31.1.07

FORÇA MOÇADA, QUE A DAMA É PESADA...

No ano de 2005 concluímos a escultura , da moça em pé, e requisitámos a colaboração do André, Giam, Fernando Almeida , Marcos Berger e Fernando Beção . A escultura com mais de 190cm de altura pesava o bastante para essa turma toda, de jovens surfistas, suassem um bocado. O trajeto não era longo mas deu trabalho. A TATUA ,nossa cachorrinha, não deu folga, enquanto o serviço não acabou.



Finalmente a MOÇA em PÉ, no devido lugar, nos jardins da PIACABA.

AMA SEX ZONIA 1974

Série AMA SEX ZONIA - Sem Título - 1974 - 22x12cm - Óleo sobre tela

30.1.07

LUIZ SÔLHA na OCA


O pintor e artista plástico LUIZ SÔLHA esta expondo na OCA trabalhos do acervo do MAM - SP -

Vale a pena conferir.

SALVEMOS O PLANETA TERRA

MOBILIZAÇÃO PELO PLANETA TERRA
Objeto: apenas 5 minutos

No dia 1 º de fevereiro de 2007 (próxima 5ª feira) haverá, em todos os lugares do nosso planeta, uma grande mobilização. Participem! Cidadãos contra a mudança climática!

A Aliança pelo Planeta (grupo francês de associações ambientalistas) lança um apelo simples a todos os cidadãos: de se dedicarem por cinco minutos à Terra. Todo o mundo apagará por 5 minutos suas lâmpadas e aparelhos domésticos entre 19h55 e 20 h, no dia 1º de Fevereiro (próxima 5ª feira).

Não se trata apenas de economizar eletricidade nesse dia, mas também chamar a atenção da mídia e daqueles que têm poder de decisão sobre o desperdício de energia e a urgência de agir! Cinco minutos de repouso para o Planeta Terra.
Não tomará muito de seu tempo, não custará nada, e isso mostrará aos candidatos à presidência da França (e também a outros candidatos e atuais presidentes de outros países) que a mudança climática é uma questão que deve ser levada em conta em qualquer decisão política. E que diz respeito a todos os cidadãos do planeta.
Por que dia 1 º de fevereiro? Nesse dia será apresentado na França um relatório feito por um grupo de técnicos em climatologia da ONU. Os cidadãos não podem deixar escapar esta ocasião para manifestarem sua opinião sobre a urgência com que deve ser tratada a mudança climática mundial.
Se todos participarem, essa ação poderá aparecer na mídia e ter peso político.

Faça circular ao máximo esse apelo entre os seus amigos, colegas e parentes.

Laurent ROUSSERIE - Assistant au Chef de Projet

ESCULTURA 2005

Escultura - Sem título - 2005 - 120x100cm - Vergalhão de ferro fixado em sarrafo de madeira, fixado na parede.

29.1.07

ISRAEL KISLANSKY em SALVADOR


Clique com o mouser sobre as fotos e veja em formato maior.

USE A VIDA 1970


Título : USE A VIDA
Data: 1970
Técnica: Colagem
Medidas: 60X80 cm
Essas colagens, e foram dezenas delas, na década de 1970, portanto há mais de 30 anos, no século passado, e foram muito importantes, para a criação da linguagem no meu trabalho posterior. Notoriamente, na série de MEMÓRIAS . Na pintura que se seguiu, como um todo ou, recentemente, nas esculturas de 2000 para cá, onde se vê incontestes referências à COLAGEM.Mais uma vez, a foto de foto prejudica uma avaliação do trabalho.

28.1.07

COLAGEM 1970

UFA! COLAGEM / CORAGEM - 1970 - 60x80 cm

27.1.07

BLACK LINHARES


Black, como é conhecido, artista plastico, residente em São Paulo, cujo site, recomendo uma visita, tem entre suas produções ALTERNATIVAS essas GARRAFAS TÉRMICAS 750ml , muito simpáticas!

Angêla Margarida - Fotos novas


Postamos ontem, logo aí abaixo, uma FOTO de foto da tela Angêla Margarida, de 1997, com 180x180 cm, em acrilica sobre tela, e justificavamos a má qualidade da foto. Chegando a São Paulo, descobrimos, em albuns de ARQUIVO, pequenas fotos, e bem melhores, da mesma tela. Postamos as duas para se ver as diferênças, e quatro fotos de detalhes da obra.

26.1.07

ANGÊLA - MARGARIDA - 1997

Série memórias : 1997 - Angêla-Margarida - Acrílica sobre tela - 180X180 cm

Foto de foto de tela que não esta mais em chassis, enrolada em algum depósito , junto a outras dezenas de telas, não pode ser fotografada para esta postagem. O resultado visual deixa muito a desejar. Dá uma leve pista do que é esse trabalho. Nos anos 60 , fiz muitos trabalhos com COLAGEM, literalmente. Recorte e colagem de imagens, direta e cruamente.Postaremos algumas dessas obras oportunamente. Esta, 30 anos depois, faz, na série memórias uma referência a essas COLAGENS, fixando numa mesma tela, três imagens destintas, com uma única referência : MARGARIDA.
A CASA, que tinha esse nome, do Arquiteto Eduardo Longo, na praia de Pernambuco, Guarujá, São Paulo.
Um retratinho da Angêla, ainda menina, com uma margarida na mão, e uma foto do autor, com três ou quatro anos, vestindo "jardineira", assim chamavam aquela roupa na época, nos jardins da casa do avô materno, na Rua Treze de Maio, em São Paulo, num canteiro de margaridas. Isso é que é redundância! Superfluidade de palavras e flores.

25.1.07

MULHER e POMBA 1974 e 1994


Acrilica s/tela 1974 Óleo s/tela 1994

Duas leituras do mesmo tema 20 depois.
Uma em acrilica outra em óleo.

24.1.07

AMA-SEX-ZONIA 1974

Série AMA-SEX-ZONIA- Acrílica sobre tela - 70x50cm - título: Ama-sex-zonia

Esta obra foi exposta na GALERIA ANGELUS em Belém do Pará, Br. no ano de 1974
Oportunamente postaremos outros desenhos que fizeram parte dessa mostra, e série

23.1.07

HOMENAGEM A MEG - SUB ROSA

DUDI - Maia Rosa - 100X100cm - Óleo s/tela Como prometido à Meg, semana antes de sua partida, posto hoje o quadro do DUDI que ela exigiu postagem única.
Me explico: dia 4 de Janeiro passado, postei neste VARAL sob o título: COLEÇÃO PARTICULAR PIACABA - Baku - Boi - Dudi - Israel -Newton -Solha - e Baravelli .
Meg , nos comentários, disse que todos eram ótimos, MAS, que o do Dudi merecia uma postagem individual. Prometi que faria.
Estou cumprindo a promessa numa homenagem a saudosa Meg.

22.1.07

Série MEMÓRIAS : HOMENAGENS e INFLUÊNCIAS

Acrílica s/tela , 120X100cm , 1997 - Série Memórias : Homenagens e Influências.

21.1.07

BARRA ABERTA DE NOVO ....

Dia 19, sexta-feira passada, portanto há três dias atrás, mostramos fotos da BARRA FECHADA, e do trabalho da PREFEITURA, com máquinas e homens, fazendo a passarela para veículos. Foram dezenas de mourões de eucalipto, fincados na areia, e dunas desfeitas para não encravar os autos.
Esta noite, com vento forte e maré alta, todo o trabalho foi desfeito e a BARRA voltou a se ligar à LAGOA de IBIRAQUERA. Ondas, onde ontem, era terra firme!
Barrancos altos de areia separam a praia da BARRA de novo. Todo trabalho e material empregado foi totalmente consumido pelas águas. Agora, quando fecha novamente? Só Deus sabe!

IMBITUBA Parte 2







A região de IMBITUBA foi descoberta em 1622 pelos missionários do Colégio do Rio de Janeiro, Padres Antônio Araújo e Pedro da Mota. Vieram com a missão de catequizar os índios CARIJÓS. A prova da existência em abundância desses selvícolas, na região, são os inúmeros SAMBAQUIS em Roça Grande e Barbacena.
Mas a FUNDAÇÃO da cidade se dá em 1715 com o início do povoado de IMBITUBA , com a chegada do CAPITÃO MANOEL GONÇALVES DE AGUIAR, que ao voltar ao Rio de Janeiro recomendou à coroa a construção de uma ARMAÇÂO para a pesca da BALEIA FRANCA, o que só vai acontecer em 1796, portanto 81 anos após, com a instalação da " ARMAÇÃO" , estação baleeira mais austral do Brasil.
Antes disso, porém, em 1720 chega à Vila Nova [hoje um bairro de Imbituba], a expedição de imigrantes portuguêses, casais vindos do Arquipélago dos Açores, e da Ilha da Madeira.
Imbituba e Mirim se chamavam VILA NOVA.
Essa imigração foi positiva, e o Rei Dom JOÃO V autoriza, nova vinda, de mais familias Açoreanas.
Em 1829 Imbituba passou a se chamar: ARMAÇÃO DE IMBITUBA.
O primeiro trapiche do PORTO DE IMBITUBA foi construido em 1870, e em 1912 chega à cidade Henrique Lage.
O MUNICÍPIO foi criado em 1923 e instalado em 1924, tendo como seu primeiro prefeito o Eng. ALVARO MONTEIRO DE BARROS CATÃO.
Em 1930 teve suprimida sua autonomia como município.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO muda seu nome de IMBITUBA para HENRIQUE LAGE, em 1949.
Dez anos depois, volta a ser IMBITUBA.
Desde os anos de 2000 sedia a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca.
Com o resumo da conturbada história de Imbituba terminamos esta postagem, ilustrada com a FOLHA do IMBÈ , também conhecida como GUAIMBÉ, planta símbolo da cidade, mas hoje pouco cultivada nela!
Postamos ainda, fotos de antigas casas, na larga avenida , onde moravam os administradores do PORTO. Ao lado dessa avenida e em frente às casas, passava a ESTRADA DE FERRO que ligava o porto ao interior do estado. Restam os trilhos, e a abandonada ESTAÇÃO do TREM. Com uma BALEIA ornamentando-a.
Uma foto do antigo PORTAL do PORTO, hoje portaria desativada.
Fotos de ruas e avenidas centrais.
Do CORREIO, instituição nacional de relevantes serviços prestados à integração deste país continente. Como até os dias de hoje não chega correio, na porta da PIACABA, temos aí uma CAIXA POSTAL onde apanhamos, semanalmente, nossa correspondência. Ainda bem que existe a INTERNET!
Foto da Br101 na altura da cidade de IMBITUBA onde os trabalhos de DUPLICAÇÃO da rodovia estão bastante adiantados, com alguns trechos já asfaltados. Há, porém, partes da estrada intocadas. O IBAMA , a FUNAI e orgãos ambientais tem criado todo tipo de entrave às obras! Para quem não sabe, a RODOVIA DA MORTE, liga o Sul do País aos centros do Rio de Janeiro e São Paulo. E até hoje isso é feito em pista ÚNICA para as duas mãos!A conclusão era prevista para 2008.
Outra atividade agro-industrial do Município de Imbituba é a plantação de arroz e seu beneficiamento. Os silos vistos da estrada são um deles!
E por fim, uma foto de estrada de terra que liga a Br às praias do Rosa, Luz e Ibiraquera, interditada, para colocação de lajotas. Êsses serviços são, invariávelmente, executados no verão, onde o turismo movimenta o comércio, e as POUSADAS da região. Ah,,,, nas vésperas de eleição também tem alguns metros de obras. Param assim que os votos são contados! Aí é esperar pelo próximo verão, ou eleição! Nunca entendi essa lógica. A da eleição, sim, mas a de atormentar os TURISTAS , não dá para entender!E não é problema desta gestão, não! Há sete anos vejo a mesma história se repetir!

20.1.07

IMBITUBA 1 Parte


Que responsabilidade falar dessa cidade, e não poder falar bem!
Estaria sendo hipócrita e falso.
Toda cidade PORTUÁRIA que conheço não prima pela beleza. Mas Imbituba é especialmente uma cidadezinha sem graça.Cidade velha, com gente velha, e que não se esforçam por agradar. Nem sua gente, nem o poder público, nem sua engenharia geral. Eu disse velha, e não antiga!
Tem, além do porto, algumas industrias de cerâmica, de baixa qualidade. E tem muitos sindicatos, e muitos aposentados. Muitos. Por toda parte! Nas filas dos bancos{ onde se espera sentado, com senha, e aguardando a vez, assistindo TV} pois o atendimento demora! Às vezes é melhor pegar senha normal, do que entrar na fila dos idosos! Acredita? A cidade não tem jovens. Pelo menos nas ruas!
O comércio fecha as 12, e só reabre as 14 horas. Como se fosse Assuncion del Paraguai.Só que aqui é fresco e não se tem o hábito da sesta!
Baleia era o que movia a economia da cidade. Com a proibição da pesca, veio a estagnação e a decadência! Sem terem experimentado o fulgor!
Imbituba tem esse nome, de origem TUPI, que quer dizer: " lugar de muitos Imbés", planta do gênero Philodendron, comumente chamada de "costela de adão" ou imbé! É a planta símbolo da cidade! Porém nela não se vê!
Para não continuar, não falando bem de Imbituba, paro por aqui
Nas fotos acima vemos a IGREJA MATRIZ, cuja pedra fundamental é do ano de 1942. Sua construção foi de 1948 a 1954, sendo usado óleo de baleia na argamassa da obra. Como se vê, nada foi fácil aqui.
A foto do interior da MATRIZ mostra sua singeleza.
A foto seguinte, no alto da postagem, é do prédio da PREFEITURA. Ha um grande painel com uma BALEIA pintada e os dizeres: IMBITUBA CAPITAL NACIONAL DA BALEIA FRANCA
Na foto abaixo , em frente na avenida onde se encontra a Prefeitura , tem um dos dois, melhores, SUPERMERCADOS da cidade.
E por fim, a foto de uma miniatura de BALEIA FRANCA, numa piscina de fibra. Digo miniatura, porque elas, de fato, medem mais do dobro dessa de plástico. Chegam a 18 metros. Todos os anos, de agosto ao final de outubro, vêm amamentar seus filhotes nas águas deste litoral.
Na próxima postagem mostraremos as ruas, o Correio, o portão antigo do porto, uma estação ferroviária desativada, e mais baleia! Além é claro, uma folha de IMBÉ.

MELANCIA de novo.

Ontem tive que ir a IMBITUBA pagar IPVA, IPTU, passar no CORREIO, pagar conta de energia elétrica, que o BANCO não debita automáticamente, e super-mercado, como sempre!
Na estrada Br101 em obras, vi uma grande plantação que nunca havia visto. Como pode? De um dia para o outro, surgirem hectares de cultivo de melancia? A resposta é simples! Eu é que após ter feito o ensaio fotográfico com a casca de melancia na praia, postado aqui no VARAL, há dias atrás fiquei atento à fruta. Só pode ser isso! Lições a tirar, não preste atenção só no seu umbigo!Voce pode perder muito do que esta à sua frente e não vê. Olhar é uma coisa, ver , outra! Essa plantação esta a menos de 3000 metros, em linha reta, da casca da praia! A melancia rendeu um ensaio fotográfico, uma postagem, esta crônica ilustrada e filosomelancia! Para um SÁBADO encoberto esta bom!

19.1.07

Chapeuzinho Vermelho

Dois amigos e leitores deste blog nos enviaram a foto acima, CIRCLE OF LOVE , sem autor ou origem definidos, e a matéria postada abaixo, idem,idem.A eles nós agradecemos e aos autores nossas desculpas por omiti-los!


Chapeuzinho Vermelho Como seria a história de Chapeuzinho Vermelho hoje, contada pela mídia brasileira!



JORNAL NACIONAL (William Bonner): Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem...(Fátima Bernardes): ... mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia.

FANTÁSTICO (Glória Maria): Que gracinha, gente. Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo. Não é mesmo, querida?

CIDADE ALERTA (Datena) Onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? A menina ia paraa casa da avozinha a pé ! Não tem transporte público! E foi devoradaviva!Põe na tela! Tem um "link" para a floresta, diretor?

REVISTA CLÁUDIA Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho.

REVISTA NOVA Dez maneiras de levar um lobo à loucura.

REVISTA MARIE-CLAIRE Na cama com o lobo.

JORNAL O ESTADO DE S. PAULO Fontes confirmam que Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT.

REVISTA VEJAEXCLUSIVO! Ações do Lobo eram patrocinadas pelo governo Lula e o PT.

Páginas Amarelas da VEJA:"Está claro que houve tentativa de quebra de sigilo bancário daChapeuzinho por parte da Dilma e do Tarso Genro. Eles têm que cair."Arthur Virgílio.

JORNAL ESTADO DE MINAS Chapeuzinho come o lobo enquanto o lenhador vai pra floresta com a vovó.

JORNAL ZERO HORA Avó de Chapeuzinho nasceu no RS.

JORNAL AGORA Sangue e tragédia na casa da vovó!

REVISTA CARAS Chapeuzinho fala a CARAS:"Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa"

REVISTA PLAYBOY Veja o que só o lobo viu!

REVISTA ISTOÉ Gravações revelam que lobo foi assessor de influente político deBrasília.

REVISTA G MAGAZINE Lenhador mata o lobo e mostra o pau !

REVISTA ONLINE O FUXICO A toca do Lobo era na mata atrás da casa do Marcos Valério.

REVISTA CARTA CAPITAL Camada popular faminta insufla-se contra as elites e devora um de seus representantes.

JORNAL DO PT Lula não sabe de nada!

A BARRA FECHOU

A BARRA DA LAGOA de IBIRAQUERA esta fechando.Só um espelho d"água a liga ao MAR.
Onde ,a dias atrás, turistas se banhavam, agora é só uma pequena lâmina de água.

Barra fechada, as máquinas da prefeitura fazem a "via" para veiculos poderem atravessar a praia, onde antes era a BARRA.
Colocam mourões, demarcando a via trafegável, deixando a salvo, e em segurança, os banhista, e dessa forma evitando automoveis e motos a esmo na praia!
Aqui tem professor e prancha de surfe para todas as idades.
Para quem não sabe , a água da LAGOA DE IBIRAQUERA desagua no mar quando a BARRA esta aberta. Ela é aberta mecanicamente {escavadeira} duas ,a três vezes, ao ano. Se fecha por força das marés.Esse entra e sai de água do mar na LAGOA é que a faz propícia ao criatório de CAMARÃO e TAINHA .Fica aberta um tempo indeterminado, que pode variar, de uma semana a seis ou outo meses. Vai depender da maré, da natureza.
A PIACABA, casa-atelier , pela barra esta a nove quilômetros da cidade mais próxima, e sede do Municípío de IMBITUBA.Com a BARRA ABERTA carro não passa, e essa distância é de 21 quilômetros, pela BR101, ora em obras de duplicação.Portanto BARRA FECHADA é mão na roda!Só alegria!

18.1.07

ELA, de novo? Não a enchente, a CICARELLI ?

Esta FOTO enviada por Marcio Gallacci Pereira ao BLOG DO MARCELO TAS, e por ele publicada hoje, vale a pena ser pendurada neste VARAL.
Cicarelli ataca de novo! Se não fosse o drama dessas pessoas, seria hilário .

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )