15.6.07

ART BLOG Parte 1°


ART BLOGS
ALICE GEIRINHAS

A blogosfera portuguesa é bem recheada de blogs de políticos, juristas, advogados e jornalistas que opinam sobre a realidade portuguesa. Depois há os de literatura, diário de mãe - os mum blogs -, diário de pai - os dad blogs -, de venda de artesanato - os crafty blogs, os de ilustração, muitos diários e quase todos com a marca de blog de autor. Uns são anónimos, outros não, uns com caixa de comentários, outros sem, uns com contacto de e-mail, outros completamente fechados.
Todas estas variantes de blogs são muitas vezes discutidas e analisadas apaixonadamente, e de uma forma deontológica, por bloggers, como as célebres 10 leis do Abrupto de como existir, actuar e o que devemos evitar na blogosfera.
Os blogs de arte e de artistas rareiam. Há alguns sites, mas o site não substitui o blog, mais dinâmico e obsessivo na velocidade das actualizações, imprescindível para a sobrevivência na rede.
Há blogs de artistas de curta duração, criados momentaneamente para divulgar um evento, uma exposição específica, que têm por função a promoção e divulgação exclusiva desse acontecimento.
Recentemente chegaram à blogosfera dois blogs de arte, vindos do Porto, com objectivos muito distintos. A Wanda, anónimo, mas que a comunidade reconhece como sendo de uma artista portuense, que utiliza o blog como ferramenta de pesquisa e de recolha para um projecto seu, portanto artístico, sobre fantasias sexuais femininas.
Sombra Chinesa, assinado por dois artistas emergentes portuenses, Isabel Ribeiro e Nuno Ramalho, analisa, comenta, e divulga exposições e acontecimentos esquecidos, e sem espaço na atmosfera muito reduzida para as artes plásticas.
Outro especializado na divulgação e na informação, sem análise teórica, é o prático Enxoval, uma agenda cultural de eventos de diferentes áreas artísticas.
Há depois muitos fotoblogs, como Uma Foto Por Dia que nos oferece todos os dias uma imagem da cidade por onde o fotógrafo passa, as colecções de campainhas lisboetas e de colagens urbanas do Amnésia, um dos poucos dad blog portugueses, a colecção de auto-colantes de Tó Colante, o recém-nascido Too See e Droid-id, vídeo blogs, o Doc Log, da Leonor Areal, especializado em cinema e vídeo documental, o inkrível Edgar Pêra Filmzz, o antropológico deambulante, o Céu sobre Lisboa, o hilariante Daltonic Brothers e os seus ‘srs.inginheiros’, compradores de arte e frequentadores de feiras de arte contemporânea, os diários gráficos de André Lemos (outro dad blog, de vez em quando) e de João Maio Pinto, pinturas, ilustrações e a vida do Gonçalo Pena, os textos e os desenhos do 100 cabeças, os sapatos, as pin-ups da retro Fada do Lar que as feministas radicais devem desprezar, a street art portuguesa registada na Fixação Proibida nas suas variantes: sticker art, grafitti art, stencil art, poster art, os sets, colagens sonoras de Camarão & Dk e Tape.
Outros blogs que condimentam fortemente a blogosfera portuguesa são os da escrita, uns de análise à actualidade portuguesa e crítica literária, como o excelente Da literatura, alimentado pela lucidez de Eduardo Pitta; o Esplanar, de João Pedro George, autor do célebre texto sobre os livros de Margarida Rebelo Pinto que se viu nas garras da justiça quando o texto passou a existir em forma de livro na atmosfera; Espuma dos Dias, de Sarah Adamopoulos, onde se pode ler e acompanhar textos da escritora como a imperdível série “maridos.” Tal como os políticos e os da escrita, os crafty-blogs, sobre artesanato, conheceram um impressionante “boom” blogosférico a partir do mais célebre e o mais antigo (Junho de 2001), a Ervilha Cor-de-Rosa (também um mum blog), que definiu o género e impulsionou um maremoto de blogs femininos que recuperam as tradições do saber feminino, coser, bordar, tricotar e que fabricam num design vintage mil e um objectos, normalmente associados à maternidade e às crianças - bonecos de pano, roupa, acessórios, lençóis e mantinhas.
O fascínio dos crafty blogs, como O Planeta Hilda, Meninas aos Riscos, Dina Ladina, é a sua capacidade de divulgação e de comercialização dos seus objectos para todo o mundo, a troca sincera de informação entre as ciber-artesãs, a compra de material, tecidos com padrões fac-símiles dos anos 50 e 60 nos Estados Unidos da América, as etiquetas especiais bordadas em tecidos mandadas fazer em fábricas inglesas (A Ervilha), tudo sem saírem das suas casas/ateliês. Alice Geirinhas http://www.alicegx.blogspot.com/
Os grifos são meus, EPL
Fonte: ALICE GEIRINHAS - Blog UNDER WORD14/06/2006
SEGUNDA FEIRA DIA 18 CONTINUA ART BLOG 2° PARTE 2007
IMPERDIVEL

8 comentários:

Contra-pontos disse...

ótima a suas indicações, Eduardo.

Há alguns que são mesmos sérios nos temas, e vale ter nos favoritos.

bjs, Jugioli

james disse...

Indicações fundamentais.

Um abraço.

Eduardo P.L. disse...

Jugioli, que bom que você gostou. É maravilhosa essa análise e relação de sites e blogs. Os nossos amigos não se deram conta. E esse é o do ano de 2006. Segunda, dia 18, postarei a 2° parte, referindo-se a 2007, IMPERDIVEL.

Bjs e bom fim de semana.

Eduardo P.L. disse...

James, repito tudo que escrevi para Jugioli. Parabéns por ter gostado.
Segunda parte (2007) ainda melhor!

Forte abraço, e bom fim de semana!

S. disse...

Óptima recolha... vou pesquisar!

Obrigada pelas dicas.

Eduardo P.L. disse...

S, obrigado eu. Venha ver mais dia 18....
Bom fim de semana!

Maria Augusta disse...

Não sabia que a blogosfera portuguesa era tão ativa, vou seguir tuas indicações e passear por lá. Obrigada pela dica.

Eduardo P.L. disse...

Maria Augusta, não só é MUITO mais ativa, como muitissimo mais criativa, desenvolvida e diversificada. Estamos anos luz dos blogs de Portugal.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )