946, Queens

Falecimento: 9 de março de 1989, Boston

 Robert Mapplethope 
 Robert Mapplethope 
Robert Mapplethope - Louise Bourgeois
Robert Mapplethope - Alan Lynes 1979
 Robert Mapplethope, no seu melhor!

Comentários que valem um post

Li Ferreira Nhan deixou um novo comentário sobre a sua postagem "DILETTO em nova loja em São Paulo":

Nossa Edu! Tudo isso que você escreveu é a cara de São Paulo!
E mostra muito bem a forte presença da colonização italiana (ainda) sobretudo na organização e atendimento aos clientes.
;)

Postado por Li Ferreira Nhan no blog . em quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
************************************************************************************

CABEÇALHO Rotativo


24.1.13

DILETTO em nova loja em São Paulo



Na Alameda Lorena, em São Paulo abriu uma nova sorveteria do conhecido GELATO ITALIANO Diletto.  A cidade que tem de tudo que se possa imaginar, e mais alguma coisa, tem a capacidade de lotar as lojas, onde se formam  filas de meia hora para servir seus produtos.
Foi o meu caso numa tarde de Domingo. Depois de meia hora de espera se paga pelo número de sorvetes que se deseja. Só depois numa chamada pelo nome, nem sempre obedecendo a ordem de chegada, se faz o pedido do sabor. Aí o sabor escolhido esta em falta, e você tem que se contentar com o que ainda sobrou. Nem sempre o que desejaria antes de fazer o pagamento. Mas aí já é tarde, e tem muita gente na fila de espera, para você criar um caso... Todos os sorvetes de massa, acompanham uma cobertura. Há os de palito, que são bons também. E como estão à mostra, não há o perigo de se pagar por um sabor, e levar outro, de consolação.

Cabeçalho ROTATIVO


LEITORES do livro

 Boa noite Edu,
Terminei de ler o livro e gostei muito, três historias irão ficar na minha cabeça a da velhinha virgem, do tripé e do advogado,achei uma delicia as historias seu livro tem uma escrita inteligente e boa de entender . Muito obrigado por dividir essa excelência comigo, esse gesto vai ficar pra sempre no meu coração.
obrigada
celia conrado

Comentários que valem um post

obat stroke alami deixou um novo comentário sobre a sua postagem "LITORÂNEAS III":

nice blog...
this blog is very important for me ... thank you ...


Postado por obat stroke alami no blog . em quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
****************************************************************************
  expressodalinha deixou um novo comentário sobre a sua postagem "FERDINAND HODLER":

É, mas o que impressiona hoje é o cabeçalho. Contos policiais?! Não estou a entender!
Postado por expressodalinha no blog . em quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
********************************************************************************* 
Li Ferreira Nhan deixou um novo comentário sobre a sua postagem "FERDINAND HODLER":

Adorando os cabeçalhos; a frase com a devida cara do seu autor! Tá o máximo!


Postado por Li Ferreira Nhan no blog . em quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 

****************************************

23.1.13

FERDINAND HODLER

 Ferdinand Hodler é um pintor suíço nascido em 14 de março de 1853, em Berna, e falecido no dia 19 de maio de 1918, em Genebra.
O primeiro quadro a marcar a carreira de Hodler foi Noite. É autobiográfico, fala do sono e do medo da morte e das relações homem/mulher. A figura central e o homem no alto à direita são ele mesmo. A mulher vista de costas em baixo é Bertha Stucki, sua mulher na época. É a única vez em que ela aparece nos quadros dele.
O jovem Hodler no centro da tela, apavorado ao ver a morte instalada ali entre suas pernas, demonstra todo seu sofrimento com as mortes que presenciou e como sofreu tendo testemunhado a lenta morte por tuberculose de toda sua família: entre os 7 anos e os 32 anos perdera os pais e os cinco irmãos.

Noite, óleo sobre tela, 1890, 116 x 299 cm.
Museu de Belas Artes de Berna, Suiça

Álbum da Piacaba

 No álbum da Piacaba, iniciado em 2000, tem muita gente miúda que hoje já é gente grande. Muita gente não havia nascido, hoje já tem 12 anos. Mas relaxamos muito no hábito de fotografar as visitas. Nos primeiros anos era um ritual sagrado. A foto "oficial" da visita. Desta feita falamos em fazer a foto muitas e repetidas vezes, mas sempre faltava alguém, ou animo para. Acabamos fazendo a foto no Aeroporto, minutos antes do embarque. Débora, Adriana, Dudu e Guilherme, com as filhas Helena, Isabela e Glória. A primeira imagem é minha, a segunda da Débora.
 Meu sobrinho e afilhado Eduardo Novaes, tomando uma aulinha de como fazer um churrasco na Piacaba. Isabela é sua filha caçula.
 Isabela jogando com minha neta Glória. Ao lado foto da Helena.
Semana de 14 a 19 de Janeiro de 2013

Cabeçalho ROTATIVO


Comentários que valem um post

Li Ferreira Nhan deixou um novo comentário sobre a sua postagem "BANHO DE SOL":

O cabeçalho esta ótimo! Adorei!
Postado por Li Ferreira Nhan no blog . em terça-feira, 22 de janeiro de 2013
***********************************************************************************************

22.1.13

BANHO DE SOL

Com foto de Paula Canto, banhista nua, em bronze, tomando sol em jardim frente para o mar, na praia da Barra, em Garopaba, SC. Não conheço o autor da escultura, mas desconfio de quem é a casa.

SELENA SARTORELO no VARAL

Selena Sartorelo Ha!ha A ideia também era essa..lembra dessa foto, foi feita para a brincadeira do Varal..Seu retrato no varal do Eduardo Penteado Lunardelli. Beijos e obrigada fico feliz que tenham gostado. rsrs
 Selena, isso mesmo!

Comentários que valem um post


expressodalinha deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PROVOCAÇÕES SADIAS : Mauro gaucho educado !":

Magnífica reportagem. Tenho alguns comentários:
- nunca se salga a carne para churrasco duas horas antes, pois o sal endurece a carne. Salga-se dois ou três minutos antes.
- convém que as brasas estejam muito quentes, para grelhar e não para cozer a carne.
- o grande teste para grelhadores não é a carne, mas o peixe. Esse sim tem segredos.
Que me desculpem gaúchos e catarinenses, mas os bons grelhadores são daqui de Portugal, mais propriamente da Península de Setúbal.


Postado por expressodalinha no blog . em segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
*****************************************************************************
 João Menéres deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A cara do Domingo":

Não fossem os filhos virem cá almoçar ( com as noras e os netos são 13 pessoas que entram ), o Domingo era quase um dia normal. É certo que há menos movimento e os estabelecimentos comerciais, na sua maioria, estão encerrados. Para mim, no local onde resido, é quando fecham o trânsito durante horas por causa de uns patuscos que sobem e descem a avenida a correr convencidos que vão à Maratona de Londres, de São Paulo, de Nova Iorque... Outros, noutros Domingos, usam as bikes e todos os seus carros de apoio !...
Aí, sei que é Domingo, infelizmente.


Postado por João Menéres no blog O ÚLTIMO BLOG em 21 de janeiro de 2013
**************************************************************************

21.1.13

PROVOCAÇÕES SADIAS : Mauro gaucho educado !


 Minha panela grelha, onde faço meus churrascos com picanha, linguiça, batata, alho e cebola no alumínio.
Mauro Taxitramas Castro Não lembro de ver churrasqueira na Piacaba...tem certeza que não tem o dedo da Florinda Ferreira da Silva nesse "churrasco"? hahahahahaha
Mauro Castro é um dos muitos gaúchos inteligentes com quem me relaciono. Tem humor e sensibilidade, que falta na maioria dos seus conterrâneos. Fez o comentário acima, a propósito desta cronica que postei no meu blog O ÚLTIMO BLOG e no Facebook. 


PICANHA e CLERICÔ

Fazer churrasco em "praia" de gaúchos é uma responsabilidade e tanto. Santa Catarina é literalmente praia de gaúchos. Churrasco é coisa que eles inventaram e difundiram mundo à fora. Como a pizza que não é paulista e veio da Itália, dizem que as que se come em São Paulo, são as melhores do mundo. Nada parecidas com as Romanas ou Calabresas. No caso do churrasco também. Soubemos, em São Paulo adapta-lo, e produzir uma refeição muito mais charmosa e saborosa do que os feitos por gente do Rio Grande do Sul. Eles não admitem isso, é claro. Mas eles não admitem um monte de coisas, sobre as quais não há controvérsias, mas continuam não admitindo. Por exemplo o " complexo do macho". Mas essa é outra crônica, e fica para uma outra vez. Hoje falaremos do meu churrasco de ontem. Uma boa picanha refrigerada, comprada no Silveira do Campo Duna, para começar. Deixei salgando por duas ou três horas. Sem machucar a carne com espetos ou outros materiais de tortura. Passasse sal por toda sua superfície, maciamente. Eu prefiro o sal fino, mas há quem ainda prefira o grosso. Tudo bem, a diferença será pequena. Churrasqueira, carvão aceso, e sobre ele muitas batatas, cebolas e cabeças de alho, todos cobertos, individualmente, em papel alumínio. Sobre a grelha coloquei as linguiças. Finas e grossas. Foram servidas como entrada, e com pão francês quentinho. Depois a Picanha que foi fatiada bem fina, e servida ao ponto ou bem passada, ao gosto dos comensais. Uma grande salada foi acompanhamento. Melancia de sobre mesa. Bebemos Clericô ( vinho branco, pêssego, in natura, e gelo), e algumas pessoas preferiram cerveja. Estava ótimo.
Postado by Eduardo P.L. no blog www.elunardelli.blogspot.com


Para ilustrar a minha resposta : 
Eduardo Penteado Lunardelli Mauro Taxitramas Castro, bem observado. Essa é outras das desmistificações que os Paulistas fizeram. Para fazer churrasco não é preciso um buraco no chão, ou aquelas construções de alvenaria, com grelhas, engrenagens, lugar para o carvão, para os espetos, chaminés e coisas que tais... Basta uma panela para grelhados de alumínio Milagroso. Veja foto no VARAL amanhã!
Posto as imagens a seguir:
 O Clericô, em primeiro plano. A panela com grelha, com uma picanha salgada e duas linguiças.
 Para fazer churrasco não é preciso ficar de pé durantes horas a fio. Com a minha panela/grelha fico como quiser. Durante o churrasco o tempo mudou, e choveu. Poderíamos ter levado a " churrasqueira" para qualquer outro lugar coberto. Mas preferi ficar na chuva aparado por um grande guarda sol.
 Nesta imagem preparo umas linguiças, finas e grossas que serão servidas como aperitivo, antes da carne propriamente dita. Sob a grelha, e sobre as brasas do carvão, estão embrulhadas uma a uma, as cebolas, batatas e cabeças de alho. Servidas junto com a Picanha.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )