30.11.07

BLOGO DITOS no VARAL

E como última novidade do mês de Novembro, onde comemoramos o primeiro aniversário do VARAL DE IDÉIAS, neste último dia do mês apresentamos a nova seção do VARAL:

BLOGO DITOS no VARAL

A seção não será necessáriamente diária, mas poderá ser postada quantas vezes for oportuna.Constará de FRASES ou DITOS, adaptados ao mundo da blogosfera. Como não sabemos desenhar com os programas COREL, e outras ferramentas digitais, como nossos amigos Ery, Sulista, Claudio, S. só para citar umas poucos habituais visitas do Varal, eximios artistas digitais, tivemos que apanhar muito, e graças a ajuda (com uma aula de duas horas) do meu amigo Corrêa, consegui montar o primeiro VARAL do primeiro BLOGO DITO. Outros, e espero melhores, virão.

VARAL DO DIA

JG do blog O ROSTO DA CIDADE

Um premio MUITO ESPECIAL

A ARTE DE SER UM BLOG



Minha amiga JUGIOLI, numa linda postagem, definiu o que é um blog (para ela), e nomeou alguns. entre eles o VARAL.
Cabe agora , a difícil tarefa de dar continuidade, e para não baixar o nível que
...SÓ- POESIAS E OUTROS ITENS estabeleceu, sou obrigado a repetir alguns premiados:
Todos os blogs que me acompanharam na indicação da Jugioli e +


FABULAS DE VELÁZQUEZ no MUSEU DO PRADO


NATIONAL GALLERY
Cristo en casa de Marta y María Óleo sobre lienzo, 60 x 103.5 cm Londres, National Gallery Este lienzo forma parte de la exposición "Fábulas de Velázquez", que aúna 28 obras del artista sevillano con otras 24 de otros pintores que permitirán descubrir el contexto histórico en el que Velazquez realizó algunas de las obras más significativas de su carrera. La exposición podrá visitarse en el Museo del Prado de Madrid del 20 de noviembre de 2007 al 24 de febrero de 2008.


NATIONAL GALLERY
La Venus del espejo Óleo sobre lienzo, 122.5 x 177 cmLondres, National Gallery

NATIONAL GALLERY
Cristo y el alma cristianaÓleo sobre lienzo, 165.1 x 206.4 cmLondres, National

e-mail no VARAL

Eduardo,

uma collage para o Varal, que anda de cara nova.
bjs,
Ju gioli
Querida amiga Jugioli, nosso muito obrigado. Um VARAL HUMANO E COLORIDO sempre fica bem no Varal.
Bjs

FANZINE MUMIA

Pssst
Tu sais que je brûle avec plaisir? Foi através do blog, de leitura diária, e obrigatória do SILVARES, que conheci o MUMIA


Todos os visitantes do 100 Cabeças são convidados a experimentar a MUMIA , um Fanzine online com a colaboração de 3 gloriosos fazedores de fanzines desenterados dos anos 80, quando estas coisas se faziam com tesoura, papel e cola UHU,na fase de montagem. Depois era tudo fotocopiado e distribuido como fosse possível. "A Facada Mortal", o "Joe Índio" ou o "Mar Morto", foram alguns dos Fanzines produzidos com a colaboração dos actuais elementos da MUMIA.
É um Fanzine essencialmente visual que ainda anda por aí à procura da identidade perdida.
Silvares.( 100Cabeças)

Duas palavras no LARAV

MUITO LEGAL
O nosso cérebro é doido !!!
De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrvesriddae ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.
Sohw de bloa.
Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua
mente leia corretamente o que está escrito.
35T3
P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4
M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R
CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O!
NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45
N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O
CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M
PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R
B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3!
P4R4BÉN5!

Remetido por Marcia Nolla!

HUMOR NO VARAL

29.11.07

SÉRIE ACHADOS NA PRAIA

Há dois dias atrás, as ondas me trouxeram de presente, este retangulo de madeira.
Fragmento de um barco, com certeza.

Um banho de água doce, tirar a areia e o sal, um bom banho de sol, e pronto.Fomos no nosso depósito de ACHADOS NA PRAIA, e criamos o objeto insólito.21X7,5X7,5cm "Objeto Insólito" 2007

VARAL DO DIA

Vi ou não vi! Esta é a questão...

TARTARUGA na MITOLOGIA

Mercúrio

Mercúrio, Hermes, filho de Zeus e sua amante Maia, possui uma história interessante. Ao nascer sua mãe o envolve em folhas de salgueiro, uma planta que tira os maus olhados tal qual a arruda conhecida por nós, e o coloca em seu berço no monte Cilene, na Arcádia.
Com dois dias de vida, Mercúrio desata os nós das folhas e desce do berço para aventurar-se pelo mundo.
Quando passa pelos campos onde estava o gado de Admeto, resolve roubá-lo e amarra galhos no rabo dos animais para apagarem as pegadas, levando-os para uma gruta. Um senhor que estava na estrada foi testemunha deste roubo e Mercúrio o persuadiu oferecendo uma novilha. Ao terminar de esconder o gado encontrou uma espécie de tartaruga, e após se alimentar com sua carne aproveitou o casco construindo uma lira, usando as tripas como cordas. Após esta façanha voltou para o seu berço, atando-se novamente com o salgueiro.
Google

A FOTO DO DIA no VARAL

Yin&Yang
Para quem não conhece recomendo fortemente o blog de FOTOGRAFIAS, e notem não é um fotoblog comum, é o DIGITAL PIXEL da minha amiga Lina. Não percam, uma foto melhor que a outra, TODOS OS DIAS. E observem os títulos. Imperdiveis.

AGENDA no Varal, PROGRAME-SE

Net Processo - 26/11/2007

Heterodoxia - SériesA Galeria Murilo Castro, em Belo Horizonte (MG), apresenta a exposição coletiva "Heterodoxia – Séries", com a participação de 24 artistas. Abertura dia 27 de novembro.
Cinco Olhares Projeto "Cinco Olhares", em Florianópolis (SC), inicia com a mostra "Luz e Sombras", que reúne paisagens de Paulo Gaiad, na Confraria das Artes. Abertura dia 27 de novembro.
Ilha da PólvoraMarcus Vinícius expõe na Galeria Virgínia Tamnini, em Vitória (ES), trabalhos que registram suas ações nas ruínas de um antigo hospital, que funcionava em uma ilha. Abertura dia 27 de novembro.
Tramas do passadoExposições na Galeria Municipal de Arte e no Museu Hassis, em Florianópolis (SC), lembram os 50 anos da mostra "Pintura e Desenhos de Motivos Catarinenses", realizada por Meyer Filho e Hassis. Abertura dia 27 de novembro.
Di CavalcantiMuseu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR), apresenta a exposição "Di Cavalcanti: Cronista de seu tempo", com 100 desenhos do modernista brasileiro. Abertura dia 27 de novembro.
STENCIL-O-RAMAMônica Filgueiras Galeria de Arte, em Sâo Paulo (SP), apresenta a exposição STENCIL-O-RAMA, dos artistas e grafiteiros Cláudio Donato, Celso Gitahy e Ozi. Abertura dia 28 de novembro.
... veja também ...
Entrevista com Fábio MagalhãesFábio Magalhães concede entrevista à jornalista Néri Pedroso, exclusiva para o Net Processo, onde fala sobre Martinho de Haro, crítica de arte, curadoria, modernismo e contemporaneidade.
SuperposiçãoO artista Ivan Henriques apresenta suas performances em vídeo e desenhos na exposição "Superposição", no Atelier Subterrânea, em Porto Alegre (RS). Texto de Rebeca Rasel. Até 8 de dezembro.
Edital de exposiçõesEstão abertas as inscrições aos artistas interessados em expor individualmente nos espaços expositivos mantidos pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS). Até 20 de dezembro.
(In)felizmenteO artista Tom Lisboa, de Curitiba (PR), lançou uma convocatória para publicação na internet de não-currículos artísticos, ou seja, de recusas em salões e editais. Até 30 de novembro.
Under the skinArtistas brasileiros e alemães participam da mostra "Under the skin - sob a pele", na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis (SC). Até 20 de dezembro.
UniversidArte XV O Museu da República, no Rio de Janeiro (RJ), inaugura a Coletiva dos Artistas da "UniversidArte XV", que premia e incentiva a produção contemporânea nas artes visuais. O projeto prevê também discussões e cursos. Dia 6 de dezembro.
... última chance ...
Salão dos Novos de Joinville Cauê Alves, Fernando Lindote e Ricardo Basbaum avaliam as propostas do Salão dos Novos de Joinville (SC). O salão é destinado a artistas que não possuem individuais ou premiações em espaços oficiais. Todos os selecionados receberão pró-labore. Até 30 de novembro.
Essa Poa é BoaUm projeto em forma de mutirão envolve 224 artistas em Porto Alegre (RS), reunidos em 12 projetos coletivos, na antiga fábrica da Renner. A mostra se propõe a ser bienal, mas diferente daquelas que se consolidam como bienais padrão. Até 2 de dezembro.
Bola de fogo / Trânsito"Bola de fogo/Trânsito", no Sesc Vila Mariana, em São Paulo (SP), faz parte da programação da "Mostra Sesc de Artes Circulações". Vinte artistas participam da mostra. Até 2 de dezembro.

ALEXEI BIRYUKOFF



Alexei Biryukoff:
dominate or submissive : OLHOS


MÃE
Alexei Biryukoff
Your Email Comments Welcome

Please visit http://www.biryukoff.com/

MAIS PREMIOS, Quem vai levar????

O Varal agradece ao Oscar Luiz pelo selinho de ELITE.
Sem maiores explicações, pois todo mundo já sabe como funcionam os memes!
O premio vai:




O André Wernner nos indicou para ESCRITORES DA LIBERDADE, e o VARAL indica:





Façam deles o que bem entenderem. Abraços.

ANAPANA expõe na MERCEARIA SÃO ROQUE

mostra de arte digital
criação e desenho

A N A P A N A
anna maria martins ferreira

"a criação de Anapana ocupa espaços eletrônicos
entre ferramentas e impressoras, alem dos traços
e cores de sua sensibilidade" AC


como resultado, metodos e processos da atualidade
garantem 200 anos aos suportes e cores......imaginou ?

abertura 3 de dezembro segunda f. 20 H
encerramento 9 de dezembro 2007

MERCEARIA SÃO ROQUE
curadoria BLACK LINHARES
rua Amauri 35..tel 3062.2612

Humor no Varal

?

28.11.07

DA SÉRIE : MÃOS FAMILIARES

" Com a mão do gato!!!! " - Frase usada pela minha mãe, quando notava que "alguém" havia ajudado a fazer a lição de casa, no tempo de colégio.

Esta série IMAGINADA em 1996 e nesta data iniciada, MÃOS FAMILIARES até hoje não foi concluída. Trata-se de colher o perfil das mãos de pessoas, como a da foto, e através do desenho do perfil da mão, definir suas características pessoais.Partimos do desenho infantil que como primeira experiência é desenhar seus próprios dedos. Coisa feita pela mãe, ou professoras do pré!Daí fazer o trabalho com mãos adultas. E familiares. Temos duas dezenas de mãos colhidas, e um dia vamos terminar o trabalho. Faço esta postagem, de obra inconclusa, para dar uma idéia aos leigos, em arte, como inicia-se um trabalho, quanto tempo ele fica em gestação, e como vai se desenvolver.Outras vezes não, de um estalo fica pronto em horas . Tudo depende muito de cada artista, cada obra, cada idéia.

VARAL DO DIA

Forte concorrente ao melhor VARAL do ano.
Up Date
Recebi da amiga Vi , este link da artista deste varal.Muito obrigado.
A ótima pintora deste delicioso varal é Jungle Jen..que se denomina...a merry painter and farmer gadner... ...Maravilhosas são suas outras pinturas...aqui esta o link para vc ...

DESENHOS com algumas palavras e muitas letras



Tudo desenhado e/ou escrito à mão !!!
Deve ser a arte da paciencia...
Enviado por Zulmira M. Lunardelli a quem agradecemos.

PIERRE DE FREITAS- Artista e Varal

Arte para todos - Pierre usa espaço público como atelier

Varal das Artes - gravuras em ruas movimentadas e pontos de ônibus
Quando as cores invadem ruas e avenidas
Flávio Herculano · Palmas (TO) · 28/2/2007

Arte para todos - Pierre usa espaço público como atelier
Imagens

Varal das Artes - gravuras em ruas movimentadas e pontos de ônibus

Arte para conscientizar sobre o exercício do voto Em pouco mais de dez anos de atividade como artista plástico, Pierre de Freitas conseguiu se firmar como um dos profissionais mais reconhecidos do Tocantins. E isso não se deve apenas às cores fortes, às imagens instigantes e à técnica requintada impressa em suas telas. Motivado em colaborar na formação de um público que aprecie e consuma arte plástica, Pierre saiu do seu atelier e do circuito das galerias de exposição. Ele foi às ruas, se aproximou do cidadão comum e chamou a atenção da imprensa para seu trabalho e, principalmente, para suas idéias.Há cerca de seis semanas, qualquer pessoa pode vê-lo pintar, próximo a uma das rotatórias mais movimentadas do centro de Palmas. Mas essa é apenas uma das intervenções recorrentes que Pierre já fez nos espaços públicos da cidade. Puxando pela memória, podemos lembrar do “Varal das artes”, em que reproduções de seus desenhos foram distribuídas por 40 locais de grande concentração popular, como pontos de ônibus e ruas movimentadas, em 2005, em Palmas e também em Goiânia. Por duas eleições consecutivas, Pierre de Freitas também se utilizou de intervenções artísticas, no gramado do Espaço Cultural, para promover a cidadania, protestando contra o voto em branco. Isto além das manifestações coletivas que participou, no Tocantins e também em Cali, na Colômbia, onde fez curso de extensão acadêmica.O principal motivo para levar sua arte à rua, diz, é pagar uma dívida pessoal que tem para com a sociedade. “Sempre estudei em escolas públicas e também em uma faculdade pública. O povo, através dos governos, foi quem pagou meus estudos”, explica. Quando trabalha em plena avenida, Pierre sabe que chama a atenção por estar em meio a uma paisagem esteticamente vazia, embora movimentada. Ainda assim, não perde a concentração, mesmo quando os mais curiosos se aproximam para conversar. “Gosto dessa coisa urbana, de pessoas passando, barulho, cheiro de gasolina”, diz. Na rua, ele quase disputa espaço com mercadores de arte – na verdade, vendedores de telas reproduzidas em série. Mas também recebe encomendas de trabalho e conversa com pessoas, jovens ou de mais idade, que nunca freqüentaram uma exposição. Pierre de Freitas proporciona o contato de gente comum com as artes plásticas, independente do entendimento que elas terão sobre o que vêem. “A compreensão sobre um trabalho artístico é relativa. Depende muito do momento que se está vivendo, do seu modo de enxergar a vida”, avalia. Apesar do desprendimento com que realiza este trabalho, ele deixa nítida certa contrariedade com os gestores públicos de cultura, a quem “falta sensibilidade para criar mecanismos e possibilitar ações em que haja o envolvimento popular”, considera.
Google

Curiosidades

NACHO GALLEGO / EFE
Fotógrafos insospechados es el nombre de la exposición inaugurada en en Valladolid, donde se pueden contemplar fotografías realizadas por 21 artistas internacionales de disciplinas como el cine, la música, la pintura y la literatura.

HUMOR NO VARAL

27.11.07

Lenda INDÍGINA da MULHER TARTARUGA






A propósito da minha ESCULTURA MULHER TARTARUGA

VARAL DO DIA

Paul Glazier

PINTOR de paredes!

As homenagens do VARAL a este PINTOR, o de paredes, de quem nunca falamos!
Foto E.P.L.

Design de BOM HUMOR no Varal

Por que não pensaram nisso antes?
Foto sem crédito.
publicado por Don Suelda

CONVITE


UP DATE

Link para ver a obra toda.

Oferecimento do Peri., e do James: AQUI

HUMOR digital no VARAL

Sugerido por Claudio Boczon

CONCURSO

26.11.07

Sobre TARTARUGAS, a propósito da minha MULHER TARTARUGA






Depois da postagem da minha MULHER TARTARUGA ( dia 21 último) onde alguns debates se travaram nos comentários, me ocorreu postar mais informações sobre a TARTARUGA na Mitologia e "arredores".

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )