28.2.07

DESENHO 1999 - DA CABEÇA AOS PÉS

DA CABEÇA AOS PÉS - DESENHO - 1999 - PAULA M. LEITE DO CANTO - 32x44cm - Carvão, crayon, sobre papel.

BAITA VONTADE DE AJUDAR

Visitando o blog do VALTER FERRAZ deparei com o humanitário desejo de ajudar uma instítuição que merece ser socorrida.Visitem o link clicando aqui. E se puderem ajudem de alguma forma. Só a divulgação já é uma maneira de ajudar. Formar uma corrente.

ALIZA OLMERT

Aliza Olmert esposa de Ehud Olmert, primeiro ministro de Israel, trabalhando no seu estúdio na residência oficial do governo em Jerusalém. A artista e mãe de quatro filhos ainda tem tempo para alguns atos oficiais, longe porém dos refletores. Foto: Ronen Zvulun/Reuters

VARAL : UTILIDADE PÚBLICA -PORTINARI POR UMA BOA CAUSA

Morto
1958
Pintura a óleo/madeira compensada
165 x 105cm
Rio de Janeiro, RJ
Assinada e datada na metade superior à direita "PORTINARI 58"
Cultural Pinakotheke, Rio de Janeiro,RJ
OBSERVAÇÕES:
Maquete para o painel “Guerra” [FCO 3799]
TEMAS:
Social:Guerra
Social:Morte
Figura Humana:Homem
("A família do pintor Candido Portinari está abrindo mão dos direitos autorais sobre 5 mil obras do artista desde que elas sejam utilizadas em mensagens contra a violência. A idéia é lembrar a morte do menino João Hélio Fernandes, que foi arrastado por quatro bairros do Rio por um carro que assaltantes roubaram da mãe dele, Rosa Fernandes Vieites. O garoto ficou preso ao cinto de segurança. “Mesmo na festa máxima (o carnaval), não se pode ficar calado sobre uma coisa como esta. Não podemos deixar que isso caia no esquecimento”, disse João Candido Portinari, filho do pintor e diretor do Projeto Portinari da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio". ESP) Fonte: Blog do NOBLAT.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM VARAL

Esta charge faz parte de uma exposição intinerante que reúne 22 desenhistas de 16 países. O tema da exposição é a defesa do direito de igualdade entre os sexos. A exposição está no Centro Cultural Galileo, em Madrid, Espanha, e ali ficará até o próximo dia 5. Depois percorrerá outros países da Europa.
Comemora-se no próximo dia 8 o Dia Internacional da Mulher.Esta postagem tem um DUPLO sentido:Primeiro comemorar data tão importante.
Segundo: postar, com a charge, mais UM VARAL.

TANGO PARA TODOS

Para divulgar o VIII FESTIVAL de TANGO que termina dia 6 de março um casal de bailarinos dança na Praça da República, em frente ao OBELISCO, em Buenos Aires.Foto: EFE

27.2.07

SÉRIE MEMÓRIAS 1998

Série MEMÓRIAS - HOMENAGEM e INFLUÊNCIAS - 180x160cm - Acrílica sobre tela

LEVANDO AS NUVENS À SÉRIO





Como não leva-las à sério? O mar com sua retidão no horizonte faz contra-ponto com as curvas generosas, das gordas e fofas nuvens, no por do sol, num fim de tarde de fevereiro.Fotos: E.P.L

REFLETORES PORTÁTEIS

EXCESIVOS Y SORPRENDENTES. Los modistos Victor y Rolf presentan en París su colección, siempre esperada por excesiva y original. Este año, el dúo ha montado andamios y focos alrededor de las modelos. - AP -
Refletores portáteis no desfile de modas do Victor&Rolf na semana de moda de París.
Foto Charles Platian/Reuters

BRINCANDO NAS NUVENS

Ensaio fotográfico
Fotos tiradas no mes de fevereiro de 2007
Na parai de Ibiraquera, Santa Catarina, Br
Fotos E.P.L
Brincando nas nuvens, no mês de fevereiro. Nascer do sol, um novo dia.

HITLER VIROU TAPETE

A Artista israelita BOAZ ARAD expõe no Centro de Arte Contemporânea de Tel Aviv.
Foto: Gil Cohen Magen/Reuters

26.2.07

ANDREW WYETH

Aquarela de Andrew Wyeth, filho de N.C.Wyerth
Aquarelas de Andrew Wyeth postadas no blog de ENRIQUE FLORES , cuatro cosas
que vale a pena conhecer

VARAL da KAREN AGRA

VARAL de KAREN AGRA Fotógrafa , que postou no seu PÉ DE SONHO, esta foto, em homenagem ao VARAL DE IDÉIAS

UTILIDADE PÚBLICA NO VARAL


Guardiã da vidaO Museu Victor Meirelles, em Florianópolis (SC), inicia seu calendário de 2007 com a exposição "Ciranda", da artista Ana Elisa Dias Baptista, que apresenta 33 gravuras. Texto de Néri Pedroso. Abertura dia 28 de Fevereiro.
Informações como essa, e sempre muito atualizados você encontra no site
Clique, conheça e coloque o link nos seus favoritos

TADEU CHIARELLI em Floripa


Tadeu Chiarelli em Florianópolis
Palestras e lançamento de livro
Tadeu Chiarelli estará em Florianópolis (SC), onde participa de um ciclo de palestras organizado pelo Museu Victor Meirelles. Na oportunidade, lança seu livro "Pintura não é só beleza: a crítica de arte de Mário de Andrade". Dias 1 e 2 de março.

Nos dias 1º e 2 de março, às 16h, o Museu Victor Meirelles promove um ciclo de palestras com o crítico de arte e professor Tadeu Chiarelli. São duas palestras. A primeira tem como tema "Pintura não é só beleza: a crítica de arte de Mário de Andrade", título que também dá nome ao livro que Chiarelli lança logo após a palestra, às 18h30, pela Editora Letras Contemporâneas. A segunda palestra tem como título "O retorno à ordem e o modernismo brasileiro".
Estruturado como um diálogo a três, onde o autor afirma ter construído uma relação enviesada com Mário de Andrade, "Pintura não é só beleza" apresenta outra faceta do poeta modernista: a do crítico de arte. O terceiro participante dessa conversa é Monteiro Lobato, autor que já foi tese de Chiarelli no livro "Um jeca nos vernissages". Ainda que não tenha sido proposta chegar a esta conclusão, o livro, construído a partir de extensa bibliografia, mostra que Mário de Andrade e Monteiro Lobato, apesar de todo aparente distanciamento, possuíam um discurso muito parecido, principalmente no que tange ao nacionalismo. O que demonstra que o poeta Mário de Andrade, apesar de toda contribuição ao modernismo, foi um crítico de arte conservador.
Segundo o crítico Rodrigo Naves, "Tadeu Chiarelli mostra de maneira notável que o percurso crítico de Mário de Andrade não tem nada de linear. Ao contrário, chega a ser 'trágica' a sua busca de uma arte ao mesmo tempo moderna e nacional, vinculada originalmente à nossa cultura e crítica, antiindividualista e criativa, clássica e preocupada com os percalços da história". Com esse livro, Tadeu Chiarelli torna-se um historiador-chave para a compreensão da dinâmica das artes visuais no Brasil.
Para participar das palestras, os interessados devem encaminhar ao Museu (museu.victor.meirelles@iphan.gov.br) apenas email com seu nome completo. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas.
Sobre o convidado
Tadeu Chiarelli é professor doutor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre 1996 e 2000, atualmente é membro da diretoria do MAM-SP. É autor dos seguintes livros: "Um jeca nos vernissages: Monteiro Lobato e o desejo de uma arte nacional no Brasil" (1995)"; "Leda Catunda" (1998); "Arte internacional brasileira" (1999) e "Nelson Leirner: arte e não arte" (2002).

Mais, ou outras INFORMAÇÕES, visitem o site : é só clicar

25.2.07

PALESTINA

PALESTINA - Sem comentários - Foto: E.P.L

DESENHO INDUSTRIAL

Só faltava essa...numa exposição de desenho industrial foi apresentado um APLICADOR de PRESERVATIVO vulgo CAMISINHA . Foto: AFP

A ARTE AO REDOR DO MUNDO





O VARAL recebeu de uma amiga este site com as obras de arte ao redor do mundo, porém não continham nome do artista, tão pouco lugar e país onde se encontram.Contrariando nossas normas de dar TODOS os créditos, postamos cinco entre as dezenas de imagens do site.

PESCA na IBIRAQUERA POR QUE HOJE É DOMINGO

A pesca artesanal ainda é uma das principais atividades na região da praia e lagoa de Ibiraquera
O que mudou com o tempo foi a TRALHA do pescador. Hoje o capacete de moto e balde de plástico, fazem parte do material de pesca!

A TAINHA é o peixe que pegam neste litoral. A menor ou TAINHAÇO também é pescado aqui.

Ela acompanha tudo pelo ar, e em terra firme! Colabora na limpeza da praia!

No lugar do balde de plástico, pode ser um isopor para melhor conservar a pesca do dia
Os dois, HOMEM e PASSARO estão sempre juntos!

O peixe vem na TARRAFA e vai para essa espécie de embornal, daí para o isopor!

24.2.07

BAILANDO CONTIGO

BAILANDO CONTIGO - 2003 - Óxido de Ferro , lápis preto, acrílica, sobre tela - 20x30cm -
Com o mesmo material, óxido de ferro o ARQUITETO , ARTISTA, POETA{segundo Milton Ribeiro} e conceituado blogueiro GUGA ALAYON postou no AO CUBO trabalhos muito interessantes.No post logo abaixo mais umas obras com o mesmo óxido de ferro.

CARIMBO OU MONOTIPIA , eis a dúvida! FERRUGEM NA CERTA

Com este CARIMBO de madeira, com arame recozido oxidado, colado e embebido de "tinta" de óxido de ferro, produzido pelo próprio arame, se usou como CARIMBO sobre papel, em 2003
Sem título - Papel após uma carimbada, 2003 - 22x32cm -
Sem título -2003 - Outra CARIMBADA sobre papel 22x32cm -
Uma ÁRVORE nascida do arame em forma de árvore, com pinceladas de óxido de ferro do próprio arame - 2003 - Sobre papel 23x30cm -

ÁRVORE CARIMBO

A mesma ÁRVORE de arame recozido, enferrujado serviu de CARIMBO { alô, alô Cláudio},para uma tiragem de novas Árvores em papel.2003.
Árvore nascida do CARIMBO de arame - 2003 - Óxido de Ferro sobre papel - 30x42cm -
A mesma Árvore em nova versão minimalista - 2003 - óxido de Ferro sobre papel - 30x42cm -
O mesmo CARIMBO ou é MONOTIPIA ??? 2003 em versão taxista, óxido de Ferro sobre papel - 30x42cm - Diga lá GUGA.
Carimbo da Árvore 2003 pintada com óxido de Ferro sobre papel - 30x42cm - Na postagem posterior, logo abaixo mais umas CARIMBADAS e outras experiências.

MAIS FERRUGEM

Sem título, 2003 Óxido de ferro, com duas tonalidades, sobre papel - 64x44cm -
Sem título, Óxido de ferro, em tonalidades diversas - 2003 - sobre papel 64x44cm -
Sem título,2003 Óxido de Ferro sobre papel - 30x42cm - Quando bem diluído parece uma aquarela.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )