17.1.07

Ensaio Fotofráfico : MELANCIA na PRAIA

Barquinho aportado na praia! Maré baixa.
Ou uma simples casca de melancia, negligentemente largada nas areias da praia?
A maré alta deixa, ao baixar a água do mar, pequenos espelhos d"água .Ou foi a maré quem trouxe a casca?
Que dependendo do ângulo pode-se ver areia, ou o céu azul, com nuvens brancas.

Sómente uma casca de melancia.
Céu azul nublado, com barquinho em águas revoltas .
Barquinho em águas calmas.
Ou perdido nas imensidões dos mares.
Sonhando com os DEUSES que protegem os marujos e pescadores.
La nave vá!
melancia.S.f.1.Planta herbácea, prostrada, cucurbitácea[Citrullus vulgaris],de origem africana.....
2.O fruto dessa planta. 3.Bras. Pessoa que, fingindo-se politicamente oposta à esquerda, na realidade a ela pertence ou com ela simpatiza. DICIONÁRIO BÁSICO DA LÍNGUA PORTUGUESA AURÉLIO

31 comentários:

paula.lc disse...

Espetacular a série das fotos... mas é uma pena saber que ainda existem pessoas sem consciência, que deixam seus rastros, numa praia tão maravilhosa.....

Eduardo disse...

Mas esses, Paula, ainda são naturais, e naturalmente a natureza se encarrega de absorve-los. Desagradaveis são os não bio-degradaveis, como plástico, garrafas, e etc...

euduardo disse...

é a terceira tentativa de enviar meu bravíssimo! para esta melancia.
bjs E

Sonia disse...

Beleza de fotos e inspirados olhares, Eduardo! Parabéns!

Eduardo disse...

Sonia, obrigado pelo inspirado, mas nessas circunstâncias qualquer desatento perceberia!

Eduardo, só os PERSISTENTES galgarão os cumes!

Obrigado pela visita!

Cris disse...

Oi Eduardo! Consegui um tempinho para visitar seu blog, depois quero ler com mais calma. Bonito ensaio, a quarta foto é minha favorita.

Eduardo disse...

Cris, obrigado pela visita. As fotos são como filhos. A gente gosta de todos, mas eu também tenho especial carinho por ela, pela quarta!
Respondi via e-mail, mas voltou. Se não tiver recebido me avise!Abçs.

Sonia disse...

A fatia comida da melancia está lá exposta, mas foi o seu olhar de artista é que procurou e encontrou bonitos ângulos para essas fotos! A foto "Barquinho em águas calmas" com a fatia refletida está linda! As fotos com os reflexos das nuvens na água também estão muito bonitas! É isso! Abraços!

andrea disse...

oi, eduardo, vim retribuir a visita. adorei as fotos e as pedras! como será o nome de quem ama pedras, como nós? pedrófilos? abs

claudio disse...

muito interessante, e já que estão elencando as favoritas, de minha parte são a quinta e a penúltima.

mas pensando bem, a última tem por quê estar ali, tem algo de solidão muito legal, sem falar no corte que a ilha/morro ao fundo dá na imagem.

do balacobaco!

Silvia disse...

"O barquinho vai... lá lá lá rá lá"

que fotos lindas, hein? Isso é que é praia, não essa coisa que tem aqui hahahahha.

Eduardo disse...

Andrea, "pedrófilo" não fica bem...vamos pensar em outro nome!Valeu a visita e vamos trocar "pedras".Atire a primeira quem não gosta delas!

Eduardo disse...

Oi Claudio, honrado com sua visita, !Essa casca de melancia dá o que pensar!Tenho aprendido muito com suas postagens!
Abçs.

Eduardo disse...

Silvia, agradeço sua visita, e temos que reconhecer que casca de melancia tem em todas praias, até nestas mais desertas!Infelizmente!
Abçs.

Adelino disse...

Eduardo, gosto muito de fotografia, desenhos, imagens, filmagens, enfim.
Gostei muito das fotos. Extremo bom gosto e criatividade.
Voltarei sempre.
Um grande abraço e obrigado elas suas visitas também.

gugala disse...

Lindas fotos, incríveis reflexos. Gostei muito das que forçam o reflexo do céu, como as duas últimas fotos. Sensacionais.
abç

Eduardo disse...

Adelino, fico muito envaidecido com sua visita e comentario. Tenho aprendido com seu BLOG, que visito diariamente!Volte sempre!

Eduardo disse...

Oba, que bom que vc veio! Obrigado Gugala, pela visita. Volte sempre!

guilherme disse...

Belas e dramáticas composições.
Líricas e românticas.
Cimitan é multimídia!

Beijo.

Eduardo disse...

Guilherme, e o seu BLOG? Fotografo é voce!Obrigado pela visita e comentarios!Volte sempre.

Angela disse...

Esta é minha terceira tentativa. Espero que vá, como la nave....

Fotos absolutamente maravilhosas. Mais que as fotos o saber olhar...

Bjos meus e do nosso Alfredo

Eduardo disse...

Angela, finalmente deu certo. Obrigado pelas interminaveis TENTATIVAS FRUSTRADAS, mas lembre-se de que dos PERSISTENTES será o TRIUNFO!
Agora vc já sabe que tentando 30 vezes se consegue!O problema não é só seu. Muitas pessoas estão reclamando aqui e em outros VARAIS.
Forte abraço ao NOSSO Alfredo.E volte sempre!

estela disse...

Du
Tô chegando de férias e vim me atualizar no seu blog. Apesar de detestar o fato de alguém ter deixado uma casca de melancia (dos males o menor!!!!!!)na praia, AMEI as fotos. Parabéns!Bjão

Eduardo disse...

Estela, obrigado pela visita. Andava sentindo sua falta!

heloisa disse...

Edu, amei essas fotos, principalmente as 2 últimas. Que idéia fantástica!!!!

Eduardo disse...

Heloisa, que bom que vc gostou. Às vezes a gente acerta!Obrigadão pela visita!

Anônimo disse...

Du,belissimas fotos....o barquinho solitario é campeao.
Seu blogg continua de vento em polpa...Parabens.

Eduardo disse...

Obrigado.Com tanta melancia , o que não falta é polpa mesmo! hahaha

AnaMoraes disse...

Ensaio um - Melancia na estrada 3 fotos
Gosto da primeira e da segunda fotos. A terceira não me diz nada. Como ensaio, gosto, mas as duas fotos seriam suficientes.

A 1ª: O objeto de informação está em primeiro plano, bem enquadrado, bem detalhado proporcionando uma boa leitura do que é; a partir dele, outros elementos compõe a imagem, como as gramíneas compridas, formando pontuações por onde o olhar "navega"; a partir daí, seguimos para o seugnod e terceiro planos, que vão nos informar do campo, da paisagem, da imensidão do espaço; leva-nos as montanhas mais adiante e ao horizonte; são planos que compõe bem a imagem e nos dão leitura bem mais efetiva do que existe ali, do que está sendo mostrado;ela em si, de certa forma, mata as outras duas fotos, contém tudo o que se quer passar, detalhando e generalizando num segundo momento.
A 2ª: num ponto de vista geral, os planos mais abrangentes, apresentam também o objeto, com menos detalhes informativos e estéticos, mas contém elementos de linguagem que ainda fornecem informação efetiva, planos que se sobrepõem, levando o olhar a passear pela foto e propondo a sua compreensão.Apesar da distorção de lente e ângulo, apesar do horizonte estar "torto". As estradas laterais apontam uma divisão do espaço da plantação, as árvores mais adiante são elementos de linguagem também que vão propondo planos de leitura e assim as montanhas primeiras e as outras atrás, depois o céú e horizonte.
A 3ª: Não me diz tanto, porque não enfoca necessariamente algum objeto mais específico - ela talvez descreva mais do que apresenta. Parece uma foto que tirou de dentro do carro, na pressa, mais chapada, sem especificar direito o que vc quer apresentar. Contém bem menos elementos elaborados para transmitir uma mensagem. Quer dizer, claro que entendemos que é uma plantação de melancia, mas a vastidão aqui é perdida pelo ângulo, pelos planos chapados, pelos elementos não proporcionarem em si, maior enriquecimento da linguagem. Nada se sobrepõe a nada.

Ensaio da Melancia na praia. 8 fotos
Gostei bastante, acho mais interessante o fato de ter mais fotos - isso é mais um ensaio."Pesquisa" da percepção, precisam ter informação e pesquisa, busca, linguagem explorada.

Num ensaio, apesar de apresentarmos diversas fotos, muitas são desnecessárias, já que algumas fotos "falam" mais do que outras e essas outras tornam-se repetitivas, sem adicionar conteúdo.
A 1ª: é muito bonita - a composição é bela, os elementos conversam entre si, cada um ocupando sua posição de destaque, cada um ocupando sua hierarquia para compor a informação. Veja, vc trabalha ângulo, distanciamento/aproximação do objeto, composição, significantes e significados (cores, sombras, reflexos, tamanho dos objetos, espaço que ocupam no quadro, etc), vc trabalha os elementos que propõe e que capta. O reflexo da melancia atua, o formato da melancia atua, vários elementos trabalham com energia na foto. Vc permite ao observador/espectador passear pela foto, observando esses elementos e os torna "responsáveis" pela compreensão e pela reflexão que eles propõe. Estética, linguagem, excelente!
A 2ª: é um exemplo do que falei para a terceira do ensaio anterior: ela perde informação, pq não apresenta os mesmos elementos que vc colocou na primeira foto, em "harmonia" - não só de composição, veja como o ângulo pode mudar tudo. Aqui a melancia não tem força, o mar não tem força, a areia não tem força, a energia se perde, compreende?
A 3ª: Aqui, os reflexos não funcionam muito, a aproximação apenas indica a melancia, as "veias" da areia são bonitas, mas não estão ainda com energia suficiente; a composição está super acertada, mas talvez não precisasse de tanta areia par mostrar apenas uma melancia. Quero dizer, hierarquizar os elementos da linguagem, ajudam a compreender a mensagem mais efetivamente. A construção dos elementos da linguagem fotográfica é tudo em fotografia.
A 4ª: é linda! Olha que interessante: a anterior está centrada no campo de visão, e esta está descentralizada; é apenas a melnacia, nas duas fotos, mas essa tem força, tem energia; o fato da melancia/barco estar navegando na água/céu, dialoga com o espectador, deixa espaços para ele formar sua própria compreensão, permite espaços para reflexão, trabalha movimento, distanciamento, o olhar passeia, cria um diálogo.
A 5ª:é interessante, poderia ser mais explorada na composição. Quando dividimos muito a imagem em dois pedaços, simétricos, o olhar do receptor também se divide - isso é um elemento, mas acho que poderia estar melhor trabalhado. É bonita, mas artificial. Esses elementos poderiam ser mais fortemente marcados para significarem mais. A saturação/contraste trabalhado acabou sendo usado sem tanta "consciência", produzindo um significado mais fraco. Sinto ela desequilibrada. Talvez se saturasse ou escurecesse um pouco mais o céu, ficasse mais interessante e forte. Mas ainda assim, é boa.
A 6ª: parecida com a primeira, menos torta no horizonte, mas mais centrada na parte de baixo, ficou mais "bem comportada", mas prefiro a primeira - essa seria desnecessária, pois repete praticamene a primeira.
A 7ª: ótima - só acho que a melancia poderia ser um pouco melhor apresentada, deveria aparecer com um pouco mais de força, mais espaço ocupado, talvez.
A 8ª: Aqui acho interessante os planos apresentados (isso permite o olhar passear e criar diálogos - valoriza a narrativa); poderia ser melhor trabalhada com aproximação/afastamento, ângulo - tirar mais suco do limão, sabe? Eu gosto, também do fato de ser quase um PB (preto e branco), dá um anonimato para a pessoa, para a ilha, são massas de luz/ausência dela, os reflexos são bacanas aqui, significam, atuam. A melancia poderia ainda ser um pouco mais visível, sempre fotalece a mensagem quando o primeiro plano informa mais. Aqui não importa tanto o céu, as cores, são elementos secundários. As formas conversam também. Bem bacana.

Bom, espero que goste de minha análise.
Fui super exigente e crítica, mas acho que fotografia é isso mesmo, sem erros, não aprendemos. Assim é que aguçamos o olhar.

Parabéns,
Abçs,
Ana Moraes

Eduardo disse...

Eduardo,
Ana, isso de comentar e não entrar tem acontecido muito comigo. Te entendo.
Quanto aos comentários foi uma VERDADEIRA e MUITO ÚTIL AULA DE FOTOGRAFIA,{ que nunca tive}, nem me considere um fotógrafo.Sou um AMADOR munido de câmara e apreciador de boas fotos.
Tudo que você disse, com muitissima propriedade, superou em muito, o simples comentário superficial, que na verdade, povoam estes espaços de blogs!
Muito, mais muito obrigado mesmo, por tudo que disse. Já li e reli muitas vezes, e o farei mais vezes para aprender e compreender seus conhecimentos na área.

Diz disse...

Que bonito e poético, Eduardo.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )