30.6.08

NOVA SÉRIE de PINTURAS III


Série PINTURA & DESILUSTRAÇÃO - Sem Título - Acrílica, e Óleo sobre tela 100X80cm - 2008 -

VARAL DO DIA

Fonte AQUI

FERNAND LÈGER



Pintura - A grande parada, de Fernand Léger
Fernand Léger nasceu em Argentam, perto de Paris, em fevereiro de 1881. Em 1900, mudou-se para Paris e, ali, entrou para a Escola de Artes Decorativas. Na década de 1920, a pintura mural foi constante em sua obra. Um ano antes de morrer, o pintor completa "A grande parada" (1954). O quadro, exposto no Museu Guggenheim, em Nova Iorque, é considerado a síntese de sua arte. Trata-se de uma monocromia cortada por faixas coloridas que ligam estranhas e poéticas figuras humanas. O circo era um dos temas preferidos de Legé.
(Com colaboração de Catharina Mafra)

Noblat

Duas palavras no Varal




Elma Carneiro deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PAUL CÉZANNE":

"EU SOU UM MARCO", dizia um convicto Paul Cézanne, um dos pais da arte moderna.Tinha como objetivo converter, nos quadros que pintava os objetos da natureza a três formas básicas: o cilindro, a esfera e o cone.Em sua fase construtiva (1878 a 1890) não mais retratava a realidade visível, porém passava para suas telas a substância do material sob forma. E a luminosidade nascia da cor dada as formas, isto é de dentro para fora como se a própria pintura emanasse vida, independente de uma luz exterior, conferindo vida própria às coisas que circunscreve no espaço da tela, no espaço do olhar, do apoderamento das sensações visuais pela consciência, pelo pensamento, daí sua notória classidade moderna. Árvores, casas e demais elementos da paisagem subordinam-se à unidade de composição. As suas paisagens são sutilmente geométricas.E, as telas de Cézanne não fotografam a montanha de Santa Vitória, mostram o montanhoso, deixam sentir certa mineralidade que, seguramente, é a essência da montanha". Embora tenha tido um sucesso tardio,Cézanne abriu as portas da modernidade na pintura, sulcando o caminho para artistas posteriores, abrindo caminho para o Cubismo e a abstração.

Um abraço,
Elma Carneiro

ARTERAPIA


ARTETERAPIA: Conhecer e reconhecer
VIII Congresso Brasileiro de Arteterapia

Centro de Eventos - HOTEL LAJE DE PEDRA -
Canela - Rio Grande do Sul
Novembro 2008
Org.: Associação de Arteterapia de Rio Grande do Sul e Associação Sul-brasileira de ArteterapiaMembros fundadores da UBAAT-União Brasileira de Associações de Arteterapia.

O VIII Congresso Brasileiro de Arteterapia será realizado no período de 12 a 15 de novembro de 2008,
no Espaço de Eventos do Hotel Laje de Pedra, na cidade de Canela no Rio Grande do Sul
Tem por tema ARTETERAPIA: conhecer e reconhecer sob o ponto de vista de diferentes linhas teóricas; abrangendo públicos e campos do saber diferenciados, nas áreas de saúde, educação e trabalho.

Pensar, dialogar e construir sobre tal diversidade nos move na condução deste Congresso. Para tanto, propomos compartilhar nosso fazer Arteterapêutico, nossas reflexões, duvidas e experiências, na busca contínua da construção substantiva dessa, que entre nós, ainda é uma profissão nova.

PÚBLICO ALVOArteterapeutas,
Arte Educadores,
Médicos, Psicólogos, psiquiatras,
Psicopedagogos e
demais profissionais das áreas da Saúde, Artes,
Recursos Humanos e da Educação.
Secretaria executiva: VJS Site: www.vjs..com.br
INFORMAÇÕES :E-mail: congressoartt_rs@yahoo.com.br
Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.
Convite enviado por Kira Burro

e-mail no VARAL

Eduardo,
uma coleção de pregadores, ou molettes, encontrados por aqui, nesta simpática cidade de Spoleto, Itália, direto para o Varal.
baccio a tutti.



Ju Gioli


Obrigado pelas imagens e pela lembrança!
Sábado, na livraria da Vila, na tarde de autógrafos do Lord, muita gente comentou a falta que você esta fazendo no Brasil. Bjs e obrigado.


EXPOSIÇÃO DE PINTURA
do artista plástico
MARCIO ANTONON

dia 8 de Julho de 2008 terça feira às 20 H
ASIA ARTS & ASIA 70
WWW.ASIA70.COM.BR
Av. Nova Independencia, 865 Brooklin Novo
cruza com final da rua Kansas.
ou
Rua Domingos Andrade, s/n°
rua sem saida travessa do final da Rua Kansas
tel. 5102.2215
Convite enviado pela Anapana.

HUMOR NO VARAL



A estátua de DAVI finalmente retorna à Itália, após passar 12 semanas de férias nos Estados Unidos da América.
Enviada pela querida tia Zulmira M. Lunardelli

29.6.08

LUZ a Estação: MUSEU DA LINGUA PORTUGUESA

Foto:E.P.L.
O prédio da centenária ESTAÇÃO DA LUZ, que hoje abriga o MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA, destaca-se como um dos principais marcos arquitetonicos da cidade de São Paulo. A construção chama a atenção dos paulistanos e visitantes pelas suas linhas inglesas e pela bela torre do relógio.

O Museu da Lingua Portuguesa é frequentado principalmente por estudantes de todas as idades.
Muito bem montado, da uma idéia de forma rápida e moderna da origem da Lingua Portuguesa e com instrumentos de imagens e som, ilustra e informa TUDO sobre essa nossa língua.

Na imagem do centro, o mapa das GRANDES FAMÌLIAS LINGUISTICAS DO MUNDO, e em laranja a portuguesa, terminando com o POTUGUES/BRASILEIRO.

Muito bem instalado e com uma frequencia enorme, esta de parabéns os idealizadores e seus funcionários. Fotos E.P.L. 27/06/08

VARAL DO DIA

CASABLANCA - Varal discretíssimo! - Marrocos - E.P.L.

ESCULTURAS DE CABELO

Esculturas de cabelo
Para dar o que falar na próxima festa, em vez de chapéu, invista num bom cabeleireiro.
Escolha o modelo.

DUAS PALAVRAS NO VARAL


Estão enviando constatações estatísticas que mostram um resultado nada surpreendente!

A grande surpresa são os Estados Unidos da América, que apesar da média elevada de QI, abriga um povo quase fundamentalista pelo monoteísmo religioso.
Eu considero que a causa disso foi a grande colonização de irlandeses, povo muito religioso, poderia dizer fanaticamente religioso, sem medo de exagerar, pois todos nós ainda temos em mente os sangrentos embates entre católicos e protestantes que até há pouco atormentavam esse país.

Na verdade, essa estatística mostra um resultado muito lógico, pois mentes mais inteligentes, mais racionais, com mais conhecimentos sobre as ciências físicas e naturais, têm muito dificuldade de absorver as lendas bíblicas sobre a origem dos homens e do próprio cosmo!

Agora, em agosto ou setembro, quando o LHC - LARGE HADRON COLLIDER - , montado na Suíça, entrar em funcionamento, muitas novidade vão ocorrer no mundo da cosmologia e da origem da matéria e principalmente da massa.
Um HADRON, (palavra de origem grega que significa forte) é uma partícula que possui FORÇA NUCLEAR forte, isto é, que interage fortemente e é constituída por quarks, logo está inclusa na Teoria da Cromodinâmica Quântica. Exemplos de hádrons são os principais núcleons do Universo, o PROTONS e o NEUTRONS, (Próton = 2 up quarks e 1 down quark ; Nêutron = 1 up quark e 2 down quarks).
O LHC é um acelerador de partículas, com 27 km de extensão, 100 metros abaixo da superfície, um túnel curvo, que vai acelerar a 99,9% da velocidade da luz vários feixes de HADRONS, em sentidos opostos que, em 4 salas ao longo do tunel, salas equipadas com equipamentos de medição de micro-partículas, irão colidir frontalmente, liberando uma energia tão grande, que poderá ocorrer as condições do Big-Bang Primordial, simulando em tempo real, as condições do nascimento do Universo há mais de 13 bilhões de anos.
A grande espectativa dos cientista envolvidos nesse projeto de 8 bilhões de dólares, é conseguir observar o "Bóson de Higgs", partícula sub-atômica que no instante do Big-Bang, proporcinou à matéria, que se criou na forma de partículas elementares, a propriedade que nos dá a existência física: a massa.

O Bóson de Higgs é uma partícula ainda do campo teórico, que jamais foi detectada em experimentos sub-atômicos, porem é fundamental para a justificativa da massa no universo, e não apenas a energia.
O Bóson de Higgs (o físico inglês Higgs, há 30 anos formulou a teoria que justifica a existência da massa no universo, criando a partícula sub atômica "bóson"- são 16 partículas todas sem meteria - que na fusão com as demais proporciona a propriedade de massa, sem o que o universo não existiria, tal como o conhecemos, seria um universo apenas de energia sem massa!
Por isso o Bóson de Higgs é conhecido na Ciência como "Partícula de Deus" (leiam reportagem de capa na VEJA da semana passada)

Os religiosos ficam com frio na espinha com essas coisas, que a bíblia omitiu deles!!!!

Isso é uma das causas que leva as pessoas mais inteligentes e mais informadas a terem dificuldade de crer nas lendas bíblicas, que mostram um universo feito por uma vontade e não pela interação de forças, ainda hoje desconhecidas!

LUIZ SANTILLI - INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS
Foto: Paula Leite do Canto 26/06/08

e-mail no VARAL



Recebi da minha grande amiga MARIA JOÃO do blog Diário Gráfico.
Infelizmente não veio o nome do (a) autor (a).

HUMOR NO VARAL


Jack - By Court Jones

28.6.08

OCUPAÇÃO/DEMARCANDO DE UM ESPAÇOS - Projeto Arq. Fernando Zanforlin

CORNER


Próximo corner: CORNER 2
****************
Breve histórico:
O Arquiteto e ARTISTA PLÁSTICO Fernando Zanforlin nos convidou para participarmos desta OBRA VIRTUAL , dentro do seu PROJETO : OCUPAÇÃO/DEMARCAÇÃO DE UM ESPAÇO.
Este espaço mental, ou virtual esta compreendido entre 4 corners, que estão postados em quatro blogs, em diversas partes físicas e geográficas do Brasil.
Siga os CORNERs, e "vejam" o ESPAÇO DEMARCADO.

VARAL DO DIA

CASABLANCA - Marrocos - E.P.L. -

CATARATAS do OLAFUR ELIASSON


JUSTIN LANE / EFE
Las cataratas de Nueva York, instalación del artista Olafur Eliasson en el puente de Brooklyn. Es una de las cuatro cataratas artificiales montadas en la Gran Manzana.

VIVA A PINTURA por Silvares

Viva a Pintura!
Uma historinha exemplar para desanuviar o ambiente em, pelo menos, umas noventa das cem cabeças.

Li hoje no jornal que "O Colosso", uma das obras-primas atribuídas ao meu mais que adorado Goya (tenho por este mestre uma admiração que ultrapassa tudo o que possa dizer ou escrever) afinal pode não ter sido pintado por ele (ver também aqui).
.
Pronto, querem lá ver! Então como é? Tudo o que se disse, tudo o que se escreveu sobre a terrível visão do Surdo sobre os malefícios da guerra e a forma aterradora como ela arrasa a esperança do Ser Humano tem, afinal, menos esta parcela?
.
A tela é excelente. Ter sido pintada por Goya ou por Asensio Juliá (aqui retratado pelo Mestre), um seu colaborador ocasional, faz dela menos do que aquilo que é?
.
Outra questão interessante que se levanta tem a ver com a dimensão da crítica na construção da imagem do artista. Ser conhecido ou reconhecido nos textos que ficam para a posteridade é importante. Quantos artistas excelentes aguardam na penumbra da sombra projectada pela fama dos considerados grandes mestres por uma migalhinha de reconhecimento? Quantos nomes e obras grandiosas vão ficando para trás, caídos e esquecidos nos quadros cronológicos dos manuais de História da Arte?
.
Enfim, Goya não sofre a mínima beliscadura. Que o Colosso tenha sido pintado por ele ou por Asensio Juliá não é mais que um pormenor. O que temos a fazer é olhar para a obra e reflectir sobre ela independentemente de quem a tenha realizado. Viva a Pintura!
Publicada por Silvares no seu 100cabeças

HUMOR NO VARAL

27.6.08

LAUDO da Vítima da Quinta


Acertou quem disse Vítoria Meirelles do blog RECLINADA
Cuidado, você poderá ser a próxima!
Estamos confiantes que a saúde do seu neto Matthew esteja em plena recuperação.Esses são os nossos sinceros votos!

VARAL DO DIA

CASABLANCA- VARAL E PARABÓLICAS - E.P.L.

Arquitetura- Convento de Cristo


Arquitetura - Convento de Cristo
O Convento de Cristo (1162), histórico monumento na cidade de Tomar, em Portugual, é classificado pela Unesco como Património Mundial. Pertenceu à Ordem dos Templários. Foi fundado em 1162 pelo grão-mestre dos Templários, Dom Gualdim Pais. Ainda conserva recordações desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo. Arquitetos como João de Castilho e Diogo de Arruda procuraram exprimir o poder da Ordem construindo a igreja e os claustros. Atualmente, o convento é um espaço cultural, turístico e ainda devocional.
(Com colaboração de Catharina Mafra)
Noblat

Bill Brant



Fotografia - Nu, Londres, de Bill Brandt
Bill Brandt nasceu em 1904, em Hamburgo. Considerado um dos grandes mestres da fotografia, é conhecido pelo imediatismo, intensidade, estética e qualidade de imagens em preto e branco. Começou a se interessar pela fotografia aos 20 anos. Em Paris, trabalhou como assistente de Man Ray. Só quando mudou-se para Londres deu início à carreira independente. Brandt fotografou grandes cidades inglesas em plena crise econômica de 1929. A partir dos 40 anos, dedicou-se a fotografar nus, como "Nu, Londres" (1929), e perspectivas deformadas. Morreu em 1983.
(Com colaboração de Catharina Mafra)
Noblat

HUMOR NO VARAL

Clint Eastwood
YASHAR GHAHRAMNI

26.6.08

VÍTIMA DA QUINTA


Quem será?
Arrisque um palpite nos comentários
Cuide-se, você poderá ser a próxima!
UP-DATE
Essa "brincadeira" esta pronta a mais de dois meses. Hoje achei oportuno posta-la. Por uma infeliz coincidência, recebo a minutos atrás este e-mail da Vitória:
Meu neto esteve sem oxigenio,ha uns dias,com convulsoes e pneumonia,foi internado e esta no melhor hospital de Johannesburg,onde fez hoje tac e ressonancia tendo se verificado danos e perdas em resultado de "apoxia".Está de novo com febre.Peço os vossos pensamentos e frases ,positivamente declarando, que o MATTHEW PRISTA JOHNSON está curado e sem sequelasAcredito no poder da nossa mente,no poder da nossa corrente e no AMOR de um Deus que lhe deu vida.Obrigada e que Deus te de em dobro em saude .
Vamos TODOS esperar o melhor, para a saúde, do pequeno Matthew.
15:55h

VARAL DO DIA


Marrocos - E.P.L.

FRANÇOIS BOUCHER - 1745



Pintura - Odalisca, de François Boucher
François Boucher nasceu em Paris, em 1703, e morreu ali mesmo em 1770. O pintor foi um dos principais artistas decorativos de sua época. Embora tenha vivido num século dominado pelo Barroco, identificava-se mais com o Rococó. Suas pinturas eram cheias de encanto e sedução, repletas de ninfas nuas em cenas mitológicas e alegóricas. O quadro "Odalisca" (1745) está exposto no Museu do Louvre, em Paris. A jovem nua deitada numa cama em meio a vários lençóis faz pose provocante e flerta com o espectador. Nessa pintura, Boucher quis mostrar os excessos frívolos de meados do século XVIII.
(Com colaboração de Catharina Mafra)
Noblat

Manohead


Emma Bunton Scarlett Johnsson

Recebi por e-mail um trabalho DIDÁTICO de como um caricaturista vê seus caricaturados.
O Caricaturista é o meu amigo MANOHEAD de Garopaba, SC, Brasil, e seus caricaturados gente famosa que vocês conhecem. Vale a pena conhecer:
Siteshttp://www.manohead.com/
http://manohead.blogspot.com/
http://manohead.deviantart.com/
http://manohead.cgsociety.org/

Na verdade o link que ele me enviou não funcionou aqui na postagem. Vou aguardar que ele ou Dna Deise nos mande....
UP DATE
Agora vocês poderão ver AQUI

HUMOR NO VARAL


RAIM

25.6.08

NOVA SÉRIE de PINTURAS II




Série Pintura&Desilustração -Sem título - Acrílica sobre tela 100X80cm - 2008 -

VARAL DO DIA

O Varal do Dia de 12 de Janeiro de 2008, era esta imagem em P&B, especialmente dedicada ao Varal, pelo blog QUINTA DA CAPA ROTA. No dia seguinte à homenagem, o próprio Quinta postou esta versão a cores! Obrigado também. Fico com a primeira! Adoro P&B.

UN DRESS

Através da beleza da alma, da dualidade e das palavras desta moça que não conheço, mas que aprendi a gostar muito e admirar , descobri a POESIA.
Undress se despede, deixando um vazio que será sentido por todos nós!
Já com saudades, esperamos que acorde de seu" Intermezzo" e volte...para nossa alegria!
Aqui seu último texto, sua música fascinante e meu obrigado, por tanto.....



Vi Leardi, no seu Vi...Imtermezzo dia 23/06/08
( Com som inconfundivel do UN DRESS )


UNDRESS
Tudo será construído no silêncio, pela força do silêncio, mas o pilar mais forte da construção será uma palavra.Tão viva e densa como o silêncio e que, nascida do silêncio, ao silêncio conduzirá.~[A continuidade do tempo é a sucessão de presenças e ausências, de elevações e quedas, de desaparecimentos no seio do aparecer, de enxames de sombras nos círculos luminosos.O conhecimento desta dualidade leva o construtor a ter em conta o vazio e a sombra como condições da densidade e leveza da sua construção.Assim na materialidade maciça do ser é necessário abrir concavidades e vazios para que o fluir do tempo se actualize na matéria com a musicalidade do ser.A graça e o encanto das formas resulta desse jogo de luzes e sombras, de plenos e vazios, de formas côncavas e convexas, de planos e curvas, de tonalidades suaves e cores intensas.A morada será como uma concha adormecida com largas e baixas janelas abertas para o mar e os campos monótonos de sobreiros e olivais, e de um terraço liso e vermelho avistar-se-à também o mar e o horizonte e, à noite, o silencioso e cintilante harmónio das estrelas como um vasto leque imóvel e rutilante, soberanamente aberto.Esta abertura do espaço cósmico fomentará a unidade que o construtor procura atravéz da dualidade do tempo.A casa terá por isso a flexibilidade vegetal de uma planta e a transparência de um animal aéreo suspenso num voo largo e repousado, interminavelmente aberto à tranquilidade de um puro espaço.antónio ramos rosa o aprendiz secreto [ alterado rafaela (un)dress .

*
aqui: desde o primeiro dia, sobre este chão quente - terra s de ramos - rosa s, a in razoada fé: do centro mais in egável do in s tinto, em traça quase geo gráfica, eu me bli mundo, eu, un dress, e logo a seguir eu, essê n cia, con sub s tanci ada trans parência in tegral ( agudís sima - silfídica - ben dita luci dez: in finita mente cega: do amor de a mar - ( ~.postado por un dress (link #) 20.6.08
O VARAL DE IDÉIAS se associa a esta homenagem à UN DRESS. Uma perda, temporária, esperemos , mas uma grande lacuna na blogosfera.

FRANS KRAJCBERG


Escultura - Flor do mangue, de Frans Krajcberg
Frans Krajcberg é um dos grandes representantes da arte contemporânea brasileira. Tem dois ateliês: um em Nova Viçosa, na Bahia, e outro em Paris, França. Nasceu na Polônia (Kozienice), em 1921, mas naturalizou-se brasileiro. O artista vive em uma casa da árvore na cidade de Nova Viçosa.
Krajcberg recolhe terra, pedras e galhos e os organiza em novos espaços para construir seus quadros-objetos. Ele usa os restos das queimadas para construir a sua obra, transformando a arte em um manifesto para defender o ambiente.
"Flor do mangue" é uma escultura de grande porte - mede 12 X 8 metros e 5 metros de altura. Foi construída a partir de resíduos de árvores de manguezais destruídos pela especulação imobiliária.
(Com colaboração de Catharina Mafra)
Noblat

CURIOSIDADE


Trouxe de Portugal, não lembro mais se foi de Lisboa ou do Porto, este pregador de roupa de madeira, que comparado com um percevejo, um clips ou um pregador normal, é muito pequeno.
Estou estudando o que fazer com eles. Alguma coisa haverei de inventar!

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )