26.2.07

TADEU CHIARELLI em Floripa


Tadeu Chiarelli em Florianópolis
Palestras e lançamento de livro
Tadeu Chiarelli estará em Florianópolis (SC), onde participa de um ciclo de palestras organizado pelo Museu Victor Meirelles. Na oportunidade, lança seu livro "Pintura não é só beleza: a crítica de arte de Mário de Andrade". Dias 1 e 2 de março.

Nos dias 1º e 2 de março, às 16h, o Museu Victor Meirelles promove um ciclo de palestras com o crítico de arte e professor Tadeu Chiarelli. São duas palestras. A primeira tem como tema "Pintura não é só beleza: a crítica de arte de Mário de Andrade", título que também dá nome ao livro que Chiarelli lança logo após a palestra, às 18h30, pela Editora Letras Contemporâneas. A segunda palestra tem como título "O retorno à ordem e o modernismo brasileiro".
Estruturado como um diálogo a três, onde o autor afirma ter construído uma relação enviesada com Mário de Andrade, "Pintura não é só beleza" apresenta outra faceta do poeta modernista: a do crítico de arte. O terceiro participante dessa conversa é Monteiro Lobato, autor que já foi tese de Chiarelli no livro "Um jeca nos vernissages". Ainda que não tenha sido proposta chegar a esta conclusão, o livro, construído a partir de extensa bibliografia, mostra que Mário de Andrade e Monteiro Lobato, apesar de todo aparente distanciamento, possuíam um discurso muito parecido, principalmente no que tange ao nacionalismo. O que demonstra que o poeta Mário de Andrade, apesar de toda contribuição ao modernismo, foi um crítico de arte conservador.
Segundo o crítico Rodrigo Naves, "Tadeu Chiarelli mostra de maneira notável que o percurso crítico de Mário de Andrade não tem nada de linear. Ao contrário, chega a ser 'trágica' a sua busca de uma arte ao mesmo tempo moderna e nacional, vinculada originalmente à nossa cultura e crítica, antiindividualista e criativa, clássica e preocupada com os percalços da história". Com esse livro, Tadeu Chiarelli torna-se um historiador-chave para a compreensão da dinâmica das artes visuais no Brasil.
Para participar das palestras, os interessados devem encaminhar ao Museu (museu.victor.meirelles@iphan.gov.br) apenas email com seu nome completo. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas.
Sobre o convidado
Tadeu Chiarelli é professor doutor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre 1996 e 2000, atualmente é membro da diretoria do MAM-SP. É autor dos seguintes livros: "Um jeca nos vernissages: Monteiro Lobato e o desejo de uma arte nacional no Brasil" (1995)"; "Leda Catunda" (1998); "Arte internacional brasileira" (1999) e "Nelson Leirner: arte e não arte" (2002).

Mais, ou outras INFORMAÇÕES, visitem o site : é só clicar

2 comentários:

D'Noronha disse...

Olá, Eduardo.
Ainda bem que acessei seu blog e deu tempo de ir à palestra.
Abraço
Noronha

Eduardo disse...

D´Noronha, foi um prazer poder ter te lembrado dessa palestra. O VARAL , entre muitos outros objetivos, tem êsse de utilidade pública.Que bom que esta dando certo.Conhecia seu trabalho de exposições em Florianópolis. Estou linkando seu site TELAS D´NORONHA, e o ótimo blog CAVE CANEM -Latim mas não morde - que adorei.Agradeço a visita que me honrou e espero reve-lo aqui mais vezes. Abçs.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )