14.7.12

TENTANDO EXPLICAR O CONTRA PONTO

João Menéres deixou um novo comentário sobre a sua postagem "CONTRA PONTO, CONTA PONTO de José Luiz Fernandes":
"Continuo sem perceber muito bem como proceder para entrar na brincadeira...
" Este forno é CONTRA PONTO do CESTO COM O PÃO ? "
Postado por João Menéres no blog . em sexta-feira, 13 de julho de 2012 
 Blogger expressodalinha disse...
Também dá para cozer pão?
sexta-feira, 13 de julho de 2012
 Anônimo Li Ferreira Nhan disse..
Ótima imagem!
Acho que entendi o espírito da coisa!

;) 
Sem querer polemizar, mas aproveitando o tema, para voltar a comentar as diferenças do "entendimento" da língua portuguesa falada e escrita no Brasil, e a de Portugal,  o caso presente é bom exemplo. Com toda certeza a nova brincadeira não foi por mim muito bem explicada. Mesmo porque nasceu durante um post da série CADEIRAS, o que chegou até a confundir o meu parceiro Jorge Pinheiro. Mas a própria Li Ferreira Nhan, brasileira, em que pese seus antepassados, e amor, por Portugal, também "levou um tempo para entender". Mas entender a mecânica da brincadeira é uma coisa ( e  nada complicada, diga-se de passagem ), outra é estabelecer o CONTRA PONTO, que exige abstração ( processo ou resultado de generalização por redução do conteúdo da informação de um conceito ou fenômeno observável, normalmente para reter apenas a informação que é relevante para um propósito particular),  imaginação, criatividade, invenção,  enfim,  humor e espirito aberto. Concordo que essa brincadeira será muito fácil, e simples, para nós brasileiros, que não tomamos a PALAVRA ESCRITA ou ORAL ao pé da letra. Para os Portugueses, que ao contrário, tomam as palavras no seu estrito senso, e vejo agora, que não são só as palavras, mas as imagens, será mais difícil convencê-los de que um CESTO DE PÃES pode, e esta,  DIRETAMENTE relacionado a um FORNO. Um forno, para um brasileiro,  é um espaço onde se assa um pão, uma pizza, um porco, onde galinhas fazem ninho, e chocam seus ovos, onde gatos parem, enfim, tem múltiplas finalidades, inclusive podem ser associadas às fornalhas que queimam dinheiro, entre outras coisas. Percebi que essa liberdade de imaginação será difícil conseguir dos nossos irmãos portugueses. Relacionar uma imagem a outra, completamente diversa, mas que de alguma forma se comunicam, se entrelaçam, ou se contra ponham. Não vou aqui voltar a contar as inúmeras "piadas" que correm sobre questões óbvias para um  brasileiro e sua interpretação dada por  portugueses, como por exemplo:  
Sabes Joaquim, o doutor me disse para beber um pouco de suco de limão depois de um banho quente.
 - E tu bebeste o suco de limão, Manuel?
 - Que nada! Não consegui nem acabar de beber toda aquela água quente. 
Ou,
Por favor! O senhor viu alguém dobrando esta esquina, agora a pouco?
 - Não, senhoire. Quando aqui cheguei, ela já estava dobrada...


 É disso que estamos falando! Nossas imagens à procura de um CONTRA PONTO que  não podem ser levadas ao pé da letra. É preciso abstração e imaginação! Caso contrário, não seria um CONTRA PONTO.
Tenho certeza que tanto o João como o Jorge não se ofenderão  com minhas explicações, e espero poder contar com eles, e todos os portugueses nessa NOVA brincadeira! Até como um exercício! E não me venham alegar falta de tempo.

13 comentários:

Li Ferreira Nhan disse...

rsrsrsrs
Amei o "em que pese seus antepassados"!
Adoro! :))
Claro que meus amados antepassados e meus queridos amigos portugueses entendem o carinho da brincadeira!
Mas voltando, minha dificuldade era (como de hábito) de ordem técnica pois não vi a imagem do Ricardo Blauth no blog dele. Daí fiquei confusa. Agora tudo bem!
Bjs

Maria de Fátima disse...

depois deste texto, eu vou qurer estar atenta e participar...

João Menéres disse...

Então, o Eduardo, num determinado dia coloca uma imagem np CONTRA PONTO e os participantes, no espaço de 24 horas, postam uma para fazer o CONTRA PONTO dessa. É isso ?

João Menéres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo P.L disse...

Isso mesmo, João!
Desde já agradeço sua indispensável participação!

Eduardo P.L disse...

Maria de Fátima,

contamos com sua "atenta" participação, que desde já agradecemos!

João Menéres disse...

Há dia certo na semana, Eduardo, para o
CONTRA PONTO ?

Eu não me sirvo de imagens da net. Procurar no meu arquivo, por vezes, não é tarefa fácil !!!
Veremos quando posso, com o maior empenho, participar.

um bom abraço.

Eduardo P.L disse...

Li,

não estou tão seguro que nossos queridos amigos não se ofendam com a minha brincadeira. "Mas sou daqueles que perde o amigo, mas não perde a piada." Mentirinha! Não perderia um amigo por melhor que fosse a piada!
Quanto ao nosso amigo Ricardo Blauth, você tem TODA RAZÃO. Ele não postou no seu blog, e me enviou por e-mail as fotos das telas dos fornos de pão. Acontece que ele esta a mais de duas semanas, acompanhando a sua esposa TEREZINHA, grande aquarelista e nossa amiga, na UTI de um hospital de Porto Alegre. Como sei da dor por que passa o Ricardo, relevei o fato de não ter postado. Pelo contrário, enquanto muitos ainda não haviam entendido a mecânica da "coisa", ele, do Hospital, pelo seu ipod me enviou os CONTRA PONTOS, com palavras de carinho e incentivo. O Varal não fez ainda nenhum post sobre a talentosa amiga Terezinha por solicitação explicita do Ricardo, pedido este que respeitamos, evidentemente!Mais detalhes poderão saber nas páginas dele do FB, ou no blog da Terezinha Blauth.

Fatyly disse...

Agora já entendi e irei ver a obra portuguesabrasileira:) porque não posso participar já que não tenho máquina fotográfica:)

Eduardo P.L disse...

Fatyly,

pode participar SIM!!! Basta procurar na web uma imagem que faça CONTRA PONTO, e pronto!!!!É até mais fácil encontrar uma imagem pronta na web do que fazer uma foto especialmente, ou procurar nos próprios arquivos. Coloque no GOOGLE a palavra que representa o CONTRA PONTO no seu entender, e veja as imagens que o GOOGLE lhe apresenta. Escolha a que mais lhe agrada, post no seu blog, e estará participando! Simples assim! Conto com você!

Li Ferreira Nhan disse...

Olha Edu, sou uma brasileira que escuta muita piada sobre os meus antepassados! A começar aqui, no "recôncavo" do meu lar, pelo meu excelentíssimo companheiro (com antepassados espanhóis!!! rsrsrs). Mas como eu disse, levo com carinho e na esportiva. Bom humor sempre!
bjs

(votos de franca recuperação a esposa do Ricardo)

expressodalinha disse...

Um abraço ao Ricardo e as melhoras da Teresinha. Qt ao contraponto percebi logo à primeira... até me precipitei. A nossa vantagem é que sabemos falar brasileiro :))

Eduardo P.L disse...

Li e Jorge, obrigado por entenderem o espirito da "coisa". Trata-se só de mais uma brincadeira que pode ou não vingar, dependendo do interesse dos leitores em participar! Eu faço minha parte....

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )